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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23565
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Gerência de Relações Étnico-Raciais (GERER): análise de contexto, dados e evidências na educação carioca |
Título(s) alternativo(s): | Ethnic-Racial Relations Management (GERER): analysis of context, data, and evidence in Rio de Janeiro's education. |
Autor: | Silva, Luan Ribeiro da ![]() |
Primeiro orientador: | Baião, Jonê Carla |
Primeiro membro da banca: | Noguera, Renato |
Segundo membro da banca: | Malachias, Rosangela |
Resumo: | O estudo em questão investiga a instituição da Gerência de Relações Étnico-Raciais (GERER) em 2021, incorporada à estrutura da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. O autor, um docente do ciclo inicial de ensino que também desempenhou funções na GERER, propõe uma análise da experiência dessa gerência no período compreendido entre 2021 e 2023. A pesquisa se fundamenta na trajetória do autor e no contexto institucional da rede municipal de ensino, com o intuito de conduzir uma avaliação minuciosa embasada em dados e evidências sobre o impacto da GERER na educação pública da cidade do Rio de Janeiro durante o intervalo de tempo em análise. O autor ressalta a relevância desta pesquisa, destacando que, mesmo decorridos mais de dez anos da promulgação das leis 10.639/03 e 11.645/08, ainda são escassas as iniciativas por parte das secretarias de educação no sentido de estabelecer setores específicos dedicados à promoção da educação em relações étnicoraciais. Na pesquisa são apresentados dados significativos para a formulação de políticas públicas, tais como a predominância do gênero feminino na rede, com 88,9% de mulheres, e a evidência do racismo institucional, observado na correlação entre a etnia dos ocupantes dos cargos nas unidades escolares e o nível de poder associado a esses cargos, revelando uma tendência à predominância de indivíduos brancos em posições de maior hierarquia. Por fim, destaca-se a persistência do desconhecimento acerca das histórias afro-brasileiras e indígenas, sendo a partilha da experiência da GERER considerada uma estratégia para evidenciar possíveis caminhos na construção de uma educação que incorpore plenamente a diversidade em suas práticas e propósitos. |
Abstract: | The study in question investigates the establishment of the Ethnic-Racial Relations Management (GERER) in 2021, integrated into the structure of the Municipal Department of Education of Rio de Janeiro. The author, a teacher in the initial cycle of education who also served in GERER, proposes an analysis of the management's experience during the period from 2021 to 2023. The research is grounded in the author's trajectory and the institutional context of the municipal education network, aiming to conduct a thorough evaluation based on data and evidence of the impact of GERER on public education in the city of Rio de Janeiro during the analyzed timeframe. The author emphasizes the relevance of this research, noting that even more than ten years after the enactment of Laws 10.639/03 and 11.645/08, initiatives from education departments to establish specific sectors dedicated to promoting ethnic-racial education are still scarce. The research presents significant data for the formulation of public policies, such as the predominance of females in the network, with 88.9% being women, and evidence of institutional racism, observed in the correlation between the ethnicity of occupants in school positions and the level of power associated with these positions, revealing a tendency towards the predominance of white individuals in higher hierarchical positions. Finally, the persistence of ignorance about Afro-Brazilian and indigenous histories is highlighted, with the sharing of GERER's experience considered a strategy to highlight possible paths in building an education that fully incorporates diversity in its practices and purposes. |
Palavras-chave: | Public education Ethnic-racial relations Public policy Educação pública Relações étnico-raciais Políticas públicas |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira |
Programa: | Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ |
Citação: | SILVA, Luan Ribeiro da. Gerência de Relações Étnico-Raciais (GERER): análise de contexto, dados e evidências na educação carioca. 2024. 122 f. Dissertação. (Mestrado Profissional em Ensino em Educação Básica) – Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23565 |
Data de defesa: | 23-Fev-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ |
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