Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23560
Tipo do documento: Dissertação
Título: Caminhos lúdicos narrados: uma experiência colaborativa na formação de professores de matemática
Título(s) alternativo(s): Playful paths narreted: a collaborative experience in the training of mathematics teachers
Autor: Nunes, Flávia Streva 
Primeiro orientador: Brião, Gabriela Félix
Primeiro membro da banca: Porto, Maria Beatriz Dias da Silva Maia
Segundo membro da banca: Silva, Ulisses Dias da
Resumo: Esta pesquisa como objetivo refletir sobre as influências de experiências potencialmente lúdicas e o processo colaborativo de elaboração de jogos pedagógicos para a formação inicial do professor de Matemática. Utilizou-se a metodologia de pesquisa narrativa, centrada na compreensão das experiências vividas pelos sujeitos. Uma oficina de ludicidade e criação de jogos foi conduzida com cinco licenciandos de Estágio Supervisionado em Matemática II, disciplina do sétimo período do curso de licenciatura da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Campus Maracanã. Os objetivos foram ampliar o repertório lúdico e proporcionar oportunidades de uma prática colaborativa, dividida em duas etapas: experiências lúdicas e criação de jogo. Após participarem das dinâmicas da primeira etapa, os integrantes criaram um jogo pedagógico que abordasse um tema identificado como desafios para estudantes da Educação Básica observados durante seus estágios. Os instrumentos de coleta de dados incluíram os registros reflexivos escritos dos licenciandos e o diário de campo da pesquisadora. O Produto Educacional é um e-book com propostas lúdicas para a formação de professores, refletindo a prática da oficina. O respaldo teórico surge conforme as experiências se revelam. A análise foi orientada em duas frentes: i) explorar nas narrativas pessoais dos professores de Matemática em formação inicial sobre como as experiências lúdicas influenciaram suas percepções, atitudes e entendimento em relação ao Ensino da Matemática; ii) analisar as transformações nas perspectivas e as influências em suas práticas pedagógicas ao longo do processo. As narrativas revelaram a dinâmica realizada como possibilidade de prática na qual os estudantes participam ativamente no desenvolvimento de saberes docentes. Como etapa subsequente a essa pesquisa, pretendo aprofundar os estudos acerca da abordagem narrativa em diferentes contextos, como em cursos de extensão com professores em exercício.
Abstract: This investigation aims to reflect on the influences of potentially playful experiences and the collaborative process of developing educational games for the initial training of mathematics teachers. The methodology used was narrative research, focused on understanding the experiences lived by the subjects. A workshop on playfulness and game creation was conducted with five undergraduate students in Supervised Internship in Mathematics II, a seventh-semester course in the Teaching degree program at the State University of Rio de Janeiro, Maracanã Campus. The objectives were to expand the playful repertoire and provide opportunities for collaborative practice, divided into two stages: playful experiences and game creation. After participating in the dynamics of the first stage, the participants created an educational game addressing a theme identified as challenges for basic education students, observed during their internships. Data collection instruments included reflective written records from the undergraduates and the researcher's field diary. The Educational Product is an e-book with playful proposals, reflecting the worshop’s practice. The theoretical framework emerges as experiences unfold. The analysis was guided in two directions: i) exploring the personal narratives of mathematics teachers in initial training how playful experiences influenced their perceptions, attitudes, and understanding regarding Mathematics Education; ii) analyzing transformations in perspectives and influences on their pedagogical practices throughout the process. The narratives revealed the conducted dynamics as a possibility forpractice in which students actively participate in the development of teaching knowledge. As a subsequent step to this research, I intend to deepen the studies of the narrative approach in different contexts, such as extension courses with practicing teachers.
Palavras-chave: Mathematics education
Games
Teacher training
Educação matemática
Jogos
Formação de professores
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira
Programa: Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ
Citação: NUNES, Flávia Streva. Caminhos lúdicos narrados: uma experiência colaborativa na formação de professores de matemática. 2023. 132 f. Dissertação (Mestrado Profissional de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ) - Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23560
Data de defesa: 19-Dez-2023
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.