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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23544
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A escrita acadêmica na formação em Ciências Biológicas: práticas e desafios |
Título(s) alternativo(s): | Academic writing in Biological Sciences training: practices and challenges |
Autor: | Sodré, Flávia Conceição ![]() |
Primeiro orientador: | Góes, Andréa Carla de Souza |
Primeiro coorientador: | Silva, Magui Aparecida Vallim da |
Primeiro membro da banca: | Nacimento, Tatiana Galieta |
Segundo membro da banca: | Dias-Chiaruttini, Ana |
Terceiro membro da banca: | Bastos, Wagner Gonçalves |
Quarto membro da banca: | Diorio, Ana Paula Inácio |
Resumo: | A escrita acadêmica vem sendo considerada um problema no contexto das universidades. As dificuldades que os estudantes possuem na redação de textos acadêmicos são apontadas tanto por professores como pelos próprios estudantes. Dentre os estudos que se dedicam à escrita no ensino superior, a grande maioria pertence ao campo das Letras, sendo pouco conhecidos os aspectos envolvidos nas Ciências Biológicas. Sendo assim, este trabalho busca investigar os hábitos de leitura e escrita e as dificuldades relacionadas à escrita dos estudantes universitários no contexto da formação docente em Ciências Biológicas. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se um questionário direcionado aos estudantes de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), bem como os projetos de pesquisa elaborados por eles no âmbito da disciplina Projeto em Biologia I da Faculdade de Formação de Professores da UERJ. Esta é uma pesquisa qualitativa, com enfoque descritivo-analítico, na qual foi utilizada a metodologia de análise de conteúdo de Bardin. Os resultados obtidos por meio do questionário revelaram que os universitários participantes da pesquisa leem mais do que escrevem, tanto no que se refere aos textos que circulam na academia quanto nas redes sociais. No entanto, a escrita e a leitura acadêmicas não são realizadas de forma frequente. As principais dificuldades apontadas pelos estudantes para desenvolver a escrita estão relacionadas à falta de domínio da linguagem científica e isto se relaciona com a pouca dedicação à escrita acadêmica, como apontado pelos próprios estudantes. A falta de prática com tais gêneros ao longo do curso, assim como a falta de orientações para elaboração do gênero textual demandado, foram os principais motivos relatados pelos estudantes para justificar suas dificuldades. Apesar da dificuldade declarada, a maioria afirma já ter redigido algum texto visando publicação. Quanto à relação dos estudantes com a escrita, estes indicaram aspectos que se relacionam com a dimensão afetiva, tanto positiva quanto negativamente. A análise dos projetos de pesquisa permitiu constatar que os estudantes apresentaram alguns desvios na adequação do gênero acadêmico supracitado, quanto à estrutura e à adequação do estilo à redação científica. No tocante à estrutura do gênero, as referências bibliográficas, a metodologia e os objetivos foram seções nas quais as dificuldades foram mais evidentes. A correção gramatical e ortográfica, e a clareza foram os elementos mais comprometidos no que diz respeito ao estilo. Os dados apontam para a importância de a escrita acadêmica receber papel de destaque, bem como a merecida atenção por parte de estudantes, professores e pesquisadores no âmbito das universidades. |
Abstract: | Academic writing has been viewed as a problem in universities. Teachers and university students alike have underlined the difficulties that students face when writing academic papers. The vast majority of studies on writing in higher education focus on the Portuguese language (grammar and linguistics fields), with the biological sciences playing a minor role. Therefore, this work seeks to investigate the reading and writing habits and the difficulties related to writing of university students in the context of teacher training in Biological Sciences. We collected data using a questionnaire geared at undergraduate students in biological sciences at the State University of Rio de Janeiro (UERJ), as well as research projects written by the students in the Project in Biology I discipline at UERJ's Faculty of Teacher Training (Faculdade de Formação de Professores). This is qualitative research with a descriptive-analytical focus, in which Bardin's content analysis methodology was used. The results obtained through the questionnaire revealed that university students participating in the research read more than they write, both in terms of texts circulating in academia and on social networks. However, academic writing and reading are not carried out frequently. The main difficulties highlighted by students in developing writing are related to the lack of mastery of scientific language and this is related to the little dedication to academic writing, highlighted by the students themselves. The lack of practice in such genres throughout the course, as well as the lack of guidance for preparing the required textual genre, were the main reasons given by students to justify the problems encountered. Despite the declared difficulty, the majority claim to have already written some text with a view to publication. Regarding the students' relationship with writing, they indicated aspects that relate to the affective dimension, both positively and negatively. The analysis of the research projects revealed that the students presented some deviations in the adequacy of the aforementioned academic gente, in terms of structure and the adequacy of the style to scientific writing. Regarding the structure of the genre, the bibliographical references, methodology and objectives were the sections in which the difficulties were most evident. Grammatical and spelling correction, and clarity were the most compromised elements regarding style. The data point to the importance of academic writing receiving a prominent role, as well as the deserved attention from students, professors and researchers within universities. |
Palavras-chave: | Práticas de escrita acadêmica Projetos de pesquisa Formação de professores de ciências e biologia Academic writing practices Research project Training of Science and Biology teachers |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade |
Citação: | SODRÉ, Flávia Conceição. A escrita acadêmica na formação em ciências biológicas: práticas e desafios. 2024. 106 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23544 |
Data de defesa: | 26-Jun-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade |
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