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Tipo do documento: Tese
Título: Bordar e guardar: o imaginário feminino na Coleção Nina Sargaço
Título(s) alternativo(s): Embroidering and saving: the female imaginary in the Nina Sargaço Collection
Autor: Rocha, Rosana Gomes dos Santos 
Primeiro orientador: Mignot, Ana Chrystina Venancio
Primeiro membro da banca: Alves, Nilda Guimarães
Segundo membro da banca: Souza, Elizeu Clementino de
Terceiro membro da banca: Lima, Ricardo Gomes
Quarto membro da banca: López Pérez, Oresta
Resumo: Analisar a Coleção Nina Sargaço, constituída por trabalhos manuais, em especial, bordados, explorando sua importância no processo de educação das mulheres no ambiente doméstico e escolar, a partir das primeiras décadas do século XX, é o horizonte deste texto. Compreendida como um saber-fazer milenar que revela o imaginário feminino, expressões artísticas e modos de ser, a arte de bordar vem se transformando ao longo dos anos, o que convida a interpretar alguns dos itens que integram a respectiva coleção, como métodos de estudos, livros, revistas, jornais, cadernos, álbuns de amostra, entre outros, entrecruzados com depoimentos da colecionadora. No processo de interrogar a coleção, dialogamos com Pomian (1984) e Baudrillard (2004) sobre formação e desenvolvimento de coleções; Menezes (2008), Le Goff (1996) e Halbwachs (1990) sobre as memórias individuais e coletivas que circundam o bordado enquanto saber-fazer; Gonçalves (2009) sob o ponto de vista do patrimônio cultural; Parker (2010), Pereira (2023) e Louro (2004) sobre a influência desse saber-fazer na vida das mulheres; Durand (2010) sobre imaginário feminino; Perrot (2010), Bourdieu (1999) e López-Pérez (2008) sobre representações sociais e distinções por gênero na esfera pública e privada; entre outros autores. A arquitetura da tese contempla três capítulos em que são examinados os itens da coleção, os modos de saber-fazer, a relação com a educação feminina, bem como a ressignificação do bordado enquanto prática da submissão e do recato. A pesquisa pretende contribuir para a preservação desse saber-fazer consagrado como patrimônio cultural, que reúne diferentes processos de ensino aprendizagem relevantes para a história da educação, garantindo a transmissão desses conhecimentos para as futuras gerações.
Abstract: The aim of this text is to analyze the Nina Sargaço Collection, which consists of handicrafts, especially embroidery, exploring its importance in the process of educating women in the home and school environment, from the first decades of the 20th century onwards. Understood as an ancient know-how that reveals the female imagination, artistic expressions and ways of being, the art of embroidery has been transformed over the years, which invites us to interpret some of the items that make up the respective collection, such as study methods, books, magazines, newspapers, notebooks, sample albums, among others, intertwined with testimonies from the collector. In the process of interrogating the collection, we dialogued with Pomian (1984) and Baudrillard (2004) on the formation and development of collections; Menezes (2008), Le Goff (1996) and Halbwachs (1990) on the individual and collective memories that surround embroidery as a know-how; Gonçalves (2009) from the point of view of cultural heritage; Parker (2010), Pereira (2023) and Louro (2004) on the influence of this know-how on women's lives; Durand (2010) on the female imaginary; Perrot (2010), Bourdieu (1999) and López-Pérez (2008) on social representations and gender distinctions in the public and private spheres; among other authors. The thesis structure includes three chapters in which the items of the collection, the modes of know-how, the relationship with female education, as well as the resignification of embroidery as a practice of submission and modesty are examined. The research aims to contribute to the preservation of this know-how consecrated as cultural heritage, which brings together different teaching-learning processes relevant to the history of education, ensuring the transmission of this knowledge to future generations.
Palavras-chave: Bordado
Coleções
Educação feminina
Patrimônio cultural
Embroidery
Collections
Women's education
Cultural heritage
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: ROCHA, Rosana Gomes dos Santos. Bordar e guardar: o imaginário feminino na Coleção Nina Sargaço. 2025. 219 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23697
Data de defesa: 19-Fev-2025
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação



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