Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23562
Tipo do documento: Dissertação
Título: Saberes docentes e a tecnologia na BNC formação continuada
Título(s) alternativo(s): Teaching knowledge and technology at BNC-continued training
Autor: Nóbrega, Luís Felipe da Silva 
Primeiro orientador: Ribeiro, Andrea da Silva Marques
Primeiro membro da banca: Oliveira, Esequiel Rodrigues
Segundo membro da banca: Maciel, Alda Maria Coimbra Aguilar
Resumo: No cenário educacional contemporâneo, no qual as tecnologias apresentam potencialidades e possibilidades para o fazer pedagógico, se faz necessário oportunizar formação continuada para professores que visem o uso da tecnologia em uma perspectiva crítica. Com a pandemia do Covid-19, evidenciou-se a necessidade de trazer para os processos de formação continuada a tecnologia em uma perspectiva crítica, envolvendo não só aspectos técnicos como pedagógicos. A BNC-Formação Continuada, aprovada em 2020, traz para o cerne da formação de professores, o uso da tecnologia para a educação formal, imputando diretrizes de natureza pedagógica, mas também tecnicista às diversas práticas pedagógicas na escola. Nesse sentido, o presente projeto de pesquisa busca construir uma oficina formativa para professores sobre a BNC-Formação Continuada e a tecnologia em uma perspectiva crítica com o objetivo de fomentar um espaço de discussão, ação e reflexão. Para tal, propomos uma reflexão sobre a formação de professores (NÓVOA, 2019; TARDIF, 2012; FREIRE, 1996) e discutimos brevemente como a BNC-Formação Continuada e outros documentos abordam a tecnologia. A pesquisa é pautada pela Metodologia do Produto/Processo Educacional (RIZATTI et al, 2020) e organiza-se em quatro etapas: levantamento bibliográfico, elaboração e implementação da oficina, validação e construção de um site guia para a replicar em outros contextos educacionais. Esperamos que os resultados obtidos possam contribuir para fomentar reflexões e discussões sobre a BNC-Formação Continuada e proporcionar uma abordagem tecnológica crítica nas práticas pedagógicas escolares.
Abstract: In the contemporary educational scenario, in which technologies present potential and possibilities for teaching, it is necessary to provide continued education for teachers who aim to use technology from a critical perspective. Due to the Covid-19 pandemic, the need to bring technology into continuing education processes from a critical perspective became evident, involving not only technical but also pedagogical aspects. The BNC-Continued Education, approved in 2020, brings to the heart of teacher education, the use of technology for formal education, attributing guidelines of a pedagogical but also technical nature to the various pedagogical practices at school. In this sense, this research project seeks to build a educational workshop for teachers about BNC-Continuing Education and technology from a critical perspective with the objective of fostering a space for discussion, action and reflection. To this end, we propose a reflection on teacher education (NÓVOA, 2019; TARDIF, 2012; FREIRE, 1996) and briefly discuss how the BNC-Formação Continuada and other documents address technology. The research is guided by the Educational Product/Process Methodology (RIZATTI et al, 2020) and is organized in four stages: bibliographical survey, preparation and implementation of the workshop, validation and construction of a guide website to replicate in other educational contexts. We hope that the results obtained can contribute to foster reflections and discussions about BNC-Continuing Training and provide a critical technological approach to school pedagogical practices.
Palavras-chave: Teaching knowledge
Technology
Saberes docentes
Formação docente
Formação continuada
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira
Programa: Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ
Citação: NÓBREGA, Luis Felipe da Silva. Saberes docentes e a tecnologia na BNC-Formação Continuada. 2024. 95 f. Dissertação (Mestrado Profissional de Ensino em Educação Básica) – Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23562
Data de defesa: 27-Fev-2024
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.