Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23680
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Relações Sociais e Serviço Social: mediações para a construção do trabalho de assistentes sociais na educação |
Título(s) alternativo(s): | Social relations and social work: mediations for the construction of the work of social workers in education |
Autor: | Gomes, Aline da Silva ![]() |
Primeiro orientador: | Cardoso, Isabel Cristina da Costa |
Primeiro membro da banca: | Martins, Eliana Bolorino Canteiro |
Segundo membro da banca: | Oliveira, Ednéia Alves de |
Terceiro membro da banca: | Matos, Maurílio Castro de |
Quarto membro da banca: | Almeida, Ney Luiz Teixeira de |
Resumo: | A tese apresenta o estado da arte do exercício profissional de assistentes sociais na política de educação, sistematizado em trabalhos do Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais (CBAS). Parte-se da hipótese da predominância de indistinção entre os processos de trabalho realizados pelo assistente social e a política de educação. O objetivo foi compreender as mediações utilizadas pelos profissionais para descreverem experiências concretas do trabalho profissional. Foram analisadas 50 comunicações, apresentadas entre os anos de 2001-2019, no CBAS, que tinham como objetivo compartilhar experiências do trabalho profissional. Foram identificados que os trabalhos constituem três campos de atividades distintas, de acordo com as etapas de escolarização, educação básica, educação profissional e tecnológica e educação superior. A metodologia utilizada foi a análise de conteúdo, que permitiu, a partir da frequência dos dados, identificar cinco campos de mediações: 1) Características das condições de trabalho e presença de formas de precarização; 2) Instrumentos legais e normativos articulados como parâmetros para realização do trabalho; 3) Expressões da questão social que se apresentam como requisição do trabalho profissional; 4) Tipos de atividades, atribuições e rotinas de trabalho; e 5) Objetivos e valores éticos e profissionais. Os resultados apontam que as atividades realizadas em cada etapa de escolarização têm particularidades em comum. Quando as etapas de escolarização são comparadas, os processos de trabalho e suas mediações constituem-se de formas distintas. |
Abstract: | This paper presents the state of art of the professional performance of social assistants in educational policy, systematized in the Brazilian Conference of Social Works (CBAS). We start from the hypothesis of the prevalence of the indistinction between processes of work carried out by the social assistant and the educational policy. The aim was to understand the mediations used by professionals to describe concrete experiencies of professional activity. Fifty communications were analysed and they were presented between 2001 and 2019 in CBAS and whose aim was to share experience of professional activity. It was identified that the works constitute three fields of distinct activities, according to the stages of scholarization, basic education, professional education and higher education. The methodology which was used was the analysis of contents which allowed, taking into account the frequency of data, to identify five fields of mediation: 1) Characteristics of work conditions and the presence of precarization; 2) Legal and normative tools articulated as parameters for work fulfillment; 3) Expressions of the social issue that present themselves as requisites for professional activity; 4) Types of activities, atributions and work routine; and 5) Goals and ethical and professional values. The results point out that the activities carried out in each stage of scholarization have peculiarities in common. When the stages of scholarization are compared, the processes of work and their mediations constitute themselves in distinct ways. |
Palavras-chave: | Reprodução social Educação Política de educação Processos de trabalho do/da assistente social na educação Social reproduction Education Educational policy Processes of work of the social work in education |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Ciências Sociais::Faculdade de Serviço Social |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Serviço Social |
Citação: | GOMES, Aline da Silva. Relações Sociais e Serviço Social: mediações para a construção do trabalho de assistentes sociais na educação. 2023. 237 f. Tese (Doutorado em Serviço Social) – Faculdade de Serviço Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23680 |
Data de defesa: | 23-Ago-2023 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Serviço Social |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese - Aline da Silva Gomes - 2023 - Completa.pdf | 1,98 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.