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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23558
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Bullying na escola: construção e validação de um questionário sobre a percepção dos professores. |
Título(s) alternativo(s): | Bullying at school: construction and validation of a questionnaire on teachers’ perceptions. |
Autor: | Lobo, Ana Paula ![]() |
Primeiro orientador: | Vianna, José Antônio |
Primeiro membro da banca: | Arcuri, Christiane de Faria Pereira |
Segundo membro da banca: | Jaqueira, Ana Rosa |
Resumo: | Com a popularização do termo e o reforço da mídia, o bullying passou a ser entendido sob uma abordagem que o caracteriza como epidemia, sendo tratado por especialistas como um problema de saúde pública. Além dessa perspectiva, tem-se a criminalização do fenômeno, amparado pela Lei Federal nº 13.185/2015, e por outras, como a Lei nº 5.824, de 2010, sancionada no Estado do Rio de Janeiro, que obriga escolas a acionarem o Conselho Tutelar e a polícia nos casos de bullying. Em ambas as ações, impostas pela lei, é delegado ao professor um papel central na prevenção e controle. No entanto, se observa na literatura a carência de instrumentos para a identificação do fenômeno na perspectiva docente. Assim, o objetivo desse estudo foi construir e validar um instrumento para identificação do bullying no ambiente escolar na perspectiva docente. A análise dos dados de validade de conteúdo do instrumento foi realizada através de uma triangulação metodológica, onde o processo de avaliação do instrumento foi constituído de duas etapas: a primeira uma análise individual quantitativa e uma segunda análise qualitativa. O comitê de avaliação foi composto por 8 juízes e pesquisadores na área de conhecimento do instrumento e com ampla experiência em docência. Os resultados das etapas de avaliação individual quantitativa e qualitativa asseguraram a validade de conteúdo do “Questionário bullying na escola: a percepção dos professores”, como um instrumento que pode ser utilizado em pesquisas sobre este fenômeno. A etapa do pré-teste de validação de conteúdo do questionário foi realizada com 35 professores (Fem = 23; Masc = 12 / M idade = 42,3 anos) da educação básica (ensino fundamental II e ensino médio). Após responderem ao questionário e serem entrevistados quanto ao seu entendimento, os docentes consideraram o instrumento claro, abrangente, adequado e representativo. Os dados quantitativos obtidos no pré-teste foram tratados baseados na estatística descritiva e os dados qualitativos na perspectiva de Certeau (1988). Os resultados demostraram que os docentes, em sua maioria, verificam que o bullying ocorre, porém não é um conflito recorrente. A atitude docente mais comum quando se observou um caso de bullying, foi buscar resolver na própria sala. Zoação/gozações foram os casos mais comuns. A maioria dos respondentes apenas concordou que a Lei 13.185/2015 contribuiu para mudar os comportamentos e atitudes dos professores em relação aos alunos e a consideraram muito importante como fator de prevenção para a violência, a indisciplina e o bullying na escola. Recomenda-se a aplicação desse instrumento em um número maior de professores, para o refinamento deste questionário por meio da análise estatística inferencial. |
Abstract: | With the popularization of the term and the reinforcement of the media, bullying began to be understood under an approach that characterizes it as an epidemic, being treated by experts as a public health problem. In addition to this perspective, there is the criminalization of the phenomenon, supported by Federal Law No. 13,185/2015, and others, such as Law No. 5,824, of 2010, sanctioned in the State of Rio de Janeiro, which obliges schools to contact the Guardianship Council and the police in cases of bullying. In both actions, imposed by law, the teacher is given a central role in prevention and control. However, the literature lacks instruments for identifying the phenomenon from a teaching perspective. Thus, the objective of this study was to build and validate an instrument for identifying bullying in the school environment from a teaching perspective. The analysis of the instrument's content validity data was carried out through methodological triangulation, where the instrument evaluation process consisted of two stages: the first was an individual quantitative analysis and the second a qualitative analysis. The evaluation committee was made up of 8 judges and researchers in the area of knowledge of the instrument and with extensive experience in teaching. The results of the quantitative and qualitative individual assessment stages ensured the content validity of the “Bullying Questionnaire at School: Teachers’ Perception”, as an instrument that can be used in research on this phenomenon. The questionnaire content validation pre-test stage was carried out with 35 teachers (Female = 23; Male = 12 / M age = 42.3 years) of basic education (elementary education II and secondary education). After responding to the questionnaire and being interviewed regarding their understanding, the teachers considered the instrument clear, comprehensive, adequate. and representative. The quantitative data obtained in the pre-test were treated based on descriptive statistics and the qualitative data through the perspective of Certeau (1988). The results showed that most teachers see that bullying occurs, but it is not a recurring conflict. The most common teaching attitude when observing a case of bullying is to try to resolve it in the classroom. Mocking/teasing are the most common cases. Most respondents agree that Law 13,185/2015 contributes to changing teachers' behaviors and attitudes towards students and consider it very important as a prevention factor for violence, indiscipline and bullying at school. It is recommended to apply this instrument to a larger number of teachers, to refine this questionnaire through inferential statistical analysis. |
Palavras-chave: | School Teacher Bullying Escola Professores |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira |
Programa: | Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ |
Citação: | LOBO, Ana Paula. Bullying na escola: construção e validação de um questionário sobre a percepção dos professores. 2023. 83 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Educação Básica) – Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23558 |
Data de defesa: | 23-Out-2023 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ |
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