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Tipo do documento: Tese
Título: Posições e ações de um grupo de pesquisa no campo da Educação Infantil – Núcleo de Estudos da Infância: Pesquisa e Extensão
Título(s) alternativo(s): Positions and actions of a research group in the field of Early Childhood Education – Center for Childhood Studies: Research and Extension
Autor: Zadminas, Mariana Rodrigues 
Primeiro orientador: Gomes, Lisandra Ogg
Primeiro membro da banca: Aquino, Ligia Maria Motta Lima Leão de
Segundo membro da banca: Borges, Luíz Paulo Cruz
Terceiro membro da banca: Nascimento, Maria Letícia Barro Pedroso
Quarto membro da banca: Eisenberg, Zena Winona
Resumo: Essa tese teve como problema de pesquisa compreender a produção científica e acadêmica do NEI:PE com suas contribuições e os desafios no cenário das políticas públicas de educação infantil. Teve como objetivo geral a compreensão de um grupo diante de suas ações acadêmicas e científicas, entendendo a posição e as funções do NEI:PE no campo da educação: correlacionando as pesquisas – teses e dissertações – defendidas pelos pesquisadores do NEI:PE, no período 2005-2023; considerando o cenário das políticas públicas de educação infantil; e analisando o habitus científico da líder do grupo e de seus pesquisadores. Sendo assim, defendeu-se a tese de que há uma abordagem e um referencial teórico-metodológico que sustentam os trabalhos do grupo e estão em correlação a um panorama de ações extensionistas e de ensino, realizadas na e com suporte da Faculdade de Educação (EDU) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). A escolha de investigação dessa tese se baseou em entender o NEI:PE por meio de um estudo de caso com uma abordagem autobiográfica, fundamentando-se em considerações teóricas dos campos sociológico e educacional. Essa abordagem possibilitou compreender como as práticas do NEI:PE são influenciadas por contextos específicos, incluindo as políticas públicas, e como, por sua vez, essas práticas influenciam a configuração do campo educacional carioca, por exemplo, as pesquisas que acompanharam a entrada das professoras de educação infantil (PEI) nas creches e nos espaços de desenvolvimento infantil (EDI). Por fim, esta pesquisa proporcionou não apenas uma compreensão aprofundada do NEI:PE no campo da educação infantil, como também um espaço de produção de conhecimento, uma vez que sugere direções para futuras pesquisas que poderão explorar a influência de outros grupos de pesquisa e suas relações com as políticas públicas para a infância, analisar a correlação entre grupos regionais e nacionais que tratam de infância e levantar metodologias e principais temas de pesquisa, a fim de encontrar as temáticas mais pesquisadas e aquelas que ainda precisam de maior investigação. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (Capes) – Código de Financiamento 001.
Abstract: This thesis had as its research problem to understand the scientific and academic production of NEI:PE with its contributions and the challenges in the scenario of public policies for Early Childhood Education. Its general objective was to understand a group in relation to its academic-scientific actions, understanding the position and functions of NEI:PE in the field of Education; correlating the research - theses and dissertations - defended by NEI:PE researchers, in the period 2005-2023, considering the scenario of public policies for early childhood education, analyzing the scientific habitus of the group leader and its researchers. Therefore, the thesis was defended that there is an approach and a theoretical-methodological framework that support the work of the group and are in correlation with a panorama of extension and teaching actions, carried out at and with the support of the Faculty of Education (EDU) and the Graduate Program in Education (ProPEd) of the State University of Rio de Janeiro (UERJ). The research choice for this thesis was based on understanding NEI:PE through a case study with an autobiographical approach, based on theoretical considerations from the sociological and educational fields. This approach made it possible to understand how NEI:PE practices are influenced by specific contexts, including public policies, and how, in turn, these practices influence the configuration of the educational field in Rio de Janeiro, for example, the research that followed the entry of Early Childhood Education Teachers (PEI) into daycare centers and Child Development Spaces (EDI). Finally, this research not only provided an in-depth understanding of NEI:PE in the field of Early Childhood Education, as a space for knowledge production, but also suggests directions for future research that could explore the influence of other research groups and their relationships with public policies for childhood, explore the correlation between regional and national groups that deal with childhood, and raise methodologies and main research themes in order to identify the most researched themes and those that still need further investigation. This study was financed in part by the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) – Finance Code 001.
Palavras-chave: Public policies
Early childhood education
Childhood
Research groups
Políticas públicas
Educação infantil
Infância
Grupos de pesquisa
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: ZADMINAS, Mariana Rodrigues. Posições e ações de um grupo de pesquisa no campo da Educação Infantil – Núcleo de Estudos da Infância: Pesquisa e Extensão. 2024. 148 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23646
Data de defesa: 11-Dez-2024
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação



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