Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23702
Tipo do documento: | Tese |
Título: | O Instituto Profissional Feminino Orsina da Fonseca e a governamentalidade dos corpos das mulheres através da ordem educacional (1915 – 1945) |
Título(s) alternativo(s): | The Orsina da Fonseca Women’s Professional Institute and the governmentality of women's bodies through the educational order (1915 – 1945) |
Autor: | Alves, Teresa Vitória Fernandes ![]() |
Primeiro orientador: | Sepulveda, Denize de Aguiar Xavier |
Primeiro membro da banca: | Auad, Daniela |
Segundo membro da banca: | Mourão, Alda Maria Martins |
Terceiro membro da banca: | Silva, Alexandra Lima da |
Quarto membro da banca: | Mendonça, Amanda André de |
Resumo: | O contato com o espólio do Instituto Profissional Feminino Orsina da Fonseca (IPFOF) suscitou uma série de questionamentos bem atuais. A forma pela qual o Estado orientava a formação feminina, determinando para as alunas o que entendia ser ―o seu lugar na sociedade‖, levanta a importância de dar a conhecer os papéis que foram atribuídos às mulheres e que, de alguma forma, ainda sobrevivem nas nossas relações sociais. A análise do material didático, dos regimentos internos, das fichas pessoais e de todo o material produzido e veiculado na instituição, entre os anos de 1915 até 1945, revela um universo de dados que permitem delimitar a conduta esperada de professoras(es), enquanto educadoras(es) e reprodutoras(es) dos valores da época, e das alunas em formação. Através destes padrões de comportamento pré-estabelecidos, da resposta cotidiana as regras determinadas pelo Estado conseguiremos estabelecer a importância de um modelo educacional para a formação de um conceito de cidadania, no qual as mulheres têm a sua função social normatizada e o seu papel como cidadãs limitado. Neste sentido, o IPFOF é o espelho do feminino no Rio de Janeiro (capital do país nesse momento) e no Brasil durante o período tratado. |
Abstract: | Dealing with the estate of the Instituto Profissional Feminino Orsina da Fonseca (IPFOF) raised a series of very current questions. The way in which the State guided female education, determining for students what it understood to be ―their place in society‖ raises the importance of making known the roles that were attributed to women and that, in some way, still survive in our social relations. The analysis of the teaching material, internal regulations, personal files and all the material produced and disseminated in the institution from 1915 to 1945 reveals a universe of data that allows us to define the conduct expected from teachers, as educator(s) and reproducer of the values of the time, and of the students in training. Through these pre-established patterns of behavior, from the daily response to the rules determined by the State, we will be able to establish the importance of an educational model for the foundation of a concept of citizenship, in which women have their social function standardized and their role as limited citizens. In this sense, IPFOF is the reflect of women in Rio de Janeiro (the country's capital then) and in Brazil throughout the covered period. |
Palavras-chave: | Corpo Políticas educacionais História da educação brasileira Relação de gênero Práticas educativas Body Educational policies History of brazitian education Gender relation Educational practices |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais |
Citação: | ALVES, Teresa Vitória Fernandes. O Instituto Profissional Feminino Orsina da Fonseca e a governamentalidade dos corpos das mulheres através da ordem educacional (1915 – 1945). 195 f. Tese (Doutorado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23702 |
Data de defesa: | 6-Jun-2024 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese - Teresa Vitória Fernandes Alves - 2024 - Completa.pdf | Documento principal | 19,16 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Termo - Teresa Vitória Fernandes Alves - 2025.pdf | 1,87 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia | |
CRN - Teresa Vitória Fernandes Alves - 2025.pdf | 267,94 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.