Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23580
Tipo do documento: | Tese |
Título: | “Saravá o Jongo/Caxambu”: os saberes negro-brasileiros no território de Barra do Piraí, Vale do Paraíba Fluminense |
Título(s) alternativo(s): | “Saravá o Jongo/Caxambu”: Black-Brazilian know-how in Barra do Piraí, Vale do Paraíba Fluminense |
Autor: | Coutinho, Danielle Souza ![]() |
Primeiro orientador: | Barata, Denise |
Primeiro membro da banca: | Copque, Bárbara |
Segundo membro da banca: | Miranda, Clícea Maria Augusto de |
Terceiro membro da banca: | Fernandes, Marcelo |
Quarto membro da banca: | Basques Júnior, Messias Moreira |
Resumo: | O jongo/caxambu é uma manifestação da cultura negra brasileira que aparece nas narrativas sobre sujeitos negros do Sudeste do Brasil a partir do século XIX. Com referências de surgimento nas senzalas das fazendas de café do Vale do Paraíba, o jongo/caxambu recupera as memórias mais distantes dos sujeitos escravizados das regiões do Congo-Angola, no continente africano. A partir do canto, das danças e dos gestos, ele revela o protagonismo da população negra que traz como uma de suas principais características a reverência aos ancestrais. Em 2005, o jongo/caxambu foi considerado patrimônio cultural nacional imaterial e teve seu reconhecimento registrado no Livro das Formas de Expressão do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Nesta tese apresento as estratégias e articulações políticas dos(as) jongueiros(as) para a manutenção da cultura do jongo/caxambu viva dentro e fora das rodas. Analiso, especificamente, as movimentações dos(as) jongueiros(as) da Associação Cultural Sementes D’África, que reúne duas comunidades tradicionais do município de Barra do Piraí, no Vale do Paraíba Fluminense: os Filhos de Angola e o Caxambu do Tio Juca. Levanto as hipóteses de que são os(as) jongueiros(as) os responsáveis pela continuidade da manifestação cultural em todo o Sudeste e que as comunidades tradicionais jongueiras preservam experiências encontradas também nos quilombos, conforme descritos por Beatriz Nascimento (2021, 2022) e por Muniz Sodré (2019). Nas rodas de jongo/caxambu, é possível vivenciar continuidade de saberes africanos que, no contexto da diáspora, se transformaram nos saberes negro-brasileiros. |
Abstract: | The jongo/caxambu is a manifestation of Black Brazilian culture that appears in the narratives of black people from the southeast of Brazil from the 19th century onwards. With references to its emergence in the slave quarters of the coffee plantations of the Paraíba Valley, jongo/caxambu recovers the most distant memories of enslaved people from the Congo-Angola regions of the African continent. Through song, dance and gesture, it reveals the protagonism of the black population, one of whose main characteristics is reverence for their ancestors. In 2005, jongo/caxambu was considered intangible national cultural heritage and had its recognition registered in the Book of Forms of Expression of the National Historical and Artistic Heritage Institute (IPHAN). In this thesis I present the strategies and political articulations of the jongueiros to keep their heritage alive inside and outside the jongo/caxambu circles. Specifically, I analyze the movements of the jongueiros of the Sementes D'África Cultural Association, which brings together two traditional communities in the municipality of Barra do Piraí, in the Paraíba Fluminense Valley: the Filhos de Angola and the Caxambu do Tio Juca. I hypothesize that it is the jongueiros who are responsible for the continuity of the cultural manifestation throughout the Southeast and that traditional jongueiras communities preserve experiences also found in quilombos, as described by Beatriz Nascimento (2021, 2022) and Muniz Sodré (2019). In jongo/caxambu circles, it is possible to experience the continuity of African knowledge which, in the context of the diaspora, was transformed into Black-Brazilian know-how. |
Palavras-chave: | Political Strategies Paraíba Valley Black-Brazilian Know-how Jongo/Caxambu Vale do Paraíba Saberes Negro-brasileiros Estratégias Políticas Barra do Piraí |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana |
Citação: | COUTINHO, Danielle Souza. “Saravá o Jongo/Caxambu”: os saberes negro-brasileiros no território de Barra do Piraí, Vale do Paraíba Fluminense. 2024. 219 f. Tese (Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana) - Centro de Educação e Humanidades, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23580 |
Data de defesa: | 11-Dez-2024 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese - Danielle Souza Coutinho - 2024 - Completa.pdf | 9,14 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar | |
Termo - Danielle Souza Coutinho - 2025.pdf | 139,94 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia | |
CRN - Danielle Souza Coutinho - 2025.pdf | 178,17 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.