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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23705
Tipo do documento: Dissertação
Título: Tentativas de escuta das infâncias em territórios ditos periféricos: narrativa com crianças nas múltiplas vias de experiência
Autor: Baptista, Aline Ribeiro de Sousa 
Primeiro orientador: Pires, Luciana Alves
Primeiro membro da banca: Noguera, Renato
Segundo membro da banca: Louzada, Virgínia Cecília da Rocha
Terceiro membro da banca: Seixas, Luciana Velloso da Silva
Resumo: A presente pesquisa tem como finalidade abordar uma pedagogia da escuta através da investigação que busca/tenta viver experiências com as crianças nos cotidianos de creche em território de favela. O estudo procura criar uma relação de escuta ativa na comunicação interpessoal e como ela pode ser experimentada na escola, explorando as teorias e conceitos relacionados à escuta, bem como as abordagens pedagógicas que enfatizam a importância desta na aprendizagem através de práticas brincantes, e como a pedagogia da escuta pode ser vivida na creche. Esta pesquisa foi realizada com alunos de faixa etária dos 4 aos 5 anos de idade matriculados na Creche Municipal Samora Moisés Machel, que pertence à rede pública da cidade do Rio de Janeiro e se encontra localizada no território do Complexo de Manguinhos, mais precisamente na comunidade conhecida como Mandela II. A pesquisa assume um caráter autobiográfico por ser exercido por uma professora pesquisadora, que se debruça sobre a própria prática. Trago os exercícios de memória presentes emmeus cadernos de campo e diários de bordo. A escuta e a narrativa estão nas experiências com as crianças nos territórios de favela: Complexo de Manguinhos e adjacências, e sua relação com a necessidade do debate, de falar e de ser ouvida. Nesse sentido, este trabalho aspira argumentar que a escuta ativa engajada é fundamental para a aprendizagem significativa e para o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais, destacando a importância de incorporar a pedagogia da escuta na prática educacional para criar um ambiente de aprendizagem mais participativo, colaborativo e inclusivo, inquietando a discussão nos conceitos apresentados por Vea Vecchi (2017), Paulo Sérgio Fochi (2019), Paula Sibilia (2016), Paulo Freire (2019), Conceição Evaristo (2017), Marcus Faustini (2009), Carolina Maria de Jesus (2014), e Walter Benjamin (1989).
Abstract: The purpose of this research is to address a pedagogy of listening through research that seeks/attempts to live experiences with children in day care centers in slums. The study seeks to create an active listening relationship in interpersonal communication and how it can be experienced at school, exploring the theories and concepts related to listening, as well as the pedagogical approaches that emphasize its importance in learning through playful practices and how the pedagogy of listening can be experienced in the day care center. This research was carried out with students aged between 4 and 5 years old, enrolled in the Creche Municipal Samora Moisés Machel, which belongs to the public network of the city of Rio de Janeiro and is located in the territory of Complexo de Manguinhos, more precisely in the community known as Mandela II. The research takes on an autobiographical character as it is carried out by a researcher teacher, who focuses on her own practice. I bring the memory exercises present in my field notebooks and logbooks. Listening and narrative are in the experiences with children in favela territories: Complexo de Manguinhos and surroundings, and their relationship with the need for debate, to speak and to be heard. In this sense, this work aims to argue that engaged active listening is fundamental for meaningful learning and for the development of social and emotional skills, highlighting the importance of incorporating listening pedagogy into educational practice to create a more participatory, collaborative and inclusive learning environment, disquieting the discussion by the concepts presented by Vea Vecchi (2017), Paulo Sérgio Fochi (2019), Paula Sibilia (2016), Paulo Freire (2019), Conceição Evaristo (2017), Marcus Faustini (2009), Carolina Maria de Jesus (2014), Walter Benjamin (1989).
Palavras-chave: pedagogia da escuta
escuta ativa
periferias
mininarrativas
experiências
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
Citação: BAPTISTA, Aline Ribeiro de Sousa. Tentativas de escuta das infâncias em territórios ditos periféricos: narrativa com crianças nas múltiplas vias de experiência. 2024. 155 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23705
Data de defesa: 21-Ago-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação



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