Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23636
Tipo do documento: Dissertação
Título: O Projeto Preparatório Para o Ensino Médio na Maré, RJ: um estudo das experiências territoriais nos processos educacionais dos estudantes do CEASM
Título(s) alternativo(s): El Proyecto Preparatorio para la Educación Media (PREP) en Maré: un estudio de las experiencias territoriales en los procesos educativos de los estudiantes del CEASM
Autor: Felicidade, Aryanne Paiva da 
Primeiro orientador: Freire, Leticia de Luna
Primeiro membro da banca: Cunha, Neiva Vieira da
Segundo membro da banca: Nascimento, Diogo Silva do
Resumo: Este trabalho analisa o Projeto Curso Preparatório para o Ensino Médio (PREP) do Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré (CEASM), com ênfase nas experiências territoriais educacionais dos adolescentes que compõem seu público-alvo. Diante da heterogeneidade que caracteriza o conjunto de favelas da Maré, na Zona Norte do Rio de Janeiro, abordamos as relações entre o local de origem dos estudantes, suas experiências no bairro e as vivências no espaço pedagógico do PREP-CEASM. A pesquisa foi realizada por meio de diversas estratégias metodológicas: observação participante, diário de campo, participação em atividades do projeto, realização de entrevistas e oficinas com os estudantes das turmas de 2022 e 2023 e aplicação de questionários com coordenadores, educadores, diretor institucional, ex-alunos e responsáveis. Lançando um olhar mais amplo e generoso sobre os espaços periféricos e as experiências de educação popular que neles se constroem, evidenciamos como as experiências territoriais dos adolescentes pesquisados influem nas suas oportunidades educacionais e como a prática pedagógica do PREP-CEASM contribui para fomentar uma educação crítica, de valorização e visibilidade destes adolescentes na etapa do Ensino Médio, aumentando suas chances de acessar as melhores escolas federais e técnicas e expandindo seus horizontes.
Abstract: Este artículo analiza el Proyecto de Curso Preparatorio para la Educación Media (PREP) del Centro de Estudios y Acciones Solidarias de Maré (CEASM), con énfasis en las experiencias territoriales y educativas de los adolescentes que conforman su público objetivo. En vista de la heterogeneidad que caracteriza el conjunto de favelas en Maré, en la Zona Norte de Río de Janeiro, abordamos las relaciones entre el lugar de origen de los estudiantes, sus experiencias en el barrio y las experiencias en el espacio pedagógico del PREP-CEASM. La investigación se llevó a cabo a través de varias estrategias metodológicas: observación participante, diario de campo, participación en actividades del proyecto, entrevistas y talleres con estudiantes de las promociones de 2022 y 2023 y aplicación de cuestionarios con coordinadores, educadores, director institucional, exalumnos y tutores. A partir de una mirada más amplia y generosa sobre los espacios periféricos y las experiencias de educación popular que se construyen en ellos, mostramos cómo las experiencias territoriales de los adolescentes investigados influyen en sus oportunidades educativas y cómo la práctica pedagógica del PREP-CEASM contribuye a fomentar una educación crítica, de valoración y visibilidad de estos adolescentes en la etapa de Educación Media. aumentando tus posibilidades de acceder a las mejores escuelas federales y técnicas y ampliando tus horizontes.
Palavras-chave: Proyecto de Curso Preparatorio para la Escuela Secundaria
Educación Popular.
Projeto Curso Preparatório para o Ensino Médio
Favela da Maré
Adolescentes
Educação Popular
Adolescentes
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
Citação: FELICIDADE, Aryanne Paiva da. O Projeto Preparatório Para o Ensino Médio na Maré, RJ: um estudo das experiências territoriais nos processos educacionais dos estudantes do CEASM. 2023. 175 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Centro de Educação e Humanidades, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23636
Data de defesa: 14-Dez-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.