Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23532
Tipo do documento: Dissertação
Título: Cultura na Segunda República Espanhola: uma questão de Estado
Título(s) alternativo(s): Culture in the Second Spanish Republic: a matter of State
Autor: Ferreira, Anderson Albérico de Souza 
Primeiro orientador: Silva, Érica Sarmiento da
Primeiro coorientador: Fernández, Alejandro
Primeiro membro da banca: Zarranz, David Beorlegui
Segundo membro da banca: Azevedo, André Nunes de
Terceiro membro da banca: Meihy, José Carlos Sebe Bom
Resumo: O presente estudo se caracteriza por analisar a atuação do Estado espanhol na construção das políticas culturais (TEIXEIRA COELHO, 1997; UNESCO; 1969) desenvolvidas pelos governos do regime da Segunda República Espanhola, tendo como elemento articulador a obra constitucional e a produção legislativa do Ministério de Instrucción Pública y Bellas Artes entre os anos de 1931 e 1939. A partir da nova leitura e abordagem sobre o poder propostas (GIL PUJOL, 2006; DE LARA, 196), como eixo teórico-metodológico, apontou-se para a relação dos mecanismos jurídicos e as construções do campo simbólico através do processo de instrumentalização da cultura pelos atores políticos. Como os conceitos de hegemonia, contra-hegemonia (JACKSON LEARS, 1985; SCHLESENER, 2007) e guerras culturais (HUNTER, 1991) implicam uma negociação constante de poder e aquiescência num quadro geral de dominação e o desejo de mudar a consciência popular em torno de certas questões ideológicas, eles contribuíram para evidenciar nossa hipótese de que os republicanos e progressistas espanhóis usaram a cultura e a educação –ou seja, o campo simbólico e ideológico– para travar a sua disputa de posições contra as elites que lhes eram opostas –representadas por grupos tradicionais como a igreja, o exército e os grandes latifundiários–. Buscou-se também, compreender como essas elites políticas e intelectuais tentaram responder a esta guerra tanto ideológica, travada durante todo regime, como àquela bélica, materializada a partir de 1936. O trabalho surge como uma forma de contribuição aos avanços ocorridos nas últimas décadas na historiografia sobre o período, sobretudo quanto ao enfoque da análise sobre a sociodinâmica da cultura. Neste quadro historiográfico se destacou, em particular, as contribuições de Tuñón de Lara (1987), Huertas Vásquez (1988) e Sandie Holguín (2003), cujas reflexões centram-se nos projetos e iniciativas emanadas do Estado espanhol em matéria cultural na década de 1930 e na organização administrativa através da qual foram canalizadas. De modo geral, verificou-se que a cultura e a educação foram usadas como elemento de transformação e estabelecimento de consenso social. O valor que o Estado Republicano deu à cultura, como elemento fundamental da transformação nacional, foi tão significativo que acabou por se constituir em sua própria essência. Esse período de grande ação cultural por parte do Estado iniciou um projeto de revolução cultural encaminhado pela busca do desenvolvimento de uma cidadania cultural na população espanhola, mas em seus anos finais marcou a ascensão de uma política cultural que apontava para o autoritarismo, silenciamento e uma forte intervenção na produção cultural através censura. As sucessivas quebras e choque de desenhos de governo fizeram com que o campo da cultura experimentasse um período de inaugurações, desafios e ausências.
Abstract: This study is characterized by analyzing the performance of the Spanish State in the construction of cultural policies (TEIXEIRA COELHO, 1997; UNESCO, 1969) developed by the governments of the Second Spanish Republic regime, having as an articulating element the constitutional work and legislative production of the Ministério de Instrucción Pública y Bellas Artes between the years 1931 and 1939. Based on the new reading and approach to power (GIL PUJOL, 2006; DE LARA, 1967), as a theoretical-methodological axis, the relationship between legal mechanisms and the constructions of the symbolic field through the process of both the instrumentalization of culture by the field and political agents. As the concepts of hegemony, counter-hegemony (JACKSON LEARS, 1985; SCHLESENER, 2007) and culture wars (HUNTER, 1991) imply a constant negotiation of power and acquiescence in a general framework of domination and the desire to change popular consciousness around certain ideological issues, they contributed to highlighting our hypothesis that republicans and Spanish progressives used culture and education –that is, the symbolic and ideological field– to wage their dispute for positions against the elites that were opposed to them –represented by traditional groups such as the church, the army and large landowners–. We also sought to understand how these political and intellectual elites tried to respond to this ideological war, fought throughout the regime, and to that war, materialized from 1936 onwards. The work appears as a form of contribution to the advances that have occurred in recent decades in historiography about the period, especially regarding the focus of the analysis on the sociodynamics of culture. In this historiographical framework, the contributions of Tuñón de Lara (1987), Huertas Vásquez (1988) and Sandie Holguín (2003) stood out, whose reflections focus on the projects and initiatives emanating from the Spanish State in cultural matters in the 1930s and in the administrative organization through which they were channeled. In general, it was found that culture and education were used as an element of transformation and establishment of social consensus. The value that the Republican State gave to culture, as a fundamental element of national transformation, was so significant that it ended up becoming its very essence. This period of great cultural action by the State began a project of cultural revolution guided by the search for the development of cultural citizenship among the Spanish population, but in its final years it marked the rise of a cultural policy that pointed to authoritarianism, silencing and a strong intervention in cultural production through censorship. The successive failures and clashes of government designs caused the field of culture to experience a period of inaugurations, challenges and absences.
Palavras-chave: Espanha
Políticas culturais
Instituições
Segunda República Espanhola
Legislação
Spain
Cultural policies
Institutions
Second Republic
Legislation
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Ciências Sociais::Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-Graduação em História
Citação: FERREIRA, Anderson Albérico. Cultura na Segunda República Espanhola: uma questão de Estado. 2023. 167 f. Dissertação (Mestrado em História) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23532
Data de defesa: 5-Set-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Anderson Albérico de Souza Ferreira - 2023 - Completa.pdf2,13 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.