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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23676
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | O ciberhomeschooling como forma de atendimento pedagógico domiciliar na cibercultura |
Título(s) alternativo(s): | Cyberhomeschooling as a form of home educational assistance in cyberculture |
Autor: | Rodrigues, Ignez de Oliveira Felix ![]() |
Primeiro orientador: | Vasconcelos, Maria Celi Chaves |
Primeiro membro da banca: | Santos, Rosemary dos |
Segundo membro da banca: | Santos, Edméa de Oliveira |
Resumo: | Apresento neste trabalho uma investigação sobre o ciberhomeschooling como uma forma de Atendimento Pedagógico Domiciliar, especialmente no contexto da cibercultura. A pesquisa busca compreender como os desdobramentos ciberculturais da atualidade influenciam e modificam a educação domiciliar, explorando os desafios e oportunidades proporcionados pelas tecnologias digitais em rede. Partindo desse dilema, busco verificar o que leva as famílias à prática do homeschooling, observando se a pandemia foi um disparador das práticas da educação domiciliar; analiso as oportunidades proporcionadas pelos fenômenos da cibercultura para o desenvolvimento de novas práticas no contexto da educação domiciliar e identifico como o homeschooling pode aprender com a cibercultura para atualização de suas práticas no contexto da Educação Especial e do Atendimento Pedagógico Domiciliar. Por meio de uma abordagem qualitativa histórico-documental, realizei entrevistas semiestruturadas com famílias que praticam o homeschooling, através da análise de seus ciberegodocumentos que revelam suas experiências e perspectivas. No que diz respeito ao referencial teórico, o trabalho apoia-se nas teorias do cotidiano, a partir de Certeau (1998, 2014) e Alves (2010, 2019, 2023). Quanto aos estudos da Educação Domiciliar, me apropriei dos conceitos de Vasconcelos (2005, 2009, 2006, 2014, 2017, 2021, 2023) e Vieira (2012, 2021). Finalmente, para embasamento em relação aos estudos da cibercultura, uso como referência os trabalhos de Lévy (1993, 1999), Lemos (2003, 2005, 2023), Santos, E. (2002, 2005, 2009, 2018, 2019, 2020) e Santos, R. (2015, 2019). Os resultados apresentam o ciberegodocumento como forma de promover o registro e a pesquisa de si na História do tempo presente, o homeschooling como prática limitante e a cibercultura como condicionante para a constituição de um novo movimento: o ciberhomeschooling como forma de Atendimento Pedagógico Domiciliar na Cibercultura. |
Abstract: | In this paper, I present a investigation into cyberhomeschooling as a form of Home Education, especially in the context of cyberculture. The research seeks to understand how current cybercultural developments influence and modify home education, exploring the challenges and opportunities provided by networked digital technologies. Based on this dilemma, I seek to verify what leads families to practice homeschooling, observing whether the pandemic was a trigger for home education practices; I analyze the opportunities provided by cyberculture phenomena for the development of new practices in the context of home education; and I identify how homeschooling can learn from cyberculture to update its practices in the context of Special Education and Home Education. Through a qualitative historical-documentary approach, I conducted semi-structured interviews with families who practice homeschooling, through the analysis of their cyberegodocuments that reveal their experiences and perspectives. Regarding the theoretical framework, the work is based on everyday theories, from Certeau (1998, 2014) and Alves (2010, 2019, 2023). Regarding Home Education studies, I appropriated the concepts of Vasconcelos (2005, 2009, 2006, 2014, 2017, 2021, 2023) and Vieira (2012, 2021). Finally, to support cyberculture studies, I use as reference the works of Lévy (1993, 1999), Lemos (2003, 2005, 2023), Santos, E. (2002, 2005, 2009, 2018, 2019, 2020) and Santos, R. (2015, 2019). The results present the cyberegodocument as a way of promoting the recording and research of oneself in the History of the present time, homeschooling as a limiting practice and cyberculture as a condition for the constitution of a new movement: cyberhomeschooling as a form of Home Pedagogical Care in Cyberculture |
Palavras-chave: | Homeschooling Cibercultura Ciberegodocument Ciberhomeschooling Atendimento pedagógico domiciliar |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | RODRIGUES, Ignez de Oliveira Felix. O ciberhomeschooling como forma de atendimento pedagógico domiciliar na cibercultura. 2024. 160 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Restrito |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23676 |
Data de defesa: | 13-Dez-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
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