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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23695
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Mediação e afeto nas narrativas visuais fluidas: Female Gaze em Kamala Khan (Ms. Marvel) |
Título(s) alternativo(s): | Mediation and Affect in Fluid Visual Narratives: Female Gaze in Kamala Khan (Ms. Marvel) |
Autor: | Roxo, Laïs Coutinho ![]() |
Primeiro orientador: | Oliveira, Fátima Cristina Regis Martins de |
Primeiro membro da banca: | Gonçalves, Fernando do Nascimento |
Segundo membro da banca: | Silva, Patricia Rebello da |
Terceiro membro da banca: | Soares, Letícia Perani |
Quarto membro da banca: | Franco, José Carlos Messias Santos |
Quinto membro da banca: | Leporace, Camila De Paoli |
Resumo: | Esta tese toma como ponto de partida a teoria do female gaze, teoria cinematográfica de Joey Soloway (2016), que parte da premissa de que mulheres criadoras de conteúdo desenvolvem personagens femininas a partir de suas próprias vivências. Como objetivo geral, esta pesquisa visa investigar de que formas o comportamento do female gaze (2016) contribui para a compreensão dos processos de significação e engajamento emocional em histórias em quadrinhos, tomando a história de origem de Kamala Khan como objeto de estudo. Dividida em três atos, a teoria explora estruturas narrativas diferenciadas baseadas na experiência feminina. Este estudo amplia essa abordagem para as histórias em quadrinhos, analisando os títulos “Nada Normal” e “Questões Mil” de Ms. Marvel (2014), criados por Sana Amanat e G. Willow Wilson, que narram a origem de Kamala Khan, uma super-heroína americano-paquistanesa muçulmana de 16 anos. A pesquisa se fundamenta em autores como Richard Grusin, Fátima Regis, Brian Massumi, Francisco Varela e Sara Ahmed para mobilizar conceitos sobre afeto, emoção e mediação, buscando compreender como os afetos são mediados nas histórias em quadrinhos. Outros referenciais teóricos incluem Isabella Anchieta (2014), para explorar o processo de identificação através de imagens; Donna Haraway (1994), José Gil (2006) e Ieda Tucherman (2004), para refletir sobre o medo e o corpo monstruoso; e Oyèrónkẹ́ Oyěwùmí (1997), para analisar as características decoloniais da personagem. A metodologia parte da aplicação crítica do conceito de female gaze desenvolvido por Soloway (2016), estruturado pelos atos: (1) "sentir-se ver", (2) "mostrar como é ser o objeto do olhar" e (3) "devolver o olhar", concentrando-se na identificação desses atos na narrativa e na análise das mediações e afetações emergentes. Os resultados demonstram que os atos descritos por Soloway (2016) são observáveis e adaptáveis ao meio dos quadrinhos, evidenciando sua aplicabilidade e reforçando como a subjetividade feminina molda tanto a criação quanto a recepção narrativa. |
Abstract: | This thesis takes as its starting point the theory of female gaze, a cinematic theory by Joey Soloway (2016), which is based on the premise that female content creators develop female characters based on their own experiences. As a general objective, this research aims to investigate how the behavior of female gaze (2016) contributes to the understanding of the processes of signification and emotional engagement in comic books, taking the origin story of Kamala Khan as the object of study. Divided into three acts, the theory explores differentiated narrative structures based on the female experience. This study extends this approach to comic books, analyzing the titles “No Normal” and “Generation Why” of Ms Marvel (2014), created by Sana Amanat and G. Willow Wilson, which narrate the origin of Kamala Khan, a 16-year-old American Pakistani Muslim superheroine. The research is based on authors such as Richard Grusin, Fátima Regis, Brian Massumi, Francisco Varela and Sara Ahmed to mobilize concepts about affect, emotion and mediation, seeking to understand how affects are mediated in comic books. Other theoretical references include Isabella Anchieta (2014), to explore the process of identification through images; Donna Haraway (1994), José Gil (2006) and Ieda Tucherman (2004), to reflect on fear and the monstrous body; and Oyèrónkẹ́ Oyěwùmí (1997), to analyze the decolonial characteristics of the character. The methodology starts from the critical application of the concept of female gaze developed by Soloway (2016), structured by the acts: (1) “feeling seeing”, (2) “showing how it feels to be the object of the gaze” and (3) “returning the gaze”, focusing on the identification of these acts in the narrative and the analysis of the emerging mediations and affects. The results demonstrate that the acts described by Soloway (2016) are observable and adaptable to the comics medium, evidencing their applicability and reinforcing how female subjectivity shapes both narrative creation and reception |
Palavras-chave: | Female gaze Mediação Afeto Miss Marvel História em quadrinhos Female Gaze Mediation Affection Miss Marvel Comics |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Comunicação Social |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Comunicação |
Citação: | ROXO, Laïs. Mediação e afeto nas narrativas visuais fluidas: Female Gaze em Kamala Khan (Ms. Marvel). 2025. 215 f. Tese (Doutorado em Comunicação) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025. |
Tipo de acesso: | Acesso Restrito |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23695 |
Data de defesa: | 26-Fev-2025 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Comunicação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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