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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23559
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Os jogos e a resolução de problemas como estratégias na/para construção de conhecimentos: incentivando (auto)insubordinações criativas de estudantes |
Título(s) alternativo(s): | Games and problem solving as strategies in/for knowledge construction: encouraging creative (self)insubordination of students |
Autor: | Ferreira, Andreia Passos ![]() |
Primeiro orientador: | Brião, Gabriela Félix |
Primeiro membro da banca: | Barbosa, Gabriela dos Santos |
Segundo membro da banca: | Oliveira, Helen Silveira Jardim de |
Resumo: | O texto a seguir apresenta uma investigação sobre a utilização de jogos e atividades lúdicas, sob a perspectiva da resolução de problemas e incentivando ações de (auto)Insubordinação Criativa, como recursos viabilizadores na/para construção de conhecimentos de alunos do quinto ano do Ensino Fundamental, do Colégio Pedro II (Campus Engenho Novo I). O estudo apresenta como metodologia a pesquisa-ação, sob cunho qualitativo. A investigação está relacionada à linha de pesquisa “Matemáticas outras que surgem em uma sala de aula que valoriza a experiência do outro” e apresentou como Produto Educacional um planejamento (“caderno” de sugestões em forma de e-book) de atividades, produzidas e aplicadas durante os encontros de uma oficina de jogos, almejando-se proporcionar uma intensa partilha de conhecimentos, de maneira colaborativa e ativa, assim como reflexões sobre as atitudes e ações utilizadas por todos os envolvidos, provocando (re)discussões sobre as estratégias e os caminhos percorridos. Quanto ao questionamento suscitado por esta pesquisa, emergiu-se a seguinte indagação: quais seriam as ações pedagógicas possíveis que favoreceriam a construção de conhecimentos por parte dos sujeitos e que seriam possibilitadas a partir do uso de recursos lúdicos, sob a metodologia de resolução de problemas e com a estimulação de ações de (auto) Insubordinações Criativas? Por conseguinte, apresentou-se como objetivo desenvolver um estudo sobre a utilização de recursos lúdicos a partir da metodologia de resolução de problemas com alunos do quinto ano do Ensino Fundamental, levando em consideração um espaço que privilegie (auto) Insubordinações Criativas, como uma via para a construção autônoma e colaborativa de conhecimentos. Embasaram esta discussão as teorias desenvolvidas por Beatriz D’Ambrosio, Celi Lopes, Lev Vygotsky, Paulo Freire, Ubiratan D’Ambrosio, Norma Allevato, Lourdes de La Rosa Onuchic, George Polya e outros. Percebeu-se como motivação para este estudo a demanda por uma sala de aula dinâmica, ativa e participativa, em que todos os envolvidos no processo de construção de conhecimentos percebam-se como protagonistas, visando à formação de sujeitos críticos, reflexivos, conscientes da existência do outro, de seu papel social e de seu potencial transformador da realidade que os cerca. Os resultados obtidos confirmaram a hipótese de que os jogos, aplicados sob a perspectiva da metodologia de resolução de problemas, suscitaram construção de conhecimentos, da mesma maneira que instigaram os sujeitos a ações de (auto) Insubordinação Criativa. Tais resultados foram percebidos tanto pelos estudantes quanto pela pesquisadora e pela professora regente da turma pesquisada. No que se refere ao alcance dos objetivos propostos, considerou-se que foram alcançados, mas ressalva-se que alguns dos sujeitos se encontram em processo de desenvolvimento da autonomia, de uma postura colaborativa e empática, da segurança e de lançar mão da criatividade em suas construções. Quanto às perspectivas futuras para essa pesquisa, almeja-se dar prosseguimento as questões suscitadas, desenvolvendo novos materiais e buscando tantos outros caminhos para a utilização de jogos, com criatividade, instigando os sujeitos a resolver desafios diversos e por meio de ações responsáveis e comprometidas com a ética e a justiça social. |
Abstract: | The following text presents an investigation into the use of games and recreational activities, from the perspective of problem solving and encouraging actions of (self) Creative Insubordination, as enabling resources in/for building knowledge among students in the fifth year of Elementary School. , from Colégio Pedro II (Campus Engenho Novo I). The study presents action research as a methodology, under a qualitative nature. The investigation is related to the line of research “Other Mathematics that arise in a classroom that values the experience of others” and presented as an Educational Product a planning (“notebook” of suggestions in the form of an e-book) of activities, produced and applied during games workshop meetings, aiming to provide an intense sharing of knowledge, in a collaborative and active way, as well as reflections on the attitudes and actions used by everyone involved, provoking (re)discussions about strategies and paths taken. Regarding the question raised by this research, the following question emerged: what would be the possible pedagogical actions that would favor the construction of knowledge on the part of the subjects and that would be made possible through the use of playful resources, under the problem-solving methodology? and with the stimulation of actions of (self) Creative Insubordination? Therefore, the objective was to develop a study on the use of playful resources based on the problem-solving methodology with students in the fifth year of Elementary School, taking into account a space that privileges (self) Creative Insubordination, as a way for the autonomous and collaborative construction of knowledge. The theories developed by Beatriz D’Ambrosio, Celi Lopes, Lev Vygotsky, Paulo Freire, Ubiratan D’Ambrosio, Norma Allevato, Lourdes de La Rosa Onuchic, George Polya and others supported this discussion. The motivation for this study was the demand for a dynamic, active and participatory classroom, in which everyone involved in the process of knowledge construction perceives themselves as protagonists, aiming at the formation of critical, reflective subjects, aware of the existence on the other, their social role and their potential to transform the reality that surrounds them. The results obtained confirmed the hypothesis that the games, applied from the perspective of problem-solving methodology, led to the construction of knowledge, in the same way that they instigated the subjects to actions of (self) Creative Insubordination. Such results were noticed by both the students, the researcher and the teacher in charge of the class researched. Regarding the achievement of the proposed objectives, it was considered that they were achieved, but it should be noted that some of the subjects are in the process of developing autonomy, a collaborative and empathetic stance, security and making use of creativity in their constructions. As for future perspectives for this research, the aim is to continue the questions raised, developing new materials and seeking many other ways to use games, with creativity, encouraging subjects to solve different challenges and through responsible actions committed to ethics and social justice. |
Palavras-chave: | Mathematics education Games Early years of Elementary School Educação matemática Jogos Anos iniciais do Ensino Fundamental |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira |
Programa: | Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ |
Citação: | FERREIRA, Andreia Passos. Os jogos e a resolução de problemas como estratégias na/para construção de conhecimentos: incentivando (auto)insubordinações criativas de estudantes. 2023. 197 f. Dissertação (Mestrado em Ensino em Educação Básica) – Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23559 |
Data de defesa: | 15-Dez-2023 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ |
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