Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23629
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Água e qualidade de vida: ações na perspectiva CTS em escolas da Rede Municipal de Duque de Caxias-RJ |
Título(s) alternativo(s): | Water and quality of life: the CTS perspective in schools in the Municipal Network of Duque de Caxias-RJ |
Autor: | Domingues, Erika Pereira ![]() |
Primeiro orientador: | Góes, Andréa Carla de Souza |
Primeiro membro da banca: | Beiral, Hellen Jannisy Vieira |
Segundo membro da banca: | Silva, Magui Aparecida Vallim da |
Resumo: | O município de Duque de Caxias enfrenta sérios desafios relacionados à questão hídrica, visto que muitas de suas residências não são abastecidas formalmente, apresentando um quadro de complexidade que afeta diretamente a vida das pessoas, inclusive o ambiente escolar. Nesse sentido, o objetivo do presente trabalho foi investigar o conhecimento de docentes e discentes em relação ao abastecimento de água e à qualidade de vida associada a este fator, em escolas da Rede Municipal de Duque de Caxias-RJ. A pesquisa teve como referencial teórico a perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade, visando o ensino na forma crítica e participativa. Para tal foi aplicada uma Sequência Didática de Ensino Investigativo sobre a temática. Os resultados retratam a percepção discente acerca da falta de higiene nas instalações da escola e o abastecimento hídrico irregular. Muitos alunos exibiram dúvidas sobre os detalhes do abastecimento hídrico, o que indica uma baixa abordagem sobre o tema em âmbito escolar. Os professores, por sua vez, abordam a temática água em suas aulas, além de problematizarem questões sociocientíficas, porém, nem todos trabalham a temática do município Duque de Caxias. A aplicação da Sequência Didática proporcionou engajamento dos alunos e aprendizagem de conceitos importantes, além de uma maior percepção sobre a qualidade de vida em seu cotidiano. |
Abstract: | The municipality of Duque de Caxias faces serious challenges related to water issues, as many of its homes are not formally supplied with water, presenting a complex situation that directly affects people's lives, including the school environment. In this sense, the objective of the present work was to investigate the knowledge of teachers and students in relation to water supply and the quality of life associated with this factor, in schools in the Municipal Network of Duque de Caxias-RJ. The research had as its theoretical reference the Science, Technology and Society perspective, aiming at teaching in a critical and participatory way. To this end, a Didactic Investigative Teaching Sequence was applied on the topic. The results portray student perceptions regarding the lack of hygiene in school facilities and irregular water supply. Many students expressed doubts about the details of water supply, which indicates a low approach to the topic at school level. Teachers, in turn, address the topic of water in their classes, in addition to problematizing socio-scientific issues, however, not all of them work on the topic of the municipality of Duque de Caxias. The application of the Didactic Sequence showed student engagement and learning of important concepts, as well as a greater perception of the quality of life in their daily lives. |
Palavras-chave: | Ciência Tecnologia e sociedade Ensino na perspectiva crítica Ensino de ciências Science Technology and society Teaching from a critical perspective Science teaching |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade |
Citação: | DOMINGUES, Erika Pereira. Água e qualidade de vida: ações na perspectiva CTS em escolas da Rede Municipal de Duque de Caxias-RJ. 2024. 101 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade) - Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23629 |
Data de defesa: | 16-Out-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Erika Pereira Domingues - 2024 - Completa.pdf | Documento principal | 3,04 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Termo - Erika Pereira Domingues - 2024.pdf | 398,24 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia | |
CRN - Erika Pereira Domingues - 2025.pdf | 448,69 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.