Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23693
Tipo do documento: Tese
Título: Entre música e filosofia: o conceito de ritornelo a partir do diálogo entre Deleuze, Guattari e as canções de Chico Buarque
Título(s) alternativo(s): Entre musique et philosophie: le concept de la ritournelle à parir du dialogue entre Deleuze, Guattarri et les chansons de Chico Buarque
Autor: Luz, Ana Rosa Lessa 
Primeiro orientador: Arêas, James Bastos
Primeiro membro da banca: Anachoreta, Maria Inês Senra
Segundo membro da banca: Barbosa, Mariana de Toledo
Terceiro membro da banca: Damasceno, Veronica Miranda
Quarto membro da banca: Ribeiro, Vladimir Moreira Lima
Resumo: Este trabalho tem como objetivo estabelecer um diálogo íntimo entre a música e a filosofia. Faremos isto a partir do conceito de ritornelo inventado por Gilles Deleuze e Félix Guattari. Mais precisamente, a proposta é explicitar como algumas canções de Chico Buarque dão consistência à filosofia criada pelos filósofos franceses. Nosso pressuposto é o de que a música é a arte de despertar afectos no tempo da escuta. A audição musical se mostra como pedra de toque do pensamento filosófico, dado que é na escuta que se desenha uma cartografia de afectos que nos atravessam. Afectos estes, referentes às três instâncias espaço-temporais que formam o movimento do ritornelo: o caos, a terra e o cosmo. Estes elementos estão presentes na maior parte das canções de Chico e formam, conclusivamente, aquilo o que Deleuze e Guattarri vão denominar como sendo uma lógica da existência.
Abstract: Ce travail trace l’objectif d’établir un dialogue intime entre la musique et la philosophie. Donc, à partir du concept de la ritournelle inventé par Gilles Deleuze et Félix Guattari, nous démontrons comme quelques chansons de Chico Buarque donnent consistence à philosophie créée par les philosophes français. Puis que nous avons l’hypothèse que la musique est l’art d’éveiller les affects au temps d’écoute. L’audition musicale se présente comme une pierre de touche de la pensée philosophique, puisque c’est dans l’écoute que se dessine une cartographie des affects qui nous traversent. Affects ceux-ci, qui font référence aux troix instances espace-temporelles qui forment le mouvement de la ritournelle. A savoir, le chaos, la terre et le cosmos. Éléments présents dans la plupart des chansons de Chico qui forment, de manière concluante, ce que Deleuze et Guattari appellent comme une logique d’existence.
Palavras-chave: Ritornelo
Chico Buarque
Gilles Deleuze
Félix Guattari
Caos
Terra
Cosmo
Chaos
Terre
Cosmos
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Ciências Sociais::Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Citação: LUZ, Ana Rosa. Entre música e filosofia: o conceito de ritornelo a partir do diálogo entre Deleuze, Guattari e as canções de Chico Buarque. 2020. 212 f. Tese (Doutorado em Filosofia) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23693
Data de defesa: 17-Dez-2020
Aparece nas coleções:Doutorado em Filosofia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese - Ana Rosa Lessa Luz - 2020 - Completa.pdf2,73 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.