Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23704
Tipo do documento: Dissertação
Título: A auditoria interna como instrumento de gestão: avaliando a maturidade da governança de uma instituição municipal do Rio de Janeiro
Título(s) alternativo(s): The internal auditing as a management tool: assessing the governance maturity of a municipal institution in Rio de Janeiro
Autor: Souza, Marcia Cristina Santana de 
Primeiro orientador: Oliveira, André Ribeiro de
Primeiro membro da banca: Silva, Branca Regina Cantisano dos Santos e
Segundo membro da banca: Raupp, Augusto da Cunha
Resumo: Esta pesquisa objetivou avaliar o nível da maturidade da governança pública de uma sociedade de economia mista da região metropolitana do estado do Rio de Janeiro. A avaliação se deu pela percepção da pesquisadora por atuar no departamento de controle interno da instituição. O modelo de avaliação e metodologia utilizado foi desenvolvido pelo Tribunal de Contas da União – TCU por meio da aplicação de questionário de autoavaliação de controle, respondido por gestores das áreas de primeiro escalão da organização. Trata-se de uma pesquisa exploratória uma vez que o enfoque principal foi a interpretação dos dados relativos ao estado atual de um fenômeno, desenvolvida na forma de estudo de caso. Os resultados revelam que sem possuir as condições mínimas de funcionamento não há como o sistema de controle interno funcionar dentro dos padrões mínimos de governança pública, deixando este de atuar como protagonista no processo de governança da instituição, fato que contribui sobremaneira para ampliar o risco nos processos de trabalhos relacionados à gestão.
Abstract: This research aimed to assess the maturity level of public governance in a mixed-capital company in the metropolitan region of the state of Rio de Janeiro. The evaluation was based on the researcher's perception of working in the institution's internal control department. The evaluation model and methodology used was developed by the Federal Court of Accounts – TCU through the application of a control self-assessment questionnaire, answered by managers of the organization's top-level areas. This is an exploratory research since the main focus was the interpretation of data related to the current state of a phenomenon, developed in the form of a case study. The results reveal that without having the minimum operating conditions, there is no way for the internal control system to function within the minimum standards of public governance, leaving it to act as a protagonist in the institution's governance process, a fact that contributes greatly to increase the risk in work processes related to management.
Palavras-chave: Governança pública
Auditoria interna
Sociedade de economia mista – Rio de Janeiro (Município)
Public Governance
Internal Audit
Joint Stock Company
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Ciências Sociais::Faculdade de Administração e Finanças
Programa: Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Gestão Pública
Citação: SOUZA, Marcia Cristina Santana de. A auditoria interna como instrumento de gestão: avaliando a maturidade da governança de uma instituição municipal do Rio de Janeiro, 2022. 112 f. Dissertação (Mestrado em Controladoria e Gestão Pública) - Faculdade de Administração e Finanças, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23704
Data de defesa: 16-Fev-2023
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Controladoria e Gestão Pública



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.