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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23683
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A pesquisa contemporânea em alfabetização: problemas de pesquisa, materiais empíricos e perspectivas teóricas |
Título(s) alternativo(s): | Contemporary research in literacy: research problems, empirical materials, and theoretical perspectives |
Autor: | Oliveira, Inês Pereira Gomes de ![]() |
Primeiro orientador: | Borba, Siomara Moreira Vieira |
Primeiro membro da banca: | Frangella, Rita de Cássia |
Segundo membro da banca: | Silva, Edgar Miranda da |
Resumo: | A pesquisa apresentada nesta dissertação está inserida em um contexto de investigações que buscam fazer um panorama dos aspectos teórico-metodológicos (Cardoso, 1976) de pesquisas sobre a pesquisa em educação. Outros panoramas foram realizados ao longo da história da pesquisa em educação e entende-se a necessidade de dar continuidade. No entanto, diferentemente da ideia de um estudo sobre o estado do conhecimento do campo, a pesquisa se propôs fazer um mapa das pesquisas contemporâneas sobre alfabetização, enfocando problemas de pesquisa, materiais empíricos e perspectivas teóricas. Com base nos pressupostos de Azanha (2011) e Gatti (2012a, 2012b), a investigação teve como objetivo identificar os problemas de pesquisa, os materiais empíricos e as perspectivas teóricas das pesquisas sobre alfabetização publicadas entre 2018 e 2022 em periódicos indexados no Portal de Periódicos da Capes. Para isso, revisou-se o debate sobre as concepções de alfabetização no Brasil e suas influências nas práticas e pesquisas atuais. Além disso, foram apresentados dados relacionados ao contexto de produção dos artigos selecionados como material empírico da pesquisa. A pesquisa, de caráter bibliográfico, analisou 36 artigos publicados entre 2018 e 2022 em periódicos indexados no Portal de Periódicos da Capes. Os resultados revelaram que nem sempre os elementos teórico-metodológicos estavam presentes ou claramente explicitados, mesmo em artigos de periódicos de Qualis A1, sugerindo que a presença desses aspectos não está necessariamente relacionada à produção qualificada. O material empírico foi o elemento mais claramente identificado, enquanto as perguntas de pesquisa, embora nem sempre explicitadas, puderam ser inferidas a partir da leitura dos artigos. Em termos de problemas de pesquisa, constatou-se uma diversidade de questões, que variavam desde o uso de tecnologias até questões ligadas às políticas públicas, refletindo diferentes interesses no campo da alfabetização. Quanto ao material empírico, observou-se uma tendência em compreender a realidade a partir da percepção dos profissionais envolvidos no processo, com ênfase em narrativas orais, entrevistas e relatos de experiência de docentes e gestores. Por outro lado, documentos oficiais também apareceram com frequência. O contexto da pandemia da Covid-19, que levou ao fechamento das escolas, pode ter influenciado esses resultados, tendo em vista que a situação de isolamento pode ter levado os pesquisadores a buscarem fontes alternativas de dados. No que se refere às perspectivas teóricas, identificou-se uma fragilidade, pois nem sempre foram explicitadas nos artigos. Entre os autores mais referenciados destacaram-se Magda Soares, Lev Vigotski, Paulo Freire, Mikhail Bakhtin e Emília Ferreiro, refletindo uma pluralidade teórica. Esse mapeamento revelou tendências, lacunas e fragilidades nas pesquisas sobre alfabetização, oferecendo subsídios para futuras investigações, especialmente no que se refere à construção de problemas de pesquisa, à escolha de materiais empíricos e à definição de referenciais teóricos que orientem a compreensão da realidade educacional. |
Abstract: | The research presented in this dissertation is situated within a context of investigations seeking to outline the theoretical-methodological aspects (Cardoso, 1976) of meta-research in education. Several panoramas have been conducted throughout the history of educational research, highlighting the need for continuity in this effort. However, unlike a typical state-of-knowledge study, this research aimed to map contemporary studies on literacy, focusing on research questions, empirical materials, and theoretical perspectives. Drawing on the foundations provided by Azanha (2011) and Gatti (2012a, 2012b), this study aimed to identify the research problems, the empirical materials, and the theoretical perspectives of the literacy studies published between 2018 and 2022 in journals indexed by the Capes Portal. To this end, a review of the debate on literacy conceptions in Brazil and their influences on current practices and research was conducted. In addition, data related to the production context of the selected articles were presented as empirical material for this research. This bibliographic study analyzed 36 articles published between 2018 and 2022 in journals indexed by the Capes Portal. The findings revealed that theoretical-methodological elements were only sometimes present or articulated, even in Qualis A1 journals, suggesting that these aspects do not necessarily correlate with qualified production. Empirical materials were the most clearly identified elements, while research questions, although not always explicitly stated, could be inferred from the articles. On the other hand, looking at the research problems, there were plenty of issues, ranging from technology use to public policy matters, reflecting the literacy field's diverse interests. Moreover, while looking at the empirical materials, there was a trend toward understanding reality through the perspectives of those involved in the process, emphasizing oral narratives, interviews, and experiential accounts of teachers and administrators. Official documents also appeared frequently. The Covid-19 pandemic, which led to school closures, may have influenced these findings, as isolation measures may have prompted researchers to seek alternative data sources. Looking at the theoretical perspectives, there was a notable fragility, as these were only sometimes clearly defined. Authors such as Magda Soares, Lev Vygotsky, Paulo Freire, Mikhail Bakhtin, and Emília Ferreiro were the most cited authors, reflecting a theoretical plurality. This mapping exercise revealed trends, gaps, and weaknesses in literacy research, providing a basis for future investigations, particularly concerning the construction of research questions, the choice of empirical materials, and the definition of theoretical frameworks that guide educational understanding. |
Palavras-chave: | Pesquisa sobre alfabetização Pesquisa em educação Produção do conhecimento Literacy research Educational research knowledge production |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | OLIVEIRA, Inês Pereira Gomes de. A pesquisa contemporânea em alfabetização: problemas de pesquisa, materiais empíricos e perspectivas teóricas. 2024. 199 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Restrito |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23683 |
Data de defesa: | 29-Out-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
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