Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23671
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Projetos de escola em disputa: resistências pedagógicas à implementação do design moderno no Brasil na década de 1960 |
Título(s) alternativo(s): | School projects in dispute: pedagogical resistance to the implementation of modern design in Brazil in the 1960s |
Autor: | Meliande, Clara de Souza Rocha ![]() |
Primeiro orientador: | Anastassakis, Zoy |
Primeiro membro da banca: | Martins, Marcos Andre Franco |
Segundo membro da banca: | Altmayer, Carlos Guilherme Mace |
Terceiro membro da banca: | Costa, Eduardo Augusto |
Quarto membro da banca: | Coelho, Frederico Oliveira |
Resumo: | A implementação do design moderno no Brasil, ocorrida nas décadas de 1950/60 foi um momento de disputa entre visões divergentes sobre qual deveria ser a estrutura de uma escola de design num país economicamente subdesenvolvido, mas como uma diversidade cultural imensa. Nesta pesquisa, investigamos sobre movimentos de resistência crítica ao que estava sendo implementado como ensino e pedagogia em design moderno, no momento de sua institucionalização no país. A pesquisa, inserida no campo da história em design, olha em especial para três casos de projetos de escola desenvolvidos na década de 1960: a Escola de Desenho Industrial e Artesanato, projeto da arquiteta Lina Bo Bardi inserido no Complexo do Solar do Unhão, Salvador, Bahia, de 1961-64; o Centro de Estudos Universitários do Parque Lage, 1965, projeto da mesma; e a paralisação de 14 meses da Escola Superior de Desenho Industrial, entre 1968-1969, tentativa coletiva de reforma estrutural da escola. Nessa pesquisa desenvolvemos uma abordagem decolonial sobre a história do design no Brasil e buscamos recuperar um debate entre visões divergentes que guiaram os primeiros anos de instauração da educação e prática de design moderno no Brasil, quando se disputava em que medida o ensino deveria ser baseado em modelos externos, adaptados ou não, ou deveria ser formulado baseado nas condições da realidade sociocultural e econômica do país. Como uma maneira de imaginar como essas escolas poderiam ter funcionado, já que ficaram em projeto, as fabulações especulativa e crítica foram mobilizadas como ferramentas metodológicas. Acreditamos que investigar criticamente esses projetos pode nos ajudar a pensar o ensino de design hoje. |
Abstract: | The implementation of modern design in Brazil, which took place in the 1950s/60s, was a moment of dispute between divergent views on what should be the structure of a design school in an economically underdeveloped country, but with an immense cultural diversity. In this research, we investigated movements of critical resistance to what was being implemented as teaching and pedagogy in modern design, at the time of its institutionalization in the country. The research, in the field of design history, looks specifically at three cases of school projects developed in the 1960s: the School of Industrial Design and Craftsmanship, a project by architect Lina Bo Bardi located in the Solar do Unhão Complex, Salvador, Bahia, from 1961-64; the Parque Lage Studies Center, 1965, also a project of Lina Bo Bardi; and the 14-month strike at Escola Superior de Desenho Industrial – ESDI, between 1968-1969, a collective attempt to change the school's curriculum. In this research we developed a decolonial approach to the history of design in Brazil and sought to recover a debate between divergent views that guided the first years of the establishment of education and practice of modern design in Brazil, when it was disputed to what extent teaching should be based on external models, adapted or not, or should it be formulated based on the conditions of the sociocultural and economic reality of the country. As a way of imagining how these schools could have worked, as they remained paper schools, speculative and critical fabulations were mobilized as methodological tools. We believe that critically investigating these projects can help us think about design education today. |
Palavras-chave: | História do design Escola Superior de Desenho Industrial Escola Superior de Desenho Industrial e Artesanato Fabulação especulativa Fabulação crítica Decolonialidade Desenho industrial Histórias alternativas Design history Speculative fabulation Critical fabulation Decoloniality Design Alternate history |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Tecnologia e Ciências::Escola Superior de Desenho Industrial |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Design |
Citação: | MELIANDE, Clara de Souza Rocha. Projetos de escola em disputa: resistências pedagógicas à implementação do design moderno no Brasil na década de 1960. 2023. 336 f. Tese (Doutorado em Design) - Escola Superior de Desenho Industrial, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de janeiro, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Restrito |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23671 |
Data de defesa: | 30-Out-2023 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Design |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese - Clara de Souza Rocha Meliande - 2023 - Completa.pdf | 71,3 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar | |
Termo - Clara de Souza Rocha Meliande- 2025.pdf | 265,58 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia | |
CRN - Clara de Souza Rocha Meliande- 2025.pdf | 823,56 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.