Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23693
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Entre música e filosofia: o conceito de ritornelo a partir do diálogo entre Deleuze, Guattari e as canções de Chico Buarque |
Título(s) alternativo(s): | Entre musique et philosophie: le concept de la ritournelle à parir du dialogue entre Deleuze, Guattarri et les chansons de Chico Buarque |
Autor: | Luz, Ana Rosa Lessa ![]() |
Primeiro orientador: | Arêas, James Bastos |
Primeiro membro da banca: | Anachoreta, Maria Inês Senra |
Segundo membro da banca: | Barbosa, Mariana de Toledo |
Terceiro membro da banca: | Damasceno, Veronica Miranda |
Quarto membro da banca: | Ribeiro, Vladimir Moreira Lima |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo estabelecer um diálogo íntimo entre a música e a filosofia. Faremos isto a partir do conceito de ritornelo inventado por Gilles Deleuze e Félix Guattari. Mais precisamente, a proposta é explicitar como algumas canções de Chico Buarque dão consistência à filosofia criada pelos filósofos franceses. Nosso pressuposto é o de que a música é a arte de despertar afectos no tempo da escuta. A audição musical se mostra como pedra de toque do pensamento filosófico, dado que é na escuta que se desenha uma cartografia de afectos que nos atravessam. Afectos estes, referentes às três instâncias espaço-temporais que formam o movimento do ritornelo: o caos, a terra e o cosmo. Estes elementos estão presentes na maior parte das canções de Chico e formam, conclusivamente, aquilo o que Deleuze e Guattarri vão denominar como sendo uma lógica da existência. |
Abstract: | Ce travail trace l’objectif d’établir un dialogue intime entre la musique et la philosophie. Donc, à partir du concept de la ritournelle inventé par Gilles Deleuze et Félix Guattari, nous démontrons comme quelques chansons de Chico Buarque donnent consistence à philosophie créée par les philosophes français. Puis que nous avons l’hypothèse que la musique est l’art d’éveiller les affects au temps d’écoute. L’audition musicale se présente comme une pierre de touche de la pensée philosophique, puisque c’est dans l’écoute que se dessine une cartographie des affects qui nous traversent. Affects ceux-ci, qui font référence aux troix instances espace-temporelles qui forment le mouvement de la ritournelle. A savoir, le chaos, la terre et le cosmos. Éléments présents dans la plupart des chansons de Chico qui forment, de manière concluante, ce que Deleuze et Guattari appellent comme une logique d’existence. |
Palavras-chave: | Ritornelo Chico Buarque Gilles Deleuze Félix Guattari Caos Terra Cosmo Chaos Terre Cosmos |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Ciências Sociais::Instituto de Filosofia e Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Filosofia |
Citação: | LUZ, Ana Rosa. Entre música e filosofia: o conceito de ritornelo a partir do diálogo entre Deleuze, Guattari e as canções de Chico Buarque. 2020. 212 f. Tese (Doutorado em Filosofia) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23693 |
Data de defesa: | 17-Dez-2020 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Filosofia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese - Ana Rosa Lessa Luz - 2020 - Completa.pdf | 2,73 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.