Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23616
Tipo do documento: Dissertação
Título: Maré de fronteiras: a(s) perspectiva(s) de estudantes de uma escola pública municipal sobre o bairro Maré, Rio de Janeiro
Título(s) alternativo(s): Tides of borders: the views of students from a municipal public school on the Maré neighborhood, Rio de Janeiro
Autor: Santos, Anne Caroline de Oliveira Pereira 
Primeiro orientador: Freire, Leticia de Luna
Primeiro membro da banca: Esteves, Pâmela Suélli da Motta
Segundo membro da banca: Anjos, Cleriston Izidro
Resumo: A pesquisa foi desenvolvida em uma escola municipal na Maré, que divide três contextos distintos: de um lado estão as comunidades Praia de Ramos e Roquete Pinto (dominadas pela milícia), de outro, Parque União, Rubens Vaz, Nova Holanda e outras (dominadas pelo tráfico), e em frente a Avenida Brasil uma ocupação chamada de “Tijolinho". Assim, o trabalho reflete sobre as influências desses diferentes contextos territoriais no conjunto de relações sociais construídas no cotidiano escolar, levando em consideração os diferentes tipos de violências que expressam a multiplicidade desses territórios. A pesquisa, então, parte da representação cartográfica como um instrumento pedagógico para uma definição de Maré, já que o território mareense é repleto de sociabilidades que possibilitam pensar processos de ensino “outros” a partir do espaço vivido. O desenvolvimento da proposta metodológica ocorreu através de três ferramentas, sendo elas: os mapas do bairro, a utilização dos referenciais desenvolvidos pelos alunos (sociabilidades, memórias) e a localização da moradia como ponto de partida para materialização dos fatores geográficos/socioespaciais, e os trajetos e espaços da região que são vivenciados. Nesse sentido, a pesquisa se debruçou na construção de “mapas sociais” através de quatro oficinas, realizadas com cerca de 80 alunos do 6º ano, de três turmas distintas, entre os anos de 2021 e 2023. Para mais, quatro pontos foram cruciais e orientaram essa pesquisa: as perspectivas que envolvem criança, a cidade e a escola, a cartografia social, a abordagem das oficinas e as produções derivadas delas e o relato etnográfico. Partindo de uma realidade local, esse trabalho apresenta reflexões mais amplas que acreditamos contribuem para enriquecer e qualificar os debates tanto no campo dos estudos urbanos quanto no campo da educação. Desse modo, essa pesquisa com crianças buscou evidenciar a importância desse segmento para debates sobre a vida urbana, como parte constituinte e, ainda, dando-lhes protagonismo nesse processo. Com a pesquisa pudemos também refletir e apontar que o bairro e a cidade, enquanto componentes territoriais, permitem/possibilitam e/ou restringem/constrangem os processos de educabilidade das crianças da/na favela.
Abstract: The research was carried out in a city public school in Maré, which divides three distinct contexts: on one side are the communities of Praia de Ramos and Roquete Pinto (dominated by the “milícia”, illegal paramilitary groups), on the other, Parque União, Rubens Vaz, Nova Holanda and others (dominated by drugdealers), and in front of Avenida Brazil an occupation called "Tijolinho". Thus, the work deals with the influences of these different territorial contexts on the set of social relations built in the school routine, taking into account the different types of violence that express the multiplicity of relations of these territories. The research, then, starts from the cartographic representation as a pedagogical tool to define what is Maré, since its territory is full of sociabilities that make it possible to think about diverse teaching processes rooted in the lived space. The methodological proposal developed through three tools, namely: the maps of the neighborhood, the use of the references developed by the students (sociabilities, memories) and the location of their houses as a starting point for the materialization of geographical/socio-spatial factors, and the paths and spaces of the region that are experienced. The research focused on the construction of "social maps" through four workshops, held with about 80 sixth-grade students, from three different classes, between the years 2021 and 2023. In addition, four points were crucial and guided this research: the views that relate to “children”, “the city” and “the school”, social cartography, the workshops and their results and the ethnographic report. Starting from a local reality, this work presents broader reflections that we believe contribute to enrich and qualify the debates both in the field of urban studies and in the field of education. Thus, this research with children sought to highlight their importance to the public debate about city life, as a constituent part and as a voice that desserves protagonism in this process. With the research we were also able to reflect and point out that the neighborhood and the city, as territorial components, allow/enable and/or restrict/constrain the processes of educability of children in/in the favela.
Palavras-chave: children
public school
sociabilities
social cartography
Maré
Crianças
Escola municipal
Fronteiras
Sociabilidades
Cartografia social
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
Citação: SANTOS, Anne Caroline de Oliveira Pereira. Maré de fronteiras: a(s) perspectiva(s) de estudantes de uma escola pública municipal sobre o bairro Maré, Rio de Janeiro. 2024. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias) – Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23616
Data de defesa: 17-Out-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.