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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23587
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Sistemas baseados em realidade virtual e seus resultados analgésicos no tratamento da dor do membro fantasma: uma Revisão de Escopo |
Título(s) alternativo(s): | Virtual reality-based systems and their analgesic results for treatment of phantom limb pain: a Scoping Review |
Autor: | Guenin, Crisley da Silva ![]() |
Primeiro orientador: | Costa, Rosa Maria Esteves Moreira da |
Primeiro membro da banca: | Werneck, Vera Maria Benjamim |
Segundo membro da banca: | Corrêa, Cléber Gimenez |
Resumo: | Objetivo: Sintetizar as evidências científicas disponíveis sobre o tratamento com Realidade Virtual na dor do membro fantasma e seus resultados no quadro álgico. Método: Esta Revisão de Escopo foi conduzida segundo as diretrizes do Instituto Joanna Briggs (JBI) e as instruções da iniciativa PRISMA-ScR (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses extension for Scoping Reviews). A pesquisa foi realizada em 5 bases de dados e em fontes de estudos não publicados e de literatura cinzenta, a seleção foi realizada por dois pesquisadores independentes e obedeceu aos seguintes critérios de inclusão: artigos primários completos, gratuitos, sem restrição temporal, de idiomas ou de país, que aplicaram realidade virtual em adultos amputados com dor fantasma. Os resultados foram analisados qualitativamente quanto ao desfecho de interesse – dor – e apresentados descritivamente, em tabelas e gráficos. Resultados: Foram selecionados 29 artigos para a síntese de evidências, publicados entre 2006 e 2024. Os trabalhos analisados empregaram em sua maioria os conceitos da terapia de espelho e execução motora fantasma. A experiência imersiva privilegiou o uso de gameficação 3D sob o ponto de vista de primeira pessoa. Há uma tendência em avaliar seu uso domiciliar. Os softwares personalizados e os equipamentos utilizados dificultam a replicação da intervenção na prática clínica. Conclusões: Apesar de demonstrarem que a RV reduz a dor do membro fantasma, os desenhos dos estudos analisados limitam a capacidade de estabelecer relações de causalidade entre a RV e a redução da dor. É necessário que pesquisas futuras usem metodologias mais rigorosas e amostras significativas. |
Abstract: | Objective: To synthesize the available scientific evidence on Virtual Reality treatment for phantom limb pain and their results on pain. Method: This scoping review was conducted according to the guidelines of the Joanna Briggs Institute (JBI) and the instructions of the PRISMA-ScR initiative (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses Extension for Scoping Reviews). The research was conducted in five databases and in sources of unpublished studies and gray literature. Two independent researchers selected the articles and considered the following inclusion criteria: complete, free primary articles, without time, language, or country restrictions, that applied virtual reality in adult amputees with phantom pain. The results were analyzed qualitatively considering the outcome of interest – pain – and presented descriptively in tables and graphs. Results: Twenty-nine articles published between 2006 and 2024, in general, used mirror therapy concepts and phantom motor execution. The immersive experience adopted 3D gamification. There is a tendency to evaluate its use at home. The integration of personalized software with specific devices makes it difficult to replicate experiments in clinical practice. Conclusions: Although the review results indicate the potential of VR technology in reducing phantom limb pain, the designs of the analyzed studies limit the possibility of establishing causal relationships between VR and pain reduction. Future research is required to adopt rigorous methodologies and larger sample sizes. |
Palavras-chave: | Realidade virtual Terapia de exposição à realidade virtual - Tendências Dor do membro fantasma Virtual reality Virtual reality exposure therapy Phantom limb pain Membro fantasma – Terapia Terapia de espelho de movimento – Método |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro Biomédico::Faculdade de Ciências Médicas |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Telemedicina e Telessaúde |
Citação: | GUENIN, Crisley da Silva. Sistemas baseados em realidade virtual e seus resultados analgésicos no tratamento da dor do membro fantasma: uma Revisão de Escopo. 2025. 76 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Telemedicina e Telessaúde) – Faculdade de Ciências Médicas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23587 |
Data de defesa: | 7-Fev-2025 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Telemedicina e Telessaúde |
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