Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23609
Tipo do documento: Tese
Título: Um espelho para outros sujeitos: o poder pastoral e a mística de Marguerite Porete
Título(s) alternativo(s): A Mirror for other subjects: The Pastoral Power and Mysticism of Marguerite Porete
Autor: Nascimento, Letícia Tury Guimarães 
Primeiro orientador: Britto, Fabiano de Lemos
Primeiro membro da banca: Mariani, Ceci Maria Costa Baptista
Segundo membro da banca: Pinheiro, Marcus Reis
Terceiro membro da banca: Losso, Eduardo Guerreiro Brito
Quarto membro da banca: Jourdan, Camila Rodrigues
Resumo: A presente tese tem como objetivo montar um arquivo a partir de três objetos: o poder pastoral tal como pensado por Michel Foucault; o texto místico de Marguerite Porete; e a crítica feminista proposta por Luce Irigaray. Em 1976, Michel Foucault publicou o primeiro volume do projeto História da Sexualidade, que tinha por finalidade analisar o papel da sexualidade na sociedade ocidental, projeto que se realizou como uma genealogia da subjetividade a partir da análise dos discursos. A pesquisa então retrocedeu ao estudo de textos greco-latinos e foi finalizada no volume IV, As Confissões da Carne, que investiga obras dos primeiros séculos do cristianismo, abordando o tema do batismo, da penitência, da sexualidade e da confissão. A obra também busca compreender de que modo as práticas do cristianismo produzem o sujeito e que influências têm na constituição de um tipo de poder nomeado “pastoral”. Nesse contexto, Marguerite Porete, beguina que viveu entre os séculos XIII e XIV, e escreveu apenas uma obra: O Espelho das almas simples e aniquiladas e que permanecem somente na vontade e no desejo do amor, pode ser entendida como uma dissidência cristã da lógica confessional estudada por Foucault. Em sua genealogia da subjetividade, Foucault singulariza como a sujeição, o interior individual, é produzido a partir das práticas de disciplina intermediadas pelo pastor. É essa mediação que é colocada em cheque por Porete. A partir da teologia negativa, Porete propõe que o encontro/união com Deus seja precedido pela aniquilação da alma. Compreendendo, então, a teoria de Marguerite Porete como contraconduta aos termos do poder pastoral, a tese buscará pensar as consequências do pensamento da autora aos problemas da subjetividade entrevistos pela genealogia foucaultiana. Nesse sentido, a leitura da mística como contraduta também permitirá mostrar como o espelho poretiano, se articulado ao Speculum de Luce Irigaray, pode ser lido como uma subversão de meios e fins, possibilitando uma forma de linguagem que leva em consideração a alteridade, uma vez que possibilita a desarticulação da linguagem simbólica masculina promovida pelo poder pastoral.
Abstract: This thesis aims to create an archive built around three objects: pastoral power as conceived by Michel Foucault; the mystical text of Marguerite Porete; and the feminist critique proposed by Luce Irigaray. In 1976, Michel Foucault published the first volume of The History of Sexuality, which aimed to analyze the role of sexuality in Western society but ended up producing a genealogy of subjectivity through the analysis of discourses. The project then reverted to the study of Greco-Latin texts and was completed in volume IV, The Confessions of the Flesh, which examines works from the early centuries of Christianity, addressing themes such as baptism, penance, sexuality, and confession. The work also seeks to understand how Christian practices produce the subject and the influences they have on the constitution of a type of power named "pastoral." In this context, Marguerite Porete, a beguine who lived between the 13th and 14th centuries and wrote only one work: The Mirror of Simple Souls, can be understood as a Christian dissidence to the confessional logic studied by Foucault in his genealogy of subjectivity produced through disciplinary practices mediated by the pastor. Through negative theology, Porete proposes that the encounter/union with God should be preceded by the annihilation of the soul. Understanding Marguerite Porete's theory as a counter-conduct to the terms of pastoral power, this thesis seeks to reflect on the consequences of the author's thinking on the problems of subjectivity examined by Foucault’s genealogy. In this sense, reading mysticism as a counter-conduct will also allow for demonstrating how Porete’s mirror, when articulated with Irigaray’s Speculum, can be read as a subversion of means and ends, enabling a form of language that takes alterity into account, as it allows for the disarticulation of the masculine symbolic language promoted by pastoral power.
Palavras-chave: Poder pastoral
Mística
Subjetividade
Aniquilação
Pastoral power
Mysticism
Subjectivity
Annihilation
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Ciências Sociais::Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Citação: NASCIMENTO, L.T.G. Um espelho para outros sujeitos: o poder pastoral e a mística de Marguerite Porete. 2025. 118 f. Tese (Doutorado em Filosofia) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23609
Data de defesa: 24-Fev-2025
Aparece nas coleções:Doutorado em Filosofia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese - Letícia Tury Guimarães Nascimento - 2025 - Completa.pdf1,81 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.