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Tipo do documento: Dissertação
Título: Educação financeira: a construção de uma planilha como estratégia para o desenvolvimento da autonomia e bem-estar financeiros
Título(s) alternativo(s): Financial education: building a spreadsheet as a strategy for developing financial autonomy and well-being
Autor: Ferreira, Vinicius de Amorim Machado 
Primeiro orientador: Sonco, Claudia Hernandez Barreiros
Primeiro membro da banca: Brião, Gabriela Félix
Segundo membro da banca: Almeida, José Joelson Pimentel de
Resumo: Esta dissertação tem como tema o desenvolvimento da Educação Financeira através do processo de construção de uma planilha financeira, em uma turma do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Abdias Nascimento, localizada em Nova Iguaçu - Baixada Fluminense do Estado do Rio de Janeiro. Esse estudo adotou uma abordagem metodológica de pesquisa qualitativa, visando explorar o conhecimento dos alunos participantes sobre o tema Educação Financeira, avaliando ainda de que maneira a construção coletiva de uma planilha financeira pode influenciar no desenvolvimento da capacidade reflexiva e mudança de comportamento em relação ao consumo. O projeto foi dividido em etapas de modo que inicialmente foi feita uma revisão de literatura, visando elucidar de que forma a Educação Financeira se apresenta perante as concepções de Paulo Freire e as contribuições da Educação Matemática Crítica. Posteriormente foram aplicadas atividades, objetivando não somente conhecer o nível de compreensão dos participantes da pesquisa sobre o tema, como também investigar de que maneira as atividades propostas poderiam contribuir para o desenvolvimento da capacidade crítica de análise dos participantes. Foram aplicados alguns questionários de modo a coletar dados para análise do processo gradual de formação entre o conhecimento prévio e o conhecimento construído. Buscou-se desenvolver nos discentes maior responsabilidade e consciência quanto ao uso do dinheiro, bem como sobre as práticas de consumo, fortalecendo o hábito de análise da relação desejo x necessidade, proporcionando maior autonomia, independência e bem-estar financeiro. Espera-se que esta dissertação possa fomentar o diálogo e promover reflexões sobre os elementos presentes na planilha e sobre objetivos a curto, médio e longo prazo, levando-se em consideração a realidade de cada um, podendo ser ampliada para uma versão familiar ou de uso coletivo. Nessa perspectiva, espera-se também que possa auxiliar no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes, bem como oferecer outros pontos de vista sobre a forma como abordamos a temática nas escolas. Adicionalmente, um e-book foi elaborado, agregando sugestões de atividades e relatos de experiência para documentar e compartilhar aprendizados e percepções individuais e coletivas, visando enriquecer a compreensão sobre o tema. Este recurso abre caminho para futuras pesquisas, sugerindo a exploração de novas metodologias, como jogos de simulação, programas de mentorias e a interação de tecnologias digitais no ensino da Educação Financeira e o impacto dessas práticas educacionais.
Abstract: This dissertation's theme is the development of Financial Education through the process of building a financial spreadsheet, in a 2nd year high school class at the Abdias Nascimento State School, located in Nova Iguaçu - Baixada Fluminense in the State of Rio de Janeiro. This study adopted a qualitative research methodological approach, aiming to explore the knowledge of participating students on the topic of Financial Education, also evaluating how the collective construction of a financial spreadsheet can influence the development of reflective capacity and behavior change in relation to consumption. The project was divided into stages so that initially a literature review was carried out, aiming to elucidate how Financial Education presents itself in light of Paulo Freire's conceptions and the contributions of Critical Mathematics Education. Subsequently, activities were applied, aiming not only to understand the research participants' level of understanding on the topic, but also to investigate how the proposed activities could contribute to the development of the participants' critical analytical capacity. Some questionnaires were applied in order to collect data to analyze the gradual process of formation between prior knowledge and constructed knowledge. The aim was to develop greater responsibility and awareness in students regarding the use of money, as well as consumption practices, strengthening the habit of analyzing the relationship between desire and need, providing greater autonomy, independence and financial well-being. It is hoped that this dissertation can encourage dialogue and promote reflections on the elements present in the spreadsheet and on short, medium and long-term objectives, taking into account the reality of each person, and can be expanded to a family version or collective use. From this perspective, it is also expected that it can assist in the teaching-learning process of students, as well as offering other points of view on the way we approach the topic in schools. Additionally, an e-book was created, adding suggestions for activities and experience reports to document and share individual and collective learning and perceptions, aiming to enrich understanding of the topic. This resource paves the way for future research, suggesting the exploration of new methodologies, such as simulation games, mentoring programs and the interaction of digital technologies in teaching Financial Education and the impact of these educational practices.
Palavras-chave: Mathematics education
Financial education
Critical education
Educação matemática
Educação financeira
Educação crítica
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira
Programa: Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ
Citação: Ferreira, Vinicius de Amorim Machado. Educação financeira: a construção de uma planilha como estratégia para o desenvolvimento da autonomia e bem-estar financeiros. 2024. 135 f. Dissertação (Mestrado em Ensino em Educação Básica) – Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23566
Data de defesa: 28-Fev-2024
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ



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