Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23631
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | “Inglês nem reprova...”: crenças e emoções em interações de professores no Whatsapp |
Título(s) alternativo(s): | “Nobody fails English…": beliefs and emotions in teacher interactions on Whatsapp |
Autor: | Ferreira, Thúli Cavalcanti de Melo ![]() |
Primeiro orientador: | Gomes, Gysele da Silva Colombo |
Primeiro membro da banca: | Barcelos, Ana Maria Ferreira |
Segundo membro da banca: | Jordão, Clarissa Menezes |
Resumo: | Os estudos sobre crenças e emoções na Linguística Aplicada (LA) estão em constante evolução, com a diversidade de pesquisas em torno do ensino e aprendizagem de inglês como língua estrangeira LDBN (1996), PCNs (1998) ou língua franca (BNCC, 2017) no contexto escolar, como podemos ver em Barcelos (2004, 2006, 2007, 2015), Gonçalves (2015), Peron (2021), Aragão (2011, 2015, 2017, 2023), Godoy (2020), Colombo-Gomes (2014) e Benesch (2017). Essa pesquisa trata-se de uma netnografia (Kozinets, 2014), cuja metodologia se propõe registrar as interações midiáticas, identificar e categorizar as crenças e emoções de acordo com os temas acerca do ensino e aprendizagem de inglês, analisar o impacto dessas crenças no atual contexto educacional, através das reflexões recorrentes no espaço virtual e identificar as emoções induzidas por crenças observadas nos comentários de conversas online. As crenças no aflorar das emoções no cyberespaço são, dessa forma, o foco deste estudo. Os resultados demonstram que as crenças foram socialmente construídas e experienciais devido as vivências compartilhadas pelos professores nas interações. Tais emoções identificadas nas interações foram alegria, paixão, esperança, frustração, indignação e tristeza. |
Abstract: | Studies on beliefs and emotions in Applied Linguistics (AL) are constantly evolving, due to the diversity of research on the teaching and learning of English as a foreign language LDBN (1996), PCNs (1998) or lingua franca (BNCC, 2017) in the school context, as we can see in Barcelos (2004, 2006, 2007, 2015), Gonçalves (2015), Peron (2021), Aragão (2011, 2015, 2017, 2023), Godoy (2020), Colombo-Gomes (2014) and Benesch (2017). This research is a netnography (Kozinets, 2014), whose methodology aims to record media interactions, identify and categorize beliefs and emotions according to themes about teaching and learning English; analyze the impact of these beliefs in the current educational context, through recurring reflections in the virtual space; and identify the emotions induced by beliefs observed in the comments of online conversations. The beliefs in the emergence of emotions in cyberspace are, thus, the focus of this study. The results show that the beliefs were socially constructed and experiential due to the experiences shared by the teachers in the interactions. The emotions identified in the interactions were joy, passion, hope, frustration, indignation and sadness. |
Palavras-chave: | Crenças Emoções Interações Netnografia Redes sociais Beliefs Emotions Interactions Netnography Social networks |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística |
Citação: | FERREIRA, Thúli Cavalcanti de Melo. Inglês nem reprova...”: crenças e emoções em interações de professores no WhatsApp. 2024. 118 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23631 |
Data de defesa: | 29-Nov-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Letras e Linguística |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Thúli Cavalcanti de Melo Ferreira - 2024 - Completa.pdf | Documento principal | 2,97 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Termo - Thúli Cavalcanti de Melo Ferreira - 2025.pdf | 1,03 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia | |
CRN - Thúli Cavalcanti de Melo Ferreira - 2025.pdf | 260,23 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.