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Tipo do documento: Tese
Título: Raízes epistemológicas dos discursos sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Título(s) alternativo(s): Epistemological roots of discourses on the National Common Curricular Base (NCCB)
Autor: Araujo, Marcele Juliane Frossard de 
Primeiro orientador: Sento-Sé, João Trajano de Lima
Primeiro coorientador: Garchet, Helena Maria Bomeny
Primeiro membro da banca: Coelho, Maria Claudia Pereira
Segundo membro da banca: Emerique, Raquel Balmant
Terceiro membro da banca: Burgos, Marcelo Tadeu Baumann
Quarto membro da banca: Freire, Américo Oscar Guichard
Resumo: A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi uma política pública educacional aprovada em 2017 sob intenso debate público que envolveu atores de diferentes setores, como o governo, organizações da sociedade civil, associações de ensino e pesquisa e fundações empresariais. O objetivo deste trabalho foi pesquisar sobre os discursos a respeito desta política, buscando mapear atores, instituições e relações para em seguida analisar as origens epistemológicas que os fundamentam. A metodologia de pesquisa combinou levantamento histórico, revisão sistemática de literatura, com metodologia qualitativa de campo e realização de entrevistas. A partir da análise deste material realizou-se o recorte de analisar a correlação entre perspectivas educacionais, especificamente sobre currículo, e relacioná-las com teorias sobre democracia. Isto foi feito a partir do contexto brasileiro, através de uma história da educação brasileira, e de teorias mais abrangentes, como as teorias sobre democracia. Inicialmente realizou-se uma análise sobre currículo, educação e democracia, em seguida, tratou-se dos conceitos de república e democracia. Assim sendo, o presente trabalho é uma investigação sobre a correlação entre os discursos sobre a BNCC, currículo, democracia e os posicionamentos políticos que fundamentaram posicionamentos de atores relevantes que participaram deste processo, culminando na aprovação desta política pública. Os principais resultados apontam para compreensões divergentes sobre o conceito de democracia, a função da educação e da escola para cada modelo democrático, diferenciado principalmente pela compreensão de modelos de participação democrática por meio do consenso ou do conflito.
Abstract: The National Common Curricular Base (BNCC) was a public education policy approved in 2017 under intense public debate that involved actors from different sectors, such as the government, civil society organizations, teaching and research associations, and business foundations. The objective of this work was to research the discourses regarding this policy, seeking to map actors, institutions, and relationships and then analyze the epistemological origins that underlie them. The research methodology combined historical survey, systematic literature review, qualitative field methodology, and interviews. Based on the analysis of this material, the focus was on analyzing the correlation between educational perspectives, specifically on curriculum, and relating them to theories on democracy. This was done from the Brazilian context, through a history of Brazilian education, and broader theories, such as theories on democracy. Initially, an analysis was carried out on curriculum, education, and democracy, then the concepts of republic and democracy were addressed. Therefore, this study investigates the correlation between discourses on the BNCC, curriculum, democracy, and the political positions that supported the positions of relevant actors who participated in this process, culminating in the approval of this public policy. The main results point to divergent understandings of the concept of democracy, the role of education and school for each democratic model, differentiated mainly by the understanding of models of democratic participation through consensus or conflict.
Palavras-chave: Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Políticas públicas
Educação
Democracia
Teoria política
National Common Curricular Base
Public policies
Education
Democracy
Political theory
Área(s) do CNPq: OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Ciências Sociais::Instituto de Ciências Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
Citação: FROSSARD, M. Raízes epistemológicas dos discursos sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 2020. 215 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Instituto de Ciências Sociais, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23709
Data de defesa: 30-Nov-2020
Aparece nas coleções:Doutorado em Ciências Sociais

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