Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23746
Tipo do documento: | Tese |
Título: | O samba sincopado de Geraldo Pereira: (des)compassos na trilha sonora de um sambista multifacetado |
Título(s) alternativo(s): | The syncopated samba of Geraldo Pereira: (a)tonalities in the soundtrack of a versatile samba composer |
Autor: | Koopmans, Michel Armand ![]() |
Primeiro orientador: | Dealtry, Giovanna Ferreira |
Primeiro membro da banca: | Oliveira, Leonardo Davino de |
Segundo membro da banca: | Conforte, André Nemi |
Terceiro membro da banca: | Diniz, Júlio César Valladão |
Quarto membro da banca: | Aragão, Pedro |
Resumo: | O presente trabalho estuda as diversas facetas do compositor e sambista Geraldo Pereira (1918-1955). Apresenta-se a biografia do artista e sua suposta incorporação da figura do sambista “autêntico”, assim como seu estilo composicional, o papel reservado de sua obra na historiografia da música popular brasileira e sua recepção crítica. Também se atenta para a questão de autoria e comércio de sambas. O retrato feminino conforme traçado nas letras das composições geraldopereirenses analisa-se a partir de um levantamento das letras dos sambas que apresentam discurso sentimental e lírico que permeia parte considerável da produção musical do compositor. Por via de uma leitura das musas evocadas nas letras desta parte do corpus, procura-se estabelecer um diálogo interartes entre as imagens femininas esboçadas nos sambas e as personagens de alguns romances-clássicos da literatura brasileira. Atenta-se também, em determinada fase de sua produção, para o favorecimento de uma musa real, de identidade definida, em detrimento às musas “anônimas”. Ademais, se aprecia a atuação de Geraldo Pereira no cinema, flagrando sua performance de cancionista no seu papel incorporando a figura arquetípica de malandro em filme nacional. Por fim, o estudo trata da forma em que a mobilidade discursiva de seus sambas narrados por um sujeito cancional malandro revela crítica social através de uma ambiguidade que permite várias possibilidades interpretativas, e como se configura sua contemplação do universo do samba através de composições representativas de metadiscursividade |
Abstract: | This is a study of the various facets of the samba composer Geraldo Pereira (1918-1955). First is presented a biographical introduction to this very particular artist and his supposed embodiment of the figure of the “authentic” samba composer, as well as his compositional style, the position of his body of work in historiography of Brazilian popular music and a review of it´s critical reception. Another core issue of this study concerns authorship and the commercial distribution of samba compositions. The way an image of femininity comes about in Geraldo Pereira´s compositions is analyzed starting from a survey of the lyrics of those sambas representative of the sentimental and lyrical discourse that permeates a large part of the composers´ musical production. Throughout an interpretation of the various muses invoked in the lyrics within this section of the corpus, the study aims at establishing a dialogue between the images of femininity as ilustrated in the samba compositions and the fictional female caracters of classic novels within Brazilian literary tradition. Also is reflected on the preference, within a specific phase of the production of this body of work, of an identifiable, real-life muse at the expense of “anonymous” muses. Furthermore, the acting career of Geraldo Pereira in Brazilian cinema is reviewed, in particular his singing performance in his particular role as the archetypal streetwise hustler (malandro) in a movie. Finally, the study focusses on the way in which discoursive mobility of compositions narrated by the streetwise hustler reveals social criticism by means of an ambiguous undertone that allows for multiple interpretational prospects, and on how is brought about contemplation on the samba universe from the perspective of those compositions representative of metadiscoursivity |
Palavras-chave: | Obra do compositor e sambista Geraldo Pereira Historiografia da música popular brasileira Retratos femininos no samba Pereira, Geraldo, 1918-1955 – Crítica e interpretação Música popular – Brasil - Historiografia Mulheres – Canções e música Samba – Aspectos sociais Body of work of Geraldo Pereira, samba composer Historiography of Brazilian popular music Portraits of femininity in samba compositions |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citação: | KOOPMANS, Michel Armand. O samba sincopado de Geraldo Pereira: (des)compassos na trilha sonora de um sambista multifacetado. 2024. 188 f. Tese (Doutorado em Letras) – Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23746 |
Data de defesa: | 13-Dez-2024 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese - Michel Armand Koopmans - 2024 - Completa.pdf | 5,49 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar | |
CRN - Michel Armand Koopmans - 2024.pdf | 202,34 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia | |
Termo - Michel Armand Koopmans - 2024.pdf | 226,95 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.