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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23601
Tipo do documento: | Tese |
Título: | A comunicação pública da ciência nas editoras universitárias brasileiras: por uma (re)aproximação entre ciência e sociedade |
Título(s) alternativo(s): | Public communication of science in Brazilian university presses: towards a (re)rapprochement between science and society |
Autor: | Silva, Vanessa de Freitas ![]() |
Primeiro orientador: | Gonçalves, Fernando do Nascimento |
Primeiro membro da banca: | Pereira, Allan de Gouvêa |
Segundo membro da banca: | Evangelista, Raquel Lobão |
Terceiro membro da banca: | Gomberg, Felipe |
Quarto membro da banca: | Rosa, Flavia Goulart Mota Garcia |
Resumo: | As editoras universitárias (EUs) são consideradas projetos culturais das universidades e centros de pesquisa para a comunicação do saber científico e tecnológico à sociedade. Entretanto, as EUs brasileiras editam, primordialmente, livros destinados a pesquisadores e estudantes e professores de graduação e pós-graduação. Essa escolha editorial limita a ação cultural das EUs, pois o conhecimento não atinge camadas mais amplas da população. A publicação de obras literárias, porém, não se configura como a única atividade promovida pelas EUs para a democratização do saber. Elas também participam de eventos e produzem conteúdos para veículos de comunicação on-line e off-line. Em meio a um contexto no qual a tecnociência se tornou um território central para o funcionamento das democracias contemporâneas e que os cientistas e as instituições de ciência não são os únicos atores produzindo discursos sobre ciência e tecnologia na esfera pública, a comunicação ganhou mais relevância. Para além da transmissão de informações, a comunicação da ciência, sobretudo aquela realizada para fora dos muros da academia, precisa contribuir para que as pessoas exerçam plenamente a sua cidadania. A presente pesquisa tem por objetivo identificar as ações de comunicação pública da ciência (CPC) realizadas pelas EUs brasileiras para compreender em que medida elas podem colaborar para a democratização do conhecimento científico e para a aproximação entre ciência e sociedade. Foi realizada uma pesquisa quantitativa por meio de um questionário digital, enviado a 126 editoras universitárias filiadas à Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU), das quais 68 responderam. Na sequência, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa de forma a complementar as informações coletadas. Para essa etapa, foram escolhidas cinco editoras. Suas ações foram analisadas com base em pesquisa documental, realizada nos sites e perfis em redes sociais, e em entrevistas em profundidade com seus representantes. Foi possível observar que as EUs realizam uma grande variedade de ações de CPC, com destaque para os eventos e para a comunicação digital. Em relação aos eventos, as atividades mais citadas foram lançamentos, feiras de livros, bate-papos, rodas de conversa e similares. Em menor número, aparecem cursos e atividades culturais. Já no que concerne à comunicação digital, as mídias mais usadas são as redes sociais, com predomínio do Instagram, os sites das editoras e das instituições de vinculação. Apesar dos esforços, verificou-se que as ações são marcadas pelo amadorismo e pelo improviso, sobretudo devido à falta de profissionais qualificados e de recursos financeiros. Outra característica é o predomínio do modelo de déficit (comunicação como transmissão de informações dos cientistas para a sociedade), em detrimento de modelos que promovam o diálogo e a participação. Tanto as atividades são concebidas pelos profissionais das EUs e seus autores, sem o envolvimento de outros grupos sociais, como os temas a serem divulgados são definidos com base nos livros que serão lançados em detrimento do interesse público. |
Abstract: | University presses (EUs) are considered cultural projects of universities and research centers to communicate scientific and technological knowledge to society. However, Brazilian EUs primarily publish books aimed at researchers and undergraduate and postgraduate students and teachers. This editorial choice limits the cultural action of the EUs, as knowledge does not reach broader sections of the population. Publishing literary works, however, is not the only activity promoted by the EUs to democratize knowledge. They also take part in events and produce content for online and offline media outlets. In a context in which technoscience has become central to the functioning of contemporary democracies and scientists and science institutions are not the only actors producing discourses on science and technology in the public sphere, communication has become more relevant. In addition to transmitting information, science communication, especially communication outside the walls of academia, needs to help people fully exercise their citizenship. This research aims to identify the public science communication (PSC) actions carried out by Brazilian EUs in order to understand the extent to which they can contribute to the democratization of scientific knowledge and to bringing science and society closer together. A quantitative survey was carried out using a digital survey sent to 126 university presses affiliated to the Brazilian Association of University Presses (ABEU), of which 68 responded. Qualitative research was then carried out to complement the information collected. Five publishers were chosen for this stage. Their actions were analyzed based on documentary research, carried out on their websites and social media profiles, and in-depth interviews with their representatives. It was possible to observe that the EUs carry out a wide variety of PSC actions, with events and digital communication standing out. With regard to events, the most frequently mentioned activities were launches, book fairs, chats and round tables. Courses and cultural activities appear in smaller numbers. As far as digital communication is concerned, the most used media are social networks, with a predominance of Instagram, the websites of the publishers and the institutions they are linked to. Despite these efforts, the actions are marked by amateurism and improvisation, mainly due to the lack of qualified professionals and financial resources. Another characteristic is the predominance of the deficit model (communication as the transmission of information from scientists to society), to the detriment of models that promote dialog and participation. Both the activities are conceived by EU professionals and their authors, without the involvement of other social groups, and the themes to be disseminated are defined on the basis of the books that will be launched, to the detriment of the public interest. |
Palavras-chave: | University presses Public communication of science Science communication Science and society Editoras universitárias Comunicação pública da ciência Divulgação científica Ciência e sociedade |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Comunicação Social |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Comunicação |
Citação: | SILVA, Vanessa de Freitas. A comunicação pública da ciência nas editoras universitárias brasileiras: por uma (re)aproximação entre ciência e sociedade. 2024. 324 f. Tese (Doutorado em Comunicação) - Faculdade de Comunicação Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23601 |
Data de defesa: | 20-Dez-2024 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Comunicação |
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