Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23666
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Lispectar clínico: uma articulação entre a prática clínica em Psicologia e a obra de Clarice Lispector |
Título(s) alternativo(s): | Clinical Lispectar: An Articulation Between Clinical Practice in Psychology and the Work of Clarice Lispector |
Autor: | Azeredo, Renata Ferreira de ![]() |
Primeiro orientador: | Quadros, Laura Cristina de Toledo |
Primeiro membro da banca: | Souza, Rodolfo Rodrigues de |
Segundo membro da banca: | Sá, Roberto Novaes de |
Terceiro membro da banca: | Sabatini, Juliana Rangel |
Quarto membro da banca: | Lomba, Débora Emanuelle Nascimento |
Resumo: | A tese em questão articula a obra de Clarice Lispector com a prática clínica em psicologia, propondo um diálogo que atravessa a escuta e a presença no contexto terapêutico. Buscamos apresentar tal articulação a partir de um espaço livre nas redes sociais dinamizado pela autora nomeado de “@lispectar_clinico”. A criação do verbo lispectar, inspirado no último nome da escritora, expressa um movimento contínuo de despertar para ouvir a vida e com ela estabelecer uma relação de obediência, tendo como inspiração o próprio conto de Clarice Lispector. A noção de obediência, explorada etimologicamente a partir do latim (obaudire, ouvir para obedecer) e do alemão (gehorchen e abhorchen), revela a escuta como fundamento da abertura ao outro. Essa ideia sustenta a tese de que o ato clínico nasce do que é ouvido, tornando a escuta uma prática que exige atenção e entrega genuína, livre do “falatório” impessoal. A atmosfera clariceana é apresentada como um convite a uma escuta que resguarda o vazio e o inesperado, permitindo que a vida se revele. Clarice, ao escrever, exemplifica um ato de obediência ao que a atravessa, oferecendo ao leitor a possibilidade de se encontrar consigo mesmo. No campo clínico, o lispectar é descrito como uma postura de escuta viva, que transforma o que é ouvido em ação e verbo. O objetivo é explorar elementos que favorecem essa escuta e presença na prática terapêutica, criando uma atmosfera onde a vida possa emergir e ser acolhida. No Capítulo 1, a autora reflete sobre sua trajetória como psicóloga, incluindo o impacto de seu encontro com a obra de Clarice Lispector e sua influência na prática clínica e na pesquisa. No Capítulo 2, aborda a hesitação e o vazio como aspectos essenciais de um método que se constrói no próprio fazer clínico, ilustrado pelo relato de seu primeiro caso. O Capítulo 3 discute como a literatura clariceana, com sua abertura ao mistério da vida, oferece pistas para a escuta e a resposta do psicoterapeuta, além de apresentar o @lispectar_clinico, um espaço virtual de encontro com a “vida vivendo”. Por fim, no Capítulo 4, através da análise dos contos “Os obedientes” e “Perdoando Deus” e do romance Uma aprendizagem ou O livro dos prazeres, a tese aborda a superação do medo de ser humano e a transmutação da dor em alegria, destacando a escuta e a obediência como via de transformação. Este trabalho defende uma clínica fundamentada na escuta obediente e na presença viva, inspirando-se na obra de Clarice Lispector para acolher a complexidade da vida e permitir que ela se mostre em sua potência. E ainda, propõe uma clínica viva e artesanal (Quadros, 2021), onde terapeuta e paciente cocriam caminhos, respeitando o tempo e a cadência do encontro humano. |
Abstract: | This thesis connects the work of Clarice Lispector with clinical practice in psychology, proposing a dialogue centered on listening and presence in the therapeutic context. This articulation is presented through a dynamic and open space on social media created by the author, named “@lispectar_clinico.” The creation of the verb lispectar, inspired by Lispector’s last name, expresses a continuous movement of awakening to listen to life and establishing a relationship of obedience with it, drawing inspiration from one of Lispector’s own stories. The notion of obedience, explored etymologically from Latin (obaudire, to listen in order to obey) and German (gehorchen and abhorchen), reveals listening as the foundation for openness to the other. This concept supports the thesis that clinical practice is born from what is heard, making listening a practice requiring genuine attention and dedication, free from impersonal “chatter”. The claricean atmosphere is presented as an invitation to a form of listening that preserves the void and the unexpected, allowing life to unfold. Clarice, through her writing, exemplifies an act of obedience to what traverses her, offering the reader the possibility of encountering themselves. In the clinical field, lispectar is described as a posture of active and living listening that transforms what is heard into action and verb. The aim is to explore elements that enhance this listening and presence in therapeutic practice, creating an atmosphere where life can emerge and be embraced. In Chapter 1, the author reflects on her trajectory as a psychologist, including the impact of her encounter with Clarice Lispector’s work and its influence on clinical practice and research. Chapter 2 addresses hesitation and emptiness as essential aspects of a method that takes shape within clinical practice itself, illustrated through the narrative of the author’s first case. Chapter 3 explores how Clarice Lispector’s literature, with its openness to the mystery of life, offers insights into the therapist’s listening and responses, while introducing @lispectar_clinico, a virtual space for engaging with “life as it is lived.” Finally, Chapter 4 analyzes the short stories “Os obedientes” (“The Obedient”) and “Perdoando Deus” (“Forgiving God”) and the novel Uma aprendizagem ou O livro dos prazeres (An Apprenticeship or the Book of Delights), addressing the overcoming of the fear of being human and the transmutation of pain into joy. This chapter highlights listening and obedience as pathways to transformation. This work advocates for clinical practice grounded in attentive listening and a living presence, drawing inspiration from the work of Clarice Lispector to embrace the complexity of life and allow it to unfold in its full potential. Furthermore, it proposes a vibrant and artisanal clinical approach (Quadros, 2021), where therapist and patient cocreate pathways, respecting the rhythm and cadence of the human encounter. |
Palavras-chave: | Clinical practice Psychotherapy Listening Prática clínica Lispector, Clarice, 1920-1977 Psicoterapia Escuta |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Psicologia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social |
Citação: | AZEREDO, Renata Ferreira de. Lispectar clínico: uma articulação entre a prática clínica em Psicologia e a obra de Clarice Lispector. 2024. 202 f. Tese (Doutorado em Psicologia Social) - Instituto de Psicologia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23666 |
Data de defesa: | 16-Dez-2024 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Psicologia Social |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese - Renata Ferreira de Azeredo - 2024 - Completa.pdf | 1,58 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar | |
Termo - Renata Ferreira de Azeredo - 2025.pdf | 458,51 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia | |
CRN - Renata Ferreira de Azeredo - 2025.pdf | 178,15 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.