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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23635
Tipo do documento: | Tese |
Título: | UNIVERSEEDUC: o papel da universidade corporativa da educação na construção de uma Educação 4.0 no Rio de Janeiro |
Título(s) alternativo(s): | UNIVERSEEDUC: the role of the corporate university of education in building an Education 4.0 in Rio de Janeiro |
Autor: | Vasques, Daniela Pereira ![]() |
Primeiro orientador: | Amado, Luiz Antonio Saléh |
Primeiro membro da banca: | Salvador, Marco Antonio Santoro |
Segundo membro da banca: | Vieira, Edite Resende |
Terceiro membro da banca: | Levy, Sofia Débora |
Quarto membro da banca: | Ricardo, Eleonora Jorge |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo compreender a proposta de atuação da Universidade Corporativa da Educação como referência na capacitação continuada para os docentes que atuam em escolas selecionadas para desenvolver o projeto das Escolas de Novas Tecnologias e Oportunidades na rede estadual de educação do Rio de Janeiro, visando a apropriação da mediação tecnológica, em consonância com a “Educação 4.0”. O que motivou essa investigação foi a necessidade de oferta de formação continuada e capacitação em serviço para professores da rede estadual de educação aos docentes lotados naquelas unidades escolares, cujo foco reside no desenvolvimento dos discentes em tecnologia, sustentabilidade, arte e esporte de forma interdisciplinar e transdisciplinar. Do ponto de vista do referencial teórico, optou-se pelos estudos acerca de temas como formação continuada, capacitação em serviço, utilização da mediação tecnológica, universidade corporativa e escola de governo. A pesquisa, de natureza qualitativa, entendida como estudo de caso com características de pesquisa bibliográfica e histórico-documental, foi desenvolvida na Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro. Os dados foram coletados por meio de fontes documentais, bibliográficas e históricas. Levantamento de dados acerca do mesmo tema fornecidos pelo governo federal auxiliaram na triangulação de dados, necessária a conclusão da pesquisa. A partir das análises realizadas, à luz da fundamentação teórica selecionada, foi possível concluir o impacto restritivo na formação continuada docente ofertada pela secretaria estadual, insuficiente para apropriação de competências tecnológicas exigidas pela Educação 4.0. Os resultados indicaram também que para aquisição de competências tecnológicas condizentes com a Educação 4.0 é necessário que as políticas públicas em educação sejam políticas de estado, a fim de não serem extintas na alternância governamental. |
Abstract: | This research aims to understand the proposed role of the Corporate University of Education as a reference in continuous training for teachers working in selected schools to develop the project of New Technologies and Opportunities Schools within the state education network of Rio de Janeiro, seeking the appropriation of technological mediation, in line with "Education 4.0." The motivation for this investigation stemmed from the need to offer continuous training and in-service development for state education network teachers stationed at these school units, focusing on developing students in technology, sustainability, art, and sports in an interdisciplinary and transdisciplinary manner. From a theoretical framework perspective, the study chose to address themes such as continuous training, in-service development, use of technological mediation, corporate university, and government school. The research, of a qualitative nature, is understood as a case study with characteristics of bibliographic and historical-documentary research, conducted at the State Department of Education of Rio de Janeiro. Data were collected from documentary, bibliographic, and historical sources. Data collected on the same topic, provided by the federal government, aided in the data triangulation required to conclude the research. Based on the analyses conducted, in light of the selected theoretical foundation, it was possible to conclude the restrictive impact of the continuous training offered by the state department, which was insufficient for the appropriation of the technological skills required by Education 4.0. The results also indicated that the acquisition of technological competencies aligned with Education 4.0 requires that public education policies be state policies to avoid extinction with governmental changes. |
Palavras-chave: | Continuous training Teacher development Corporate university Formação continuada Capacitação docente Universidade corporativa |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana |
Citação: | VASQUES, Daniela Pereira. UNIVERSEEDUC: o papel da universidade corporativa da educação na construção de uma Educação 4.0 no Rio de Janeiro. 2024.154 f. Tese (Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana) - Centro de Educação e Humanidades, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23635 |
Data de defesa: | 17-Dez-2024 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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