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Tipo do documento: Dissertação
Título: “Inglês nem reprova...”: crenças e emoções em interações de professores no Whatsapp
Título(s) alternativo(s): “Nobody fails English…": beliefs and emotions in teacher interactions on Whatsapp
Autor: Ferreira, Thúli Cavalcanti de Melo 
Primeiro orientador: Gomes, Gysele da Silva Colombo
Primeiro membro da banca: Barcelos, Ana Maria Ferreira
Segundo membro da banca: Jordão, Clarissa Menezes
Resumo: Os estudos sobre crenças e emoções na Linguística Aplicada (LA) estão em constante evolução, com a diversidade de pesquisas em torno do ensino e aprendizagem de inglês como língua estrangeira LDBN (1996), PCNs (1998) ou língua franca (BNCC, 2017) no contexto escolar, como podemos ver em Barcelos (2004, 2006, 2007, 2015), Gonçalves (2015), Peron (2021), Aragão (2011, 2015, 2017, 2023), Godoy (2020), Colombo-Gomes (2014) e Benesch (2017). Essa pesquisa trata-se de uma netnografia (Kozinets, 2014), cuja metodologia se propõe registrar as interações midiáticas, identificar e categorizar as crenças e emoções de acordo com os temas acerca do ensino e aprendizagem de inglês, analisar o impacto dessas crenças no atual contexto educacional, através das reflexões recorrentes no espaço virtual e identificar as emoções induzidas por crenças observadas nos comentários de conversas online. As crenças no aflorar das emoções no cyberespaço são, dessa forma, o foco deste estudo. Os resultados demonstram que as crenças foram socialmente construídas e experienciais devido as vivências compartilhadas pelos professores nas interações. Tais emoções identificadas nas interações foram alegria, paixão, esperança, frustração, indignação e tristeza.
Abstract: Studies on beliefs and emotions in Applied Linguistics (AL) are constantly evolving, due to the diversity of research on the teaching and learning of English as a foreign language LDBN (1996), PCNs (1998) or lingua franca (BNCC, 2017) in the school context, as we can see in Barcelos (2004, 2006, 2007, 2015), Gonçalves (2015), Peron (2021), Aragão (2011, 2015, 2017, 2023), Godoy (2020), Colombo-Gomes (2014) and Benesch (2017). This research is a netnography (Kozinets, 2014), whose methodology aims to record media interactions, identify and categorize beliefs and emotions according to themes about teaching and learning English; analyze the impact of these beliefs in the current educational context, through recurring reflections in the virtual space; and identify the emotions induced by beliefs observed in the comments of online conversations. The beliefs in the emergence of emotions in cyberspace are, thus, the focus of this study. The results show that the beliefs were socially constructed and experiential due to the experiences shared by the teachers in the interactions. The emotions identified in the interactions were joy, passion, hope, frustration, indignation and sadness.
Palavras-chave: Crenças
Emoções
Interações
Netnografia
Redes sociais
Beliefs
Emotions
Interactions
Netnography
Social networks
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística
Citação: FERREIRA, Thúli Cavalcanti de Melo. Inglês nem reprova...”: crenças e emoções em interações de professores no WhatsApp. 2024. 118 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23631
Data de defesa: 29-Nov-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras e Linguística



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