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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23698
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Entre lampejos e sobrevivências: uma docência em educação infantil nas/com as audiovisualidades |
Título(s) alternativo(s): | Between flashes and survivals: teaching in early childhood education with audiovisualities |
Autor: | Rossato, Bruno Costa Lima |
Primeiro orientador: | Soares, Maria da Conceição Silva |
Primeiro membro da banca: | Nolasco-Silva, Leonardo |
Segundo membro da banca: | Maldonado, Maritza Maciel Castrillon |
Terceiro membro da banca: | Maia, Vanessa |
Quarto membro da banca: | Maddalena, Tânia Lúcia |
Resumo: | Esta é uma pesquisa que nos leva numa viagem entre memórias. Memórias que acionei junto com professoras que, em formas outras, produzem seus saberes e subjetividades, compondo uma memória coletiva de um período tão tenebroso de nossas vidas, a pandemia do Covid-19. Para realizar essa tese, me propus a problematizar a docência em educação infantil com um grupo de professoras que atuaram, junto comigo, numa creche pública do município do Rio de Janeiro e, que lançamos mão da produção de vídeos e sons para buscar o fortalecimento de vínculos afetivos com as crianças no período da pandemia. Para essa viagem, pautado na tendência de pesquisa ‘nosdoscom’ os cotidianos, assumimos a total imersão do pesquisador no trabalho. Então, optei por algumas ideias/possibiidades em pesquisa que se tornaram os fios condutores de um emaranhado de pensamentos, que, enredadas, levaram a criação desta tese: a invenção (Kasrupp, 2001) da pesquisa, que surge em descaminhos e com as crises no percurso; memórias clandestinas e subterrâneas (Polak, 1989) em prol da produção do conhecimento; a noção de autoficcionalizarmos a ciência (Nolasco-Silva, 2024) para alargar a circulação do que produzimos; a interrogação: o que a pandemia nos ensinou em meio ao mundo em disforia epistemológica? (Preciado, 2023); os usos do audiovisual por pessoas comuns, ou seja, as audiovisualidades (Kilpp, 2012), que colocam as professoras de educação infantil na partilha do sensível (Rancière, 2009); a percepção de que as relações das professoras com os videos, no período pandêmico, produziram o que Didi-Huberman (2011) denomina como lampejos gerando uma estética da sobrevivência (Bhabha, 2011) da docência, dos currículos, de suas vidas. Desta forma, busco evidenciar a importância das memórias ‘individuaiscoletivas’ para colaborar em formas outras de expressar a (des)naturalização da docência em educação infantil entre os marcadores impostos pela sociedade e a dialogar sobre outros possíveis para uma docência mutante, um alargamento no que Preciado (2023) chama de mutação, a ruptura de uma percepção pautada na estética hegemônica que limita a sensibilidade e captura o desejo, mas que, a partir do horror pandêmico, nos levou a questionar: é possível sermos capazes de desejar de outro modo? (Preciado, 2023). Essas memórias nos ajudam a tatear uma docência em mutação, possibilitando práticas pedagógicas outras, bem como outras trajetórias de formação docente. |
Abstract: | This research takes us on a journey through memories. Memories that I triggered together with teachers who, in other ways, produce their knowledge and subjectivities, composing a collective memory of such a dark period in our lives, the Covid-19 pandemic. In order to carry out this thesis, I set out to problematize teaching in early childhood education with a group of teachers who worked with me in a public nursery school in the municipality of Rio de Janeiro and who used video and sound production to try to strengthen emotional bonds with the children during the pandemic. For this trip, based on the 'nosdoscom' research trend, we assumed the total immersion of the researcher in the work. So, I opted for some ideas/possibilities in research that became the guiding threads of a tangle of thoughts, which, entangled, led to the creation of this thesis: the invention (Kasrupp, 2001) of research, which arises in detours and with crises along the way; clandestine and underground memories (Polak, 1989) in favor of the production of knowledge; the notion of autofictionalizing science (Nolasco-Silva, 2024) to widen the circulation of what we produce; the question: what has the pandemic taught us in the midst of a world in epistemological dysphoria? (Preciado, 2023); the uses of audiovisuals by ordinary people, that is, audiovisualities (Kilpp, 2012), which place early childhood teachers in the sharing of the sensible (Rancière, 2009); the perception that the teachers' relationships with the videos, during the pandemic, produced what Didi-Huberman (2011) calls flashes, generating an aesthetic of survival (Bhabha, 2011) of teaching, of curricula, of their lives. In this way, I seek to highlight the importance of 'individual-collective' memories in order to collaborate in other ways of expressing the (de)naturalization of teaching in early childhood education among the markers imposed by society and to dialogue about other possibilities for a mutant teaching, a widening in what Preciado (2023) calls mutation, the rupture of a perception based on hegemonic aesthetics that limits sensitivity and captures desire, but which, based on the pandemic horror, has led us to question: is it possible to be able to desire in another way? (Preciado, 2023). These memories help us grope our way through a changing teaching profession, making other pedagogical practices possible, as well as other teacher training trajectories. |
Palavras-chave: | Audiovisualidades Docência Memória covi-19 Audiovisualities Teaching Memory |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | ROSSATO, Bruno Costa Lima . Entre lampejos e sobrevivências: uma docência em educação infantil nas/com as audiovisualidades. 2025. 142 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025. |
Tipo de acesso: | Acesso Restrito |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23698 |
Data de defesa: | 19-Fev-2025 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Educação |
Arquivos associados a este item:
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