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Tipo do documento: Dissertação
Título: Disputas por significação no processo de plataformização da educação: articulações discursivas em torno da docência
Título(s) alternativo(s): Disputes over meaning in the process of the platformization of education: discursive articulations around teaching
Autor: Garcia, Larissa da Silva 
Primeiro orientador: Dias, Rosanne Evangelista
Primeiro membro da banca: Lopes, Alice Ribeiro Casimiro
Segundo membro da banca: Oliveira, Márcia Betânia de
Resumo: Esta dissertação investiga os sentidos da Plataformização da Educação (PdE) com ênfase na docência, especialmente no desenvolvimento de competências digitais que foram intensificadas durante o período de isolamento social imposto pela pandemia de COVID-19. Problematiza como as demandas aglutinadas na Plataformização da Educação centralizam as competências digitais, que passaram a assumir um papel central no discurso da formação de professores, especialmente após o período de isolamento social decorrente da pandemia ao mesmo tempo que envolvem projeções de atos de identificações docentes, impactando diretamente a prática dos educadores. A pesquisa buscou identificar como os discursos relacionados à PdE têm influenciado a produção de textos políticos, tanto em nível local quanto global, assim, teve como seu objetivo geral investigar os sentidos que permeiam a Plataformização da Educação no âmbito do currículo e da docência, com ênfase em como os discursos sobre competências digitais docentes têm se intensificado desde o início da pandemia, seguido dos seguintes objetivos específicos: (1) interpretar os sentidos em busca de significação e as disputas discursivas em torno do currículo; (2) identificar as demandas curriculares e formativas emergentes nos textos políticos que ressignificam o papel docente no contexto da PdE; (3) analisar como as articulações discursivas em torno das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) mobilizadas por ações normativas e por interesses distintos e (4) reconhecer como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), por meio de plataformas digitais, promove a difusão de competências digitais e as implicações desse movimento para a docência. A metodologia adotada segue os aportes teóricos-estratégicos pós-estruturais e pós-fundacionais, apoiados na Teoria do Discurso de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe, incorporados por Alice Casimiro Lopes e Elizabeth Macedo no campo dos estudos curriculares. O percurso metodológico incluiu: a conceitualização dos contextos de pesquisa; o levantamento e a sistematização de textos e a interpretação do processo político de articulação discursiva. A pesquisa abrange a leitura de diferentes tipos de textos, incluindo artigos científicos, documentos normativos, produções acadêmicas e sites com propostas curriculares, levando em conta a diversidade de contextos. São utilizados conceitos centrais da Teoria do Discurso, tais como antagonismo, articulação discursiva, demandas e ponto nodal, destacando a “Plataformização da Educação” enquanto um significante privilegiado. Como resultado, apresenta-se que os discursos interpretados visam a orientar e regular a prática docente, reforçando a responsabilização dos professores e encarnando estereótipos sobre uma suposta necessidade de constante de aperfeiçoamento. O estudo também destaca o surgimento de um novo perfil docente: o professor “plataformizado”, alinhado ao modelo instrumental da normatividade neoliberal. Esta investigação contribui para uma compreensão mais abrangente do currículo como prática de significação, reconhecendo as disputas políticas que permeiam a construção de sujeitos e identidades no campo educacional.
Abstract: This dissertation investigates the meanings of the Platformization of Education (PoE) with an emphasis on teaching, especially in the development of digital skills that were intensified during the period of social isolation imposed by the COVID-19 pandemic. It problematizes how the demands agglutinated in the Platformization of Education centralize digital competencies, which have come to assume a central role in the discourse of teacher training, especially after the period of social isolation resulting from the pandemic, while at the same time involving projections of acts of teacher identifications, directly impacting the practice of educators. The research sought to identify how discourses related to the EoP have influenced the production of political texts, both locally and globally, so its general objective was to investigate the meanings that permeate the Platformization of Education in the context of the curriculum and teaching, with an emphasis on how discourses on teachers' digital competences have intensified since the beginning of the pandemic, followed by the following specific objectives: (1) to interpret the meanings in search of significance and the discursive disputes around the curriculum; (2) to identify the curricular and training demands emerging in the political texts that resignify the teaching role in the context of the PoE; (3) analyze how the discursive articulations around Digital Information and Communication Technologies (DICTs) are mobilized by normative actions and different interests; and (4) recognize how the National Common Curriculum Base (BNCC), through digital platforms, promotes the dissemination of digital competencies and the implications of this movement for teaching. The methodology adopted follows the post-structural and post-foundational theoretical-strategic approaches, based on the Discourse Theory of Ernesto Laclau and Chantal Mouffe, incorporated by Alice Casimiro Lopes and Elizabeth Macedo in the field of curriculum studies. The methodological path included: conceptualizing the research contexts; collecting and systematizing texts; and interpreting the political process of discursive articulation. The research involves reading different types of texts, including scientific articles, normative documents, academic productions and websites with curriculum proposals, taking into account the diversity of contexts. Central concepts of Discourse Theory are used, such as antagonism, discursive articulation, demands and nodal point, highlighting the “Platformization of Education” as a privileged signifier. As a result, the discourses interpreted aim to guide and regulate teaching practice, reinforcing teacher accountability and embodying stereotypes about a supposed need for constant improvement. The study also highlights the emergence of a new teacher profile: the “platformized” teacher, aligned with the instrumental model of neoliberal normativity. This research contributes to a more comprehensive understanding of the curriculum as a practice of signification, recognizing the political disputes that permeate the construction of subjects and identities in the educational field.
Palavras-chave: Platformization of education
Teaching
Digital skills
Discourse theory
Curriculum policies
Plataformização da educação
Docência
Competências digitais
Teoria do discurso
Políticas curriculares
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: GARCIA, Larissa da Silva. Disputas por significação no processo de plataformização da educação: articulações discursivas em torno da docência. 2024. 181 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23644
Data de defesa: 14-Nov-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação



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