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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23625
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Diário de uma autoficção acadêmica na pandemia: notas sobre o ensino remoto emergencial |
Título(s) alternativo(s): | Diary of an academic autofiction during the pandemic: notes on emergency remote teaching |
Autor: | Nery, Maria Clara de Paula Resende ![]() |
Primeiro orientador: | Nolasco-Silva, Leonardo |
Primeiro coorientador: | Maddalena, Tania Lucía |
Primeiro membro da banca: | Seixas, Luciana Velloso da Silva |
Segundo membro da banca: | Carvalho, Felipe da Silva Ponte de |
Resumo: | Este trabalho busca investigar por meio de uma dissertação em formato de diário (HESS, 2009) autoficcional, as transformações nas práticas pedagógicas e nas relações ´doscentesdiscentes´ no Ensino Remoto Emergencial (ERE) durante a pandemia. Utilizando (Certeau, 1994) a narrativa fabulada (Deleuze; Gatarri, 1995) a pesquisa se baseia na criação de uma personagem conceitual, Maria, que serve como intercessora entre a autora e o leitor. Maria incorpora aspectos biográficos e ficcionais, assim como características das interlocutoras da pesquisa, fundamentando-se no conceito de 'praticantepensante' alegórico (Nolasco-Silva, 2019). Assim, narro experiências coletivas, pessoais e profissionais durante o ERE, investigando como a pandemia redefiniu os processos de ´aprenderensinar´ e impactou as práticas acadêmicas. Ancorada na ideia de que "somos o nosso próprio campo de estudo" (Ferraço, 2021), a pesquisa adota a cartografia online como metodologia para mapear as experiências de 'doscentesdiscentes' no ciberespaço, destacando as interações e desafios enfrentados no contexto da cibercultura. A cartografia revela como a educação mediada por tecnologias digitais, sob o ERE, difere da Educação a Distância (EaD) tradicional, atuando como uma adaptação temporária em resposta à crise global. Ao dialogar com teóricos como Deleuze e Guattari (1995), Adichie (2009), Nolasco-Silva (2019), Maddalena (2018), Alves (2011) e Larrosa (2019), a pesquisa propõe uma reflexão crítica sobre as novas práticas pedagógicas e as transformações no cotidiano escolar provocadas pela pandemia. |
Abstract: | "This research aims to investigate during the pandemic, through an autofictional diary dissertation (HESS, 2009), the transformations in pedagogical practices and teacher-student relationships during the Emergency Remote Teaching (ERT) period. Using (Certeau, 1994) the fabricated narrative (Deleuze, Guattari, 1995), the research is based on the creation of a conceptual character, Maria, who serves as an intermediary between the author and the reader. Maria incorporates biographical and fictional aspects, as well as characteristics of the research interlocutors, grounding herself in the concept of the allegorical 'practitioner-thinker' (Nolasco-Silva, 2019). Thus, I narrate collective, personal, and professional experiences during the ERT, investigating how the pandemic redefined the processes of teaching and learning and impacted academic practices. Anchored in the idea that 'we are our own field of study' (Ferraço, 2021), the research adopts online cartography as a methodology to map the experiences of 'teacher-students' in cyberspace, highlighting the interactions and challenges faced in the context of digital culture. The cartography reveals how education mediated by digital technologies, under the ERT, differs from traditional Distance Education (DE), acting as a temporary adaptation in response to the global crisis. By dialoguing with theorists such as Deleuze and Guattari (1995), Adichie (2009), Nolasco-Silva (2019), Maddalena (2018), Alves (2011), and Larrosa (2019), the research proposes a critical reflection on the new pedagogical practices and transformations in the school routine provoked by the pandemic." |
Palavras-chave: | Autofiction Emergency remote teaching Cyberculture cartography Education and pandemic Autoficção Ensino remoto emergencial Cartografia na cibercultura Educação e pandemia |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | NERY, Maria Clara de Paula Resende. Diário de uma autoficção acadêmica na pandemia: notas sobre o ensino remoto emergencial. 2024. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23625 |
Data de defesa: | 12-Dez-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
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