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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23701
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Ensino, saúde e ambiente na formação docente: reflexões a partir de concepções de licenciandos e egressos do curso de Ciências Biológicas da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Título(s) alternativo(s): | Teaching, Health, and Environment in Teacher Training: reflections based on the conceptions of undergraduate students and graduates of the Biological Sciences course at the Faculdade de Formação de Professores of Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Autor: | Kuntz, Laís Nascimento Menezes ![]() |
Primeiro orientador: | Santos, Maria Cristina Ferreira dos |
Primeiro membro da banca: | Beiral, Hellen Jannisy Vieira |
Segundo membro da banca: | Bomfim, Alexandre Maia do |
Resumo: | Saúde e ambiente são temas em discussão por órgãos reguladores e pela comunidade científica nas áreas da educação e do ensino, assim como estão presentes na educação básica, nas diferentes modalidades de ensino e disciplinas escolares. Por meio da educação, é possível contribuir para que conceitos tanto de saúde quanto de ambiente sejam construídos criticamente. Para isso, faz-se necessário investigar a formação inicial e continuada de professores, pois a compreensão dos docentes sobre o ensino de saúde e ambiente influencia suas práticas escolares. O objetivo desta pesquisa foi compreender e refletir sobre concepções sobre ensino, saúde e ambiente e suas relações de licenciandos e egressos do curso de Ciências Biológicas - Licenciatura da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, e como pensam as contribuições de sua formação inicial e continuada para o ensino de saúde e ambiente na educação básica. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa e foram realizados: levantamento de artigos publicados em periódicos, teses e dissertações sobre o tema; aplicação de questionários; realização de entrevistas semiestruturadas com estudantes e professores egressos do curso; e análise de ementas de disciplinas do curso. Foi utilizada a técnica de análise de conteúdo para o tratamento dos dados. A análise indicou que licenciandos e egressos participantes da pesquisa compreendiam a importância da relação entre saúde e ambiente e sua abordagem nas escolas, bem como a necessidade de formação continuada frente a estas questões; e apresentavam visões simplistas e paradigmáticas sobre conceitos que se relacionavam a suas atuações. A análise das respostas e depoimentos dos participantes, bem como das ementas das disciplinas, evidenciou pouca discussão sobre a relação saúde e ambiente no currículo do curso, sendo estágios extracurriculares, como o PIBID e a Residência Pedagógica, indicados por licenciandos e egressos como importantes por contribuírem para a formação dos futuros professores nessas temáticas. Ressalta-se a importância do aprofundamento das relações entre ensino, saúde e ambiente nos currículos de cursos de formação inicial e continuada de professores. Considera-se importante repensar o ensino de saúde e ambiente e suas relações de forma interdisciplinar e contextualizada socialmente, de modo a proporcionar a articulação entre teoria e prática para a formação de professores para a educação básica. |
Abstract: | Health and the environment are topics under discussion by regulatory bodies and the scientific community in the areas of education and teaching, and are also present in elementary education, in distinct types of teaching and school subjects. Through education, it is possible to contribute to the critical construction of concepts of both health and the environment. To this end, it is necessary to investigate the initial and continuing teachers’ formation since teachers' understanding of teaching health and the environment influences their school practices. The objective of this research was to understand and reflect on the conceptions of undergraduate and graduate students of the Biological Sciences - Teachers’ Training Course at the Faculdade de Formação de Professores of Universidade do Estado do Rio de Janeiro about teaching, health and the environment and their relationships, and how they think about the contributions of their initial and continuing teachers’ training course of health and the environment in elementary and high school education. The research had a qualitative approach, and the following were carried out: a survey of articles published in journals, theses, and dissertations on the subject; the application of questionnaires, semi-structured interviews with students and teachers who graduated from the course and analysis of disciplines. The content analysis technique was used to process the data. The analysis indicated that undergraduate and graduate students understood the importance of the relationship between health and the environment and its approach in schools, as well as the need for continuing education regarding these issues; and presented simplistic and paradigmatic views on concepts related to their activities. The analysis of the participants' responses and statements and the course syllabi showed little discussion of the relationship between health and the environment in the course curriculum, with extracurricular internships such as PIBID and Pedagogical Residency indicated by undergraduate and graduate students as important for contributing to the training of future teachers in approaches to these themes. The importance of deepening the relationships between teaching, health, and the environment in the curricula of initial and continuing teacher training courses is emphasized. It is considered important to rethink the teaching of health and the environment and their relationships in an interdisciplinary and socially contextualized way, in order to provide the articulation between theory and practice for the training of teachers for elementary and high school education. |
Palavras-chave: | Ensino de biologia Educação em saúde Educação ambiental Formação inicial e continuada Biology education Health education Environmental education Initial and continued teacher education |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade |
Citação: | KUNTZ, Laís Nascimento Menezes. Ensino, saúde e ambiente na formação docente: reflexões a partir de concepções de licenciandos e egressos do curso de Ciências Biológicas da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 2024. 156 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23701 |
Data de defesa: | 30-Set-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade |
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