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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23699
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Inventário das políticas públicas de educação de jovens e adultos em Angra do Reis 1989-2000 |
Título(s) alternativo(s): | Inventory of public policies for youth and adult education in Angra dos Reis 1989-2000 |
Autor: | Ferraz, Rafael de Abreu ![]() |
Primeiro orientador: | Paiva, Jane |
Primeiro membro da banca: | Alcântara, Alzira Batalha |
Segundo membro da banca: | Peregrino, Mônica Dias |
Terceiro membro da banca: | Sales, Sandra Regina |
Quarto membro da banca: | Kalman, Judith |
Resumo: | O presente trabalho busca compreender, a partir da cartografia como instrumento de coleta e interpretação de dados, princípios, concepções e propostas desenvolvidas como políticas públicas voltadas ao atendimento da educação de jovens e adultos no município de Angra dos Reis, no período de 1989-2000. Adota-se a abordagem do ciclo de políticas (BOWE, BALL, GOLD, 1992; BALL, 1994) como referencial para o estudo e análise da formulação de políticas sociais e educacionais, por se tratar de material teórico-analítico não estático, mas de potência dinâmica e flexível. Os questionamentos centrais da pesquisa partiram das indagações: como podem ser compreendidas políticas públicas educacionais e de educação de jovens e adultos, especificamente do município de Angra dos Reis, entre os anos de1989-2000, no contexto da redemocratização do país, quando princípios como acesso ao direito à educação; qualidade da educação e gestão democrática constituíram pilares da Constituição de 1988? Como esses princípios se expressaram entre estudiosos que revelaram experiências e memórias de autores e interlocutores visitados por esses autores? De que forma estudos já realizados e a abordagem metodológica apresentada ajudam a construir um escorço histórico das políticas públicas de EJA desenvolvidas no período dos governos do Partido dos Trabalhadores (PT) em Angra dos Reis? Para responder a essas questões fundantes, a investigação da memória documental e de estudos acadêmicos sobre a EJA em Angra dos Reis, fez emergir a valorização e participação populares nos processos decisórios junto à estrutura governamental. A pesquisa trata e interpreta esses achados citados, cartografando conceitos, espaços, tempos, territórios e concepções desenvolvidas pelo poder público, com o envolvimento de munícipes, de maneira a alimentar a compreensão do acervo recolhido e registrar, criticamente, a história realizada, de modo a servir como mais uma fonte de consulta e subsídio a pesquisadores, professores e estudantes de EJA. |
Abstract: | The present work seeks to understand, through cartography as a tool for data collection and understanding, the principles, conceptions and proposals developed as public policies aimed at the care of youth and adult education in the municipality of Angra dos Reis, during the period 1989-2000. We adopt the policy cycle approach (BOWE, BALL, GOLD, 1992; BALL, 1994) as a reference for the study and analysis of the formulation of social and educational policies, because it is not static theoretical-analytical material, but dynamic and flexible. The central questions of the research were based on the following questions: how can public educational, youth and adult education policies be understood, specifically in the municipality of Angra dos Reis, between 1989-2000, in the context of the re-democratization of the country, when principles such as access to the right to education, quality of education and democratic management were the pillars of the 1988 Constitution? How were these principles expressed among scholars who revealed experiences and memories of authors and interlocutors visited by these authors? How do studies already carried out and the methodological approach presented help to build a historical outline of the public policies for EJA developed during the Workers Party (PT) governments in AngradosReis? To answer these fundamental questions, the investigation of the documental memory and of academic studies about EJA in Angra dos Reis, brought out the popular appreciation and participation in the decision making processes with the governmental structure. The research treats and understands these cited findings, mapping concepts, spaces, times, territories and conceptions developed by the public power, with the involvement of municipalities, in order to feed the understanding of the collected collection and to critically register the accomplished history, so as to serve as another source of consultation and subsidy to researchers, teachers and students of EJA. |
Palavras-chave: | Educação de jovens e adultos Políticas públicas Angra dos Reis Partido dos Trabalhadores Youth and adult education Public policies |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | FERRAZ, Rafael de Abreu. Inventário das políticas públicas de educação de jovens e adultos em Angra do Reis 1989-2000. 2022. 183 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Restrito |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23699 |
Data de defesa: | 22-Nov-2022 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Educação |
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