Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23561
Tipo do documento: Dissertação
Título: O silêncio da filosofia: de 1961 à BNCC
Título(s) alternativo(s): The silence of philosophy: from 1961 to BNCC
Autor: Guedes, Monique Rocha Esteves 
Primeiro orientador: Ribeiro, Andrea da Silva Marques
Primeiro membro da banca: Oliveira, Esequiel Rodrigues
Segundo membro da banca: Lima, Álvaro José Rodrigues de
Resumo: O ensino de Filosofia no Brasil passou por diversas mudanças ao longo dos últimos tempos. Com primeira LDB 4.024/61 e a promessa do ensino profissionalizante, uma mão de obra mais qualificada e a garantia de vagas no mercado de trabalho levou o ensino da Filosofia para segundo plano, uma vez que até então, o ensino secundarista era visto como propedêutico à formação superior, deixando de ser obrigatória, e por fim, em 1971, com a lei 5.692, foi completamente excluída do currículo. A Filosofia retornou somente em 1996, com a segunda LDB 9396/96 e tornou-se obrigatória em definitivo em 2008 com a Lei 11.684. Contudo, a nova redação da LDB 9394/96, do artigo 36, dada pela Lei 13.415 de 2017, a Filosofia deixa de ter caráter de disciplina isolada e passa a ser vista de forma multidisciplinar, tendo sua temática diluída e até mesmo relegada ao pragmatismo. Analisando o catálogo de eletivas apresentado pela Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro (Seeduc-RJ), observa-se um direcionamento com um maior engajamento para temáticas e vivências sociais. Sendo assim, esta pesquisa buscou contribuir para a construção do Produto Educacional: Caderno de Cartões Filosóficos, que pudesse ser trabalhado de forma multidisciplinar e que também sirva de material de apoio ao professor não somente da disciplina de Filosofia, mas aos professores de Ciências Humanas; que seja acessível e divulgado de forma virtual, com propostas de aulas. E que a escolha do tema da aula também pudesse ser algo feito em conjunto com os discentes, proporcionando o protagonismo juvenil que a BNCC tanto esmera, mas sem que perca o engajamento filosófico, proporcionando momentos de reflexões e indagações, tão importantes na atividade filosófica, para que estes indivíduos tenham consciência das dimensões que compõem a vida do homem, enquanto animal-político.
Abstract: La enseñanza de la Filosofía en Brasil ha sufrido varios cambios en los últimos años. Con la primera LDB 4.024/61 y la promesa de formación profesional, mano de obra más calificada y la garantía de vacantes en el mercado de trabajo, pasó a un segundo plano la enseñanza de la Filosofía, pues hasta entonces la educación secundaria era vista como propedéutica de la educación superior, dejando de ser obligatorio, y finalmente, en 1971, con la Ley 5.692, fue completamente excluido del plan de estudios. Volviendo recién en 1996 con la segunda LDB 9396/96 y siendo definitivamente obligatorio en 2008 con la Ley 11.684. Sin embargo, la nueva redacción de la LDB 9394/96, del artículo 36, dada por la Ley 13.415 de 2017, la Filosofía deja de tener el carácter de disciplina aislada y pasa a ser vista de forma multidisciplinar. Teniendo su temática diluida e incluso relegada al pragmatismo. Analizando el catálogo de optativas presentado por la Secretaría Estadual de Educación del Estado de Río de Janeiro (Seeduc-RJ), se observa una dirección con mayor compromiso con los temas y experiencias sociales. Por lo tanto, esta investigación buscó contribuir a la construcción del Producto Educativo: Cuaderno de Fichas Filosóficas para una posible adaptación del Catálogo de Electivas, que pueda ser trabajado de manera multidisciplinaria, que además sirva como material de apoyo para los docentes no solo en la disciplina de Filosofía, sino a los profesores de Ciencias Humanas; accesible y difundido virtualmente, con propuestas de clases. Y que la elección del tema de la clase pueda ser también algo hecho en conjunto con los alumnos, brindando el protagonismo juvenil que tanto anhela la BNCC, pero sin perder el compromiso filosófico, brindando momentos de reflexión y interrogantes, tan importantes en la actividad filosófica, para que estos individuos tomen conciencia de las dimensiones que componen la vida del hombre, como animal político.
Palavras-chave: Education Reform
Philosophy
BNCC
Reforma do Ensino
Filosofia
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira
Programa: Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ
Citação: GUEDES, Monique Rocha Esteves. O silêncio da filosofia: de 1961 à BNCC. Rio de Janeiro, 2023. 120 f. Dissertação. (Mestrado Profissional em Ensino em Educação Básica) - Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23561
Data de defesa: 30-Nov-2023
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.