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Tipo do documento: Tese
Título: “Saravá o Jongo/Caxambu”: os saberes negro-brasileiros no território de Barra do Piraí, Vale do Paraíba Fluminense
Título(s) alternativo(s): “Saravá o Jongo/Caxambu”: Black-Brazilian know-how in Barra do Piraí, Vale do Paraíba Fluminense
Autor: Coutinho, Danielle Souza 
Primeiro orientador: Barata, Denise
Primeiro membro da banca: Copque, Bárbara
Segundo membro da banca: Miranda, Clícea Maria Augusto de
Terceiro membro da banca: Fernandes, Marcelo
Quarto membro da banca: Basques Júnior, Messias Moreira
Resumo: O jongo/caxambu é uma manifestação da cultura negra brasileira que aparece nas narrativas sobre sujeitos negros do Sudeste do Brasil a partir do século XIX. Com referências de surgimento nas senzalas das fazendas de café do Vale do Paraíba, o jongo/caxambu recupera as memórias mais distantes dos sujeitos escravizados das regiões do Congo-Angola, no continente africano. A partir do canto, das danças e dos gestos, ele revela o protagonismo da população negra que traz como uma de suas principais características a reverência aos ancestrais. Em 2005, o jongo/caxambu foi considerado patrimônio cultural nacional imaterial e teve seu reconhecimento registrado no Livro das Formas de Expressão do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Nesta tese apresento as estratégias e articulações políticas dos(as) jongueiros(as) para a manutenção da cultura do jongo/caxambu viva dentro e fora das rodas. Analiso, especificamente, as movimentações dos(as) jongueiros(as) da Associação Cultural Sementes D’África, que reúne duas comunidades tradicionais do município de Barra do Piraí, no Vale do Paraíba Fluminense: os Filhos de Angola e o Caxambu do Tio Juca. Levanto as hipóteses de que são os(as) jongueiros(as) os responsáveis pela continuidade da manifestação cultural em todo o Sudeste e que as comunidades tradicionais jongueiras preservam experiências encontradas também nos quilombos, conforme descritos por Beatriz Nascimento (2021, 2022) e por Muniz Sodré (2019). Nas rodas de jongo/caxambu, é possível vivenciar continuidade de saberes africanos que, no contexto da diáspora, se transformaram nos saberes negro-brasileiros.
Abstract: The jongo/caxambu is a manifestation of Black Brazilian culture that appears in the narratives of black people from the southeast of Brazil from the 19th century onwards. With references to its emergence in the slave quarters of the coffee plantations of the Paraíba Valley, jongo/caxambu recovers the most distant memories of enslaved people from the Congo-Angola regions of the African continent. Through song, dance and gesture, it reveals the protagonism of the black population, one of whose main characteristics is reverence for their ancestors. In 2005, jongo/caxambu was considered intangible national cultural heritage and had its recognition registered in the Book of Forms of Expression of the National Historical and Artistic Heritage Institute (IPHAN). In this thesis I present the strategies and political articulations of the jongueiros to keep their heritage alive inside and outside the jongo/caxambu circles. Specifically, I analyze the movements of the jongueiros of the Sementes D'África Cultural Association, which brings together two traditional communities in the municipality of Barra do Piraí, in the Paraíba Fluminense Valley: the Filhos de Angola and the Caxambu do Tio Juca. I hypothesize that it is the jongueiros who are responsible for the continuity of the cultural manifestation throughout the Southeast and that traditional jongueiras communities preserve experiences also found in quilombos, as described by Beatriz Nascimento (2021, 2022) and Muniz Sodré (2019). In jongo/caxambu circles, it is possible to experience the continuity of African knowledge which, in the context of the diaspora, was transformed into Black-Brazilian know-how.
Palavras-chave: Political Strategies
Paraíba Valley
Black-Brazilian Know-how
Jongo/Caxambu
Vale do Paraíba
Saberes Negro-brasileiros
Estratégias Políticas
Barra do Piraí
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana
Citação: COUTINHO, Danielle Souza. “Saravá o Jongo/Caxambu”: os saberes negro-brasileiros no território de Barra do Piraí, Vale do Paraíba Fluminense. 2024. 219 f. Tese (Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana) - Centro de Educação e Humanidades, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23580
Data de defesa: 11-Dez-2024
Aparece nas coleções:Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana



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