Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23645
Tipo do documento: Dissertação
Título: Ensinar e aprender na cultura digital: novos caminhos de produção de sentidos por meio de redes sociais
Título(s) alternativo(s): Teaching and learning in digital culture : new paths in the production of meanings through social networks
Autor: Dardeau, Tiago Cabral
Primeiro orientador: Oswald, Maria Luiza Magalhães Bastos
Primeiro membro da banca: Santos, Edméa Oliveira dos
Segundo membro da banca: Hofmann, Adriana
Resumo: Os processos contemporâneos de ensinar e aprender, bem como a relação professor/aluno, estão ganhando novos contornos a partir das práticas ciberculturais. Especificamente, as apropriações e os usos das redes sociais da internet por professores e estudantes, nos seus diferentes formatos, vêm alterando os limites de espaço e tempo da sala de aula e produzindo novas formas de relacionamento entre esses atores sociais. Esta dissertação tem como objetivo central investigar de que maneira as relações estabelecidas em duas redes sociais entre professores e estudantes afetam suas subjetividades e, consequentemente, medeiam os processos de ensinar e aprender. A pesquisa - realizada com jovens do ensino médio e professores de uma escola de parceria público privada no Rio de Janeiro – se deu a partir de observações e interações nas próprias redes sociais investigadas e por entrevistas na escola. Os resultados revelaram que as interações acontecem em processos planejados e não planejados, versam sobre temas curriculares e não curriculares e, nesta rede de possibilidades, podem contribuir com novas formas de ensinar e aprender na cultura digital.
Abstract: The contemporary processes of teaching and learning as well as teacher / student relationship, are gaining new contours from cyberculture practices. Specifically, ownership and uses of the Internet social networks by teachers and students, in its different forms, are changing the classroom space and time boundaries and producing new forms of relationship between these social actors. This dissertation is mainly aimed to investigate how the relationships established in two social networking, between teachers and students, affect its subjectivities and thus mediate the processes of teaching and learning. The research - conducted among secondary school students and teachers from a public & private partnership school in Rio de Janeiro – was developed observing them (students and teachers), their interactions in their own social networks, and by interviewing them in the school. The results revealed that the interactions happen in planned and unplanned processes, deal with curricular and non-curricular themes and may contribute to new forms of teaching and learning, in the digital culture, inside of this network of education possibilities.
Palavras-chave: Cyberculture
Communication
Social networks
Learning and teaching
Cibercultura
Comunicação
Redes sociais
Aprender e ensinar
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: DARDEAU, Tiago Cabral. Ensinar e aprender na cultura digital: novos caminhos de produção de sentidos por meio de redes sociais. 2014. 89 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014 .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23645
Data de defesa: 26-Nov-2014
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.