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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23702
Tipo do documento: Tese
Título: O Instituto Profissional Feminino Orsina da Fonseca e a governamentalidade dos corpos das mulheres através da ordem educacional (1915 – 1945)
Título(s) alternativo(s): The Orsina da Fonseca Women’s Professional Institute and the governmentality of women's bodies through the educational order (1915 – 1945)
Autor: Alves, Teresa Vitória Fernandes 
Primeiro orientador: Sepulveda, Denize de Aguiar Xavier
Primeiro membro da banca: Auad, Daniela
Segundo membro da banca: Mourão, Alda Maria Martins
Terceiro membro da banca: Silva, Alexandra Lima da
Quarto membro da banca: Mendonça, Amanda André de
Resumo: O contato com o espólio do Instituto Profissional Feminino Orsina da Fonseca (IPFOF) suscitou uma série de questionamentos bem atuais. A forma pela qual o Estado orientava a formação feminina, determinando para as alunas o que entendia ser ―o seu lugar na sociedade‖, levanta a importância de dar a conhecer os papéis que foram atribuídos às mulheres e que, de alguma forma, ainda sobrevivem nas nossas relações sociais. A análise do material didático, dos regimentos internos, das fichas pessoais e de todo o material produzido e veiculado na instituição, entre os anos de 1915 até 1945, revela um universo de dados que permitem delimitar a conduta esperada de professoras(es), enquanto educadoras(es) e reprodutoras(es) dos valores da época, e das alunas em formação. Através destes padrões de comportamento pré-estabelecidos, da resposta cotidiana as regras determinadas pelo Estado conseguiremos estabelecer a importância de um modelo educacional para a formação de um conceito de cidadania, no qual as mulheres têm a sua função social normatizada e o seu papel como cidadãs limitado. Neste sentido, o IPFOF é o espelho do feminino no Rio de Janeiro (capital do país nesse momento) e no Brasil durante o período tratado.
Abstract: Dealing with the estate of the Instituto Profissional Feminino Orsina da Fonseca (IPFOF) raised a series of very current questions. The way in which the State guided female education, determining for students what it understood to be ―their place in society‖ raises the importance of making known the roles that were attributed to women and that, in some way, still survive in our social relations. The analysis of the teaching material, internal regulations, personal files and all the material produced and disseminated in the institution from 1915 to 1945 reveals a universe of data that allows us to define the conduct expected from teachers, as educator(s) and reproducer of the values of the time, and of the students in training. Through these pre-established patterns of behavior, from the daily response to the rules determined by the State, we will be able to establish the importance of an educational model for the foundation of a concept of citizenship, in which women have their social function standardized and their role as limited citizens. In this sense, IPFOF is the reflect of women in Rio de Janeiro (the country's capital then) and in Brazil throughout the covered period.
Palavras-chave: Corpo
Políticas educacionais
História da educação brasileira
Relação de gênero
Práticas educativas
Body
Educational policies
History of brazitian education
Gender relation
Educational practices
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais
Citação: ALVES, Teresa Vitória Fernandes. O Instituto Profissional Feminino Orsina da Fonseca e a governamentalidade dos corpos das mulheres através da ordem educacional (1915 – 1945). 195 f. Tese (Doutorado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23702
Data de defesa: 6-Jun-2024
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais



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