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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23567
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Movimentos itinerantes em marcha: justiça social e matemáticas menores na educação de jovens e adultos |
Título(s) alternativo(s): | Traveling movements on the march: social justice and minor mathematics in youth and adult education |
Autor: | Cassiano, Mariana Barbosa ![]() |
Primeiro orientador: | Brião, Gabriela Félix |
Primeiro membro da banca: | Barbosa, Gabriela dos Santos |
Segundo membro da banca: | Osorio, Carolina Tamayo |
Resumo: | A motivação para o desenvolvimento desta pesquisa de Mestrado Profissional vinculada ao Programa de Pós-graduação de Ensino em Educação Básica (PPGEB) surge do desejo, enquanto pesquisadora, de contar outras histórias em meu percurso como educadora. São histórias reais, que retratam as memórias de sujeitos excluídos do direito à educação no ensino regular, os quais buscam na escola um espaço de dignificação da vida. Essas histórias estão repletas de saberes e experiências singulares, sobrevivendo em um mundo marcado por inúmeras ausências, mas que nutrem sonhos e aspiram por uma melhor qualidade de vida, rumo à paz social. Este estudo busca vivenciar e experienciar, junto a uma turma da Educação de Jovens e Adultos, as “matemáticas menores”, que emergem e se entrelaçam à margem das salas de aula, nos cotidianos de seus estudantes, relacionando-se com a linha de pesquisa “Matemáticas outras que surgem em uma sala de aula que valoriza a experiência do outro”. Dessa forma, almejamos desenvolver uma análise sobre as contribuições da Etnomatemática na valorização dos saberes dos sujeitos socioculturais, visando à promoção da justiça social e à luta contra as injustiças que afligem as comunidades marginalizadas. Assim, a pesquisa realizada teve por objetivo identificar “matemáticas menores” que florescem das experiências de 11 estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal Vereador Orlando Hungria, no município de Nilópolis, no Rio de Janeiro. Adotando a metodologia da História Oral, conduzimos entrevistas semiestruturadas com estudantes de diversas faixas etárias, buscando escutar e registrar suas memórias e narrativas. Demos ênfase à diversidade e à pluralidade sociocultural, buscando ressignificar nosso olhar de neutralidade diante das desigualdades sociais, além de contribuir para a cultura escolar por meio dessa abordagem. No que se refere à análise dos dados, visamos, por meio da criação e da organização de uma exposição itinerante aberta a toda comunidade escolar, dialogar com as narrativas realizadas pelos depoentes e com as trocas de experiências que ocorreram durante o evento, à luz da Etnomatemática e da Filosofia da diferença. Como resultado da nossa pesquisa, observamos que os estudantes da EJA que foram excluídos dos bancos escolares durante a infância possuem saberes e conhecimentos diversos que merecem ser acolhidos, dialogados e visibilizados pela escola. Além disso, consideramos essencial a proposição de espaços, para além da sala de aula, nos quais os estudantes possam trocar experiências com a comunidade escolar, lutar por seus direitos fundamentais e promover a justiça social e a transformação social por meio da educação. Acreditamos que a escola é mais do que um espaço formador, é um território de dignificação da vida humana, onde todos têm o direito a uma melhor qualidade de vida e são respeitados em suas singularidades. Como produto educacional, desenvolvemos dois livros: um livro de fotografias, com imagens registradas durante a exposição, acompanhadas de diálogos entre os depoentes e a pesquisadora; e um livro de crônicas, organizado com doze histórias apresentadas pelos depoentes ao longo das entrevistas ou destacadas pela pesquisadora durante as observações em sala de aula. Destacamos a relevância desta pesquisa no que diz respeito à visibilização das histórias inspiradoras e esperançosas dos estudantes da EJA, bem como sua capacidade de alcançar outros espaços de diálogo e construção. Nossa pesquisa abre caminho para investigações futuras dentro desse campo, visando ampliar a compreensão sobre as “matemáticas menores” na Educação de Jovens e Adultos. Projetamos explorar outras narrativas em contextos diversos, englobando diferentes histórias e participantes, a fim de enriquecer não apenas o conhecimento acadêmico, mas também as experiências individuais dos participantes, como também contribuir para o entendimento da sociedade em geral. Por fim, reafirmamos a importância de mais pesquisas voltadas para o público da Educação de Jovens e Adultos que tenham como protagonistas os estudantes, suas memórias e seus saberes. |
Abstract: | The motivation for the development of this Professional Master's research linked to the Basic Education Teaching Program (PPGEB) arises from the desire as a researcher to tell other stories in my journey as an educator. These are real stories that portray the memories of individuals excluded from the right to education in regular schooling, who seek in school a space for the dignification of life. These stories are filled with unique knowledge and experiences, surviving in a world marked by numerous absences, yet nurturing dreams and aspiring to a better quality of life, towards social peace. This study aims to experience and explore, alongside a Youth and Adult Education class, the "lesser mathematics" that emerge and intertwine on the margins of classrooms, in the daily lives of its students, relating to the research line "Other mathematics that arise in a classroom that values the experience of others". In this way, we aim to develop an analysis of the contributions of Ethnomathematics to the valorization of sociocultural knowledge, aiming at promoting social justice and fighting against the injustices that afflict marginalized communities. Thus, the research conducted aimed to identify "lesser mathematics" that flourish from the experiences of eleven students in Youth and Adult Education (EJA) at the municipal school Vereador Orlando Hungria in the municipality of Nilópolis, in Rio de Janeiro. Adopting the methodology of Oral History, we conducted semi-structured interviews with students of various age groups, seeking to listen to and record their memories and narratives. We emphasized diversity and sociocultural plurality, seeking to reframe our neutrality towards social inequalities, in addition to contributing to school culture through this approach. Regarding data analysis, we aimed, through the creation and organization of a traveling exhibition, open to the entire school community, to engage in dialogue with the narratives told by the interviewees and with the exchanges of experiences that occurred during the event, in the light of Ethnomathematics and the Philosophy of Difference. As a result of our research, we observed that EJA students, who were excluded from school during childhood, possess diverse knowledge and understandings that deserve to be welcomed, engaged with, and made visible by the school. Additionally, we consider it essential to propose spaces beyond the classroom, where students can exchange experiences with the school community, advocate for their fundamental rights, and promote social justice and social transformation through education. We believe that school is more than a formative space; it is a territory for the dignification of human life, where everyone has the right to a better quality of life and is respected in their uniqueness. As an Educational Product, we developed two books: a photography book, with images taken during the exhibition, accompanied by dialogues between the interviewees and the researcher; and a book of chronicles, organized with twelve stories presented by the interviewees throughout the interviews or highlighted by the researcher during observations in the classroom. We highlight the relevance of this research regarding the visibility of the inspiring and hopeful stories of EJA students, as well as its ability to reach other spaces for dialogue and construction. Our research paves the way for future investigations within this field, aiming to broaden the understanding of "lesser mathematics" in Youth and Adult Education. We plan to explore other narratives in diverse contexts, encompassing different stories and participants, to enrich not only academic knowledge but also individual experiences of the participants, as well as contribute to the understanding of society at large. Finally, we reaffirm the importance of further research focused on the Youth and Adult Education audience, with students, their memories, and their knowledge as protagonists. |
Palavras-chave: | Mathematics education Youth and adult education Social justice Educação matemática Educação de jovens e adultos Justiça social |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira |
Programa: | Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ |
Citação: | Movimentos itinerantes em marcha: justiça social e matemáticas menores na Educação de Jovens e Adultos. 2024. 257 f. Dissertação (Mestrado de Ensino em Educação Básica) – Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23567 |
Data de defesa: | 25-Mar-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ |
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