Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23735
Tipo do documento: Dissertação
Título: O ensino da organização política e econômica do espaço mundial no 8º ano do ensino fundamental a partir de jogos e atividades lúdicas
Título(s) alternativo(s): Teaching the political and economic organization of global space in the 8th grade of middle school through games and playful activities
Autor: Castro, Alexandre Perez Menezes de 
Primeiro orientador: Pieri, Vitor Stuart Gabriel de
Primeiro membro da banca: Padilha, Marcela do Nascimento
Segundo membro da banca: Luigi Junior, Ricardo Abrate
Terceiro membro da banca: Oliveira, Fabiana de
Resumo: Este trabalho é fruto de estudos cujo objetivo geral é desenvolver um recurso educacional que auxilie no processo de ensino e aprendizagem de Geografia sobre a organização política e econômica do espaço mundial no 8º ano do Ensino Fundamental. Tendo em vista a relevância da temática, destacada tanto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) quanto pelos currículos de redes públicas de educação, e a necessidade de desenvolver um raciocínio geográfico nos alunos, propõe-se a utilização de metodologias que vão além das tradicionais lousas e livros didáticos. Acredita-se que a utilização de jogos e atividades lúdicas pode ser um caminho eficaz para despertar maior interesse e compreensão dos estudantes, trabalhando desde conceitos iniciais até análises mais abrangentes, multifacetadas e globais. Para tanto, foi desenvolvida uma sequência didática cuja contribuição aponta para a potencialização do engajamento, da motivação e da aprendizagem significativa, além de estimular o pensamento crítico e a participação ativa dos alunos.
Abstract: This work is the result of studies whose overarching objective is to develop an educational resource to aid in the teaching and learning of Geography, focusing on the political and economic organization of the global space for 8th-grade students in Middle Education. Given the relevance of this theme—highlighted both in the National Common Curricular Base (BNCC) and in the curricula of public education networks—and the need to foster geographic reasoning among students, this study proposes methodologies that go beyond traditional blackboards and textbooks. It is believed that the use of games and playful activities can be an effective way to spark greater interest and understanding in students, progressing from foundational concepts to broader, global analyses. To this end, a instructional sequence was developed, with its primary contribution being the enhancement of engagement, motivation, and meaningful learning, as well as the stimulation of critical thinking and active student participation.
Palavras-chave: Ensino de geografia
Atividades lúdicas
Sequência didática
Geography teaching
Playful activities
Instructional sequence
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Geografia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Geografia (PPEG)
Citação: CASTRO, Alexandre Perez Menezes de. O ensino da organização política e econômica do espaço mundial no 8º ano do ensino fundamental a partir de jogos e atividades lúdicas. 2025. 166 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Geografia (PPEG)) - Instituto de Geografia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23735
Data de defesa: 24-Mar-2025
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Geografia em Rede Nacional (PROFGEO)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.