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Tipo do documento: Dissertação
Título: Guia de Campo para a Praia de Sepetiba (RJ): uma proposta de roteiro para aulas de Biologia no Ensino Médio
Título(s) alternativo(s): Field Guide for Sepetiba Beach (RJ): a proposal for a script for Biology classes in High School
Autor: Silva, Vanessa Ivo Oliveira da 
Primeiro orientador: Siqueira, Andréa Espinola de
Primeiro membro da banca: Machado, Lúcio Paulo do Amaral Crivano
Segundo membro da banca: Pimentel, Douglas de Souza
Resumo: Espaços não formais de ensino são aqueles que se prestam a educação, mas não compõem o espaço escolar. Esses espaços dividem-se entre institucionalizados e não institucionalizados, sendo o primeiro tipo referente aos que estão sob a organização de uma instituição, tal qual os museus, e o segundo tipo referente aos ambientes naturais ou urbanos, como praias, parque e praças. Institucionalizados ou não, os espaços não formais podem ser úteis ao ensino de diversas disciplinas, entre eles Biologia. Entretanto, os espaços não institucionalizados, costumam ser menos utilizados, diante da carência de um material ou equipe que auxilie os docentes ou pessoas interessadas a estruturar uma atividade neste tipo de local. Nesse sentido, foi desenvolvido o Guia de Campo para a Praia de Sepetiba, aproveitando o potencial natural e histórico de uma região da cidade do Rio de Janeiro muitas vezes esquecida pelos próprios moradores locais. Para desenvolvimento do produto, foram realizadas diversas visitas ao local, mapeando o trajeto com o auxílio do aplicativo Geotracker® e obtendo informações com a equipe do Ecomuseu de Sepetiba, instituição sem fins lucrativos nascida como uma iniciativa endógena, ou seja, de moradores da região, organizada como um coletivo. Após a autorização da pesquisa pelo Comitê de Ética de UERJ, professores de Biologia de escolas públicas foram convidados a apreciar o Guia de Campo para a Praia de Sepetiba e responder um questionário sobre ele, validando este livro. Em suas respostas, destacaram que esta obra os auxiliaria no desenvolvimento de aulas no local, uma vez que consideram importante atividades em ambientes naturais. O produto elaborado se apresenta como um roteiro de visitação dos professores à região, abordando possibilidades de atividades no local escolhido, valorizando o trajeto idealizado pelo coletivo de moradores do bairro. Este produto busca auxiliar a elaboração de atividades no local, contendo tempo estimado do trajeto, distância percorrida, informações sobre a estrutura e pontos de interesse biológicos e históricos. As propostas de atividades a serem desenvolvidas valorizam o protagonismo do estudante no processo ensino aprendizagem através do método investigativo. Espera-se que a oportunidade de as escolas do entorno realizarem atividades fora do ambiente escolar, sem necessitar de grande deslocamento facilite o resgate da autoestima de moradores deste bairro que sofre as consequências negativas do desenvolvimento urbano irregular e acelerado. Deseja-se, também que professores de outras regiões da cidade possam utilizar o material para oportunizar seus alunos dessa vivência, divulgando esta localidade e despertando vocação científica ao ter contato com a diversidade dos variados ecossistemas.
Abstract: Non-formal teaching spaces are those that provide education but do not make up the school space. These spaces are divided between institutionalized and noninstitutionalized, being the first type referring to those who are under the organization of an institution, such as museums, and the second type referring to natural or urban environments, such as beaches, parks and squares. Institutionalized or not, non-formal spaces can be useful in teaching several subjects, such as Biology. However, non-institutionalized spaces are usually less used, given the lack of a material or staff to helps teachers or people interested in structuring activities in this type of place. In this sense, the Field Guide for Sepetiba Beach was developed, using the natural and historical potential of a region of the city of Rio de Janeiro often forgotten by the locals themselves. For the development of the product, several site visits were carried out, mapping the route with the help of the Geotracker® App and getting information from the staff of the Ecomuseu de Sepetiba, a non-profit institution born as an endogenous initiative, that is organized as a collective. After authorization of the research by Comitê de Ética of UERJ, public school Biology teachers were invited to appreciate the Field Guide to Sepetiba Beach and to answer a questionnaire about it, validating this book. In their responses, they emphasized that this work would assist them in the development of onsite lessons, since they consider important activities in natural environments. The elaborated product presents itself as a route of visitation of the teachers to the region, approaching possibilities of activities in the place chosen, valuing the route idealized by the collective of neighborhood residents. This product seeks to assist the elaboration of activities in the place, containing estimated time of the route, distance traveled, information on the structure and biological and historical points of interest. The proposals of activities to be developed value the protagonism of the student in the learning teaching process through the investigative method. It is hoped that the opportunity of neighboring schools to carry out activities outside the school environment, without requiring a large displacement, will facilitate the recovery of the self-esteem of residents of this neighborhood that suffers the negative consequences of irregular and accelerated urban development. It is also expected that teachers from other regions of the city can use the material to give their students the opportunity to live this experience, spreading information on this locality and creating scientific vocation for being closer to the diversity of ecosystems.
Palavras-chave: Espaço não formal de ensino
Roteiro de visitação
Educação Básica
Ecomuseu de Sepetiba
Non-formal teaching space
Tour of visitation
Basic Education
Sepetiba Ecomuseum
Sepetiba (Rio de Janeiro, RJ)
Educação não-formal
Biologia (Ensino médio) – Estudo e Ensino
Materiais de ensino
Área(s) do CNPq: CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro Biomédico::Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia, Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFBIO)
Citação: SILVA, Vanessa Ivo Oliveira da. Guia de Campo para a Praia de Sepetiba (RJ): uma proposta de roteiro para aulas de Biologia no Ensino Médio. 2019. 96 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) – Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23707
Data de defesa: 30-Jul-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Rede Nacional em Ensino de Biologia (PROFBIO)



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