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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23638
Tipo do documento: Dissertação
Título: Instrução primária no Rio de Janeiro: projetos e desafios no pós-Independência (1824-1834)
Título(s) alternativo(s): Primary education in Rio de Janeiro: projects and challenges in the post-Independence (1824 - 1834)
Autor: Xavier, Natália Silva Marques 
Primeiro orientador: Gondra, José Gonçalves
Primeiro membro da banca: Silva, José Cláudio Sooma
Segundo membro da banca: Borges, Angélica
Resumo: A pesquisa tem como foco a análise dos projetos e desafios da organização da instrução primária ou elementar no período pós-Independência (1824 – 1834), período marcado por profunda transformação nos projetos voltados para o ensino de primeiras letras, relacionando com as políticas públicas da época, com ênfase no estudo dos debates em torno das concepções e iniciativas das chamadas escolas de primeiras letras. O problema de pesquisa consiste no exame da organização dos projetos e ações públicas direcionados à problemática da instrução neste período da História da Educação Brasileira, o que possibilitou o reconhecimento da existência de um campo de disputa a respeito dessa matéria. O trabalho realizado elegeu um ambiente específico para identificar e pensar os projetos em disputa, isto é, a análise dos Anais do Senado do Império, na sua primeira legislatura. A partir do estudo desse material, foi possível observar a existência de um grande debate sobre esse tema na Câmara dos Senadores do Império do Brasil entre 1826 e 1834, a partir do que se tornou possível empreender uma análise reflexiva acerca dos projetos educacionais no contexto da pós-Independência. A metodologia utilizada neste estudo fundamentou-se em uma pesquisa documental, na qual destaca-se regulamentos, mapa estatístico de uma escola de Instrução Elementar no Rio de Janeiro e outros manuscritos sob a custódia do Arquivo Nacional. No que se refere aos aspectos conceituais, dialogamos com Gondra, 2004, 2008, Limeira e Gondra, 2022, Moacyr, 1936 e Chervel, 1990, dentre outros. Com base nesta pesquisa foi possível identificar sujeitos bem determinados, debates travados a respeito das escolas de primeiras letras na capital do Império brasileiro e de suas propriedades gerais (espaço, tempo, saberes, métodos, sujeitos, agências). A reflexão relativa a esses movimentos voltados para afirmar a concepção de escola permite perceber a existência de complexas mediações em torno da escolarização inicial, suas continuidades e deslocamentos, com desafios que não se limitam ao período focalizado nessa dissertação
Abstract: The research focuses on the analysis of the projects and challenges of organizing primary or elementary education in the post-Independence period (1824 – 1834), a period marked by a profound transformation in projects aimed at teaching first letters, relating to the public policies of time, with emphasis on the study of the debates around the conceptions and initiatives of the so-called schools of first letters. The research problem consists of examining the organization of projects and public actions aimed at the problem of instruction in this period of the History of Brazilian Education, which allowed the recognition of the existence of a field of dispute regarding this matter. The work carried out chose a specific environment to identify and think about the projects in dispute, that is, the analysis of the Annals of the Senate of the Empire, in its first legislature. From the study of this material, it was possible to observe the existence of a great debate on this subject in the Chamber of Senators of the Empire of Brazil between 1826 and 1834, from which it became possible to undertake a reflective analysis about the educational projects in the context of post-Independence. The methodology used in this research was based on documental research, highlighting regulations, a statistical map of an elementary school in Rio de Janeiro and other manuscripts in the custody of the National Archive. With regard to conceptual aspects, we dialogue with Gondra, 2004, 2008, Limeira and Gondra, 2022, Moacyr, 1936 and Chervel, 1990, among others. Based on this research, it was possible to identify well-determined subjects, debates about primary schools in the capital of the Brazilian Empire and their general properties (space, time, knowledge, methods, subjects, agencies). Reflection on these movements aimed at affirming the concept of school allows us to perceive the existence of complex mediations around initial schooling, its continuities and shifts, with challenges that are not limited to the period focused on in this dissertation.
Palavras-chave: History of Education
Teaching of First Letters
Primary instruction
História da Educação
Ensino de primeiras Letras
Instrução primária
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: XAVIER, Natália Silva Marques. Instrução primária no Rio de Janeiro: projetos e desafios no pós-Independência (1824-1834). 2023.118 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23638
Data de defesa: 26-Set-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação



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