Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23598
Tipo do documento: Dissertação
Título: Escola, gestão e democracia: as marcas dos anos de chumbo no processo educacional brasileiro
Título(s) alternativo(s): School, management and democracy: the scars of the years of lead on the Brazilian’s educational process
Autor: Bessa, Valéria da Hora 
Primeiro orientador: Rocha, Marisa Lopes da
Primeiro membro da banca: Mancebo, Deise
Segundo membro da banca: Barros, Maria Elisabeth Barros de
Resumo: Este trabalho tem como objetivo colocar em análise as relações entre os modos de organização escolar vinculados à pedagogia tecnicista, e suas implicações frente às lutas pela democratização da escola pública, investigando os mecanismos que atravessam os processos gestionários e seus efeitos. Nossas análises tomaram como referência os condicionantes históricos do período ditatorial brasileiro e os resultados das pesquisas “A escola entre a macro e a micropolítica e suas implicações com as práticas psicológicas” e “Psicologia e educação: trabalho docente, produção de subjetividade e saúde”, desenvolvidas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro no CIEP Nação Mangueirense entre os anos de 1996 e 2003. O material levantado a partir de intervenções no cotidiano escolar, de entrevistas semi-estruturadas e observações foi problematizado por meio da análise dos sentidos, uma vez que se trata de uma pesquisa social de base qualitativa. Buscamos evidenciar que a história brasileira relativa ao período do regime militar deixou marcas difíceis de serem apagadas em nossa sociedade, em especial no território escolar, que ainda hoje implica os modos de organização da escola pública, contribuindo com os processos de fragilização política da classe de educadores e demais funcionários da escola. A fragilidade política, a fragmentação e o isolamento, enquanto mecanismos vinculados aos modos de organização pautados no autoritarismo e na hierarquia, vêm se constituindo como facilitadores da aceleração do tempo no trabalho, não deixando espaço para a problematização coletiva das questões cotidianas. Dessa forma, trouxemos para o nosso campo de análise dois modos de organização da escola pública que vêm contribuindo para a desqualificação e para a desvalorização do magistério: a “escola fábrica” e a “escola empresa”. Os CIEPs também foram apresentados no intuito de esclarecer que as lutas e tensões em prol da democratização da escola pública se fizeram presentes nesses espaços escolares que ainda hoje abrigam os movimentos e os sofrimentos do campo educacional. Durante o período ditatorial, aprendemos que resistir é preciso e, ao que notamos, apesar das atualizações singulares das políticas ditatoriais nas escolas de hoje, enquanto houver vida pulsante nos territórios escolares, haverá resistência instaurando novos movimentos, gerindo outras possibilidades entre os modos hegemônicos de organização do cotidiano escolar.
Abstract: This work has as objective puts in analysis the relationships among the manners of school organization, linked to the technician pedagogy, and their implications front to the fights for the democratization of the public school, investigating the mechanisms that cross the administration processes and their effects. Our analyses took as reference the historical condicionantes of the Brazilian dictatorial period and the results of the researches “the school between the macro and the micropolitic and their implications with the psychological practices” and “Psychology and education: educational work, subjectivity production and health ", developed by the University of the State of Rio de Janeiro in CIEP 241 Nação Mangueirense among the years of 1996 and 2003. The lifted up material starting from interventions in the daily school, of semi-structured interviews and observations that were problematized through the analysis of the senses, once it is a social research of qualitative base. We looked for to evidence that the Brazilian history, remarkably in the period of the military regime, left marks difficult of be extinguished in our society, especially in the school territory, that still today has implications with the manners of organization of the public school, contributing with the processes of political fragility of the educators' class and other employees of the school. The political fragility, the fragmentation and the isolation, while mechanisms linked to the organization manners ruled in the authoritarianism and in the hierarchy, have been constituting as facilitators of the acceleration of the time in the work, not leaving space for the collective problematization of the daily subjects. This way, we brought for our field of analysis two manners of organization of the public school that are contributing to the disqualification and for the depreciation of the teaching: the “school factory” and the “school company”. CIEPs were also presented in the intention of explaining that the fights and tensions on behalf of the democratization of the public school were made presents in these school spaces and still today shelter the movements and the sufferings of the education field. We learned, during the dictatorial period that resistance is necessary and, as we noticed, in spite of the singular updatings of the dictatorial politics in the schools today, while exist life pulsing in the school territories, there will be resistance, establishing new movements, managing other possibilities among the totalitarian organization manners of the daily school.
Palavras-chave: School management
Democratization of the education
Gestão escolar
Democratização da educação
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Psicologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social
Citação: BESSA, Valéria da Hora. Escola, gestão e democracia: as marcas dos anos de chumbo no processo educacional brasileiro. 2004. 107 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) - Instituto de Psicologia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2004.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23598
Data de defesa: 30-Abr-2004
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia Social



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.