Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23746
Tipo do documento: Tese
Título: O samba sincopado de Geraldo Pereira: (des)compassos na trilha sonora de um sambista multifacetado
Título(s) alternativo(s): The syncopated samba of Geraldo Pereira: (a)tonalities in the soundtrack of a versatile samba composer
Autor: Koopmans, Michel Armand 
Primeiro orientador: Dealtry, Giovanna Ferreira
Primeiro membro da banca: Oliveira, Leonardo Davino de
Segundo membro da banca: Conforte, André Nemi
Terceiro membro da banca: Diniz, Júlio César Valladão
Quarto membro da banca: Aragão, Pedro
Resumo: O presente trabalho estuda as diversas facetas do compositor e sambista Geraldo Pereira (1918-1955). Apresenta-se a biografia do artista e sua suposta incorporação da figura do sambista “autêntico”, assim como seu estilo composicional, o papel reservado de sua obra na historiografia da música popular brasileira e sua recepção crítica. Também se atenta para a questão de autoria e comércio de sambas. O retrato feminino conforme traçado nas letras das composições geraldopereirenses analisa-se a partir de um levantamento das letras dos sambas que apresentam discurso sentimental e lírico que permeia parte considerável da produção musical do compositor. Por via de uma leitura das musas evocadas nas letras desta parte do corpus, procura-se estabelecer um diálogo interartes entre as imagens femininas esboçadas nos sambas e as personagens de alguns romances-clássicos da literatura brasileira. Atenta-se também, em determinada fase de sua produção, para o favorecimento de uma musa real, de identidade definida, em detrimento às musas “anônimas”. Ademais, se aprecia a atuação de Geraldo Pereira no cinema, flagrando sua performance de cancionista no seu papel incorporando a figura arquetípica de malandro em filme nacional. Por fim, o estudo trata da forma em que a mobilidade discursiva de seus sambas narrados por um sujeito cancional malandro revela crítica social através de uma ambiguidade que permite várias possibilidades interpretativas, e como se configura sua contemplação do universo do samba através de composições representativas de metadiscursividade
Abstract: This is a study of the various facets of the samba composer Geraldo Pereira (1918-1955). First is presented a biographical introduction to this very particular artist and his supposed embodiment of the figure of the “authentic” samba composer, as well as his compositional style, the position of his body of work in historiography of Brazilian popular music and a review of it´s critical reception. Another core issue of this study concerns authorship and the commercial distribution of samba compositions. The way an image of femininity comes about in Geraldo Pereira´s compositions is analyzed starting from a survey of the lyrics of those sambas representative of the sentimental and lyrical discourse that permeates a large part of the composers´ musical production. Throughout an interpretation of the various muses invoked in the lyrics within this section of the corpus, the study aims at establishing a dialogue between the images of femininity as ilustrated in the samba compositions and the fictional female caracters of classic novels within Brazilian literary tradition. Also is reflected on the preference, within a specific phase of the production of this body of work, of an identifiable, real-life muse at the expense of “anonymous” muses. Furthermore, the acting career of Geraldo Pereira in Brazilian cinema is reviewed, in particular his singing performance in his particular role as the archetypal streetwise hustler (malandro) in a movie. Finally, the study focusses on the way in which discoursive mobility of compositions narrated by the streetwise hustler reveals social criticism by means of an ambiguous undertone that allows for multiple interpretational prospects, and on how is brought about contemplation on the samba universe from the perspective of those compositions representative of metadiscoursivity
Palavras-chave: Obra do compositor e sambista Geraldo Pereira
Historiografia da música popular brasileira
Retratos femininos no samba
Pereira, Geraldo, 1918-1955 – Crítica e interpretação
Música popular – Brasil - Historiografia
Mulheres – Canções e música
Samba – Aspectos sociais
Body of work of Geraldo Pereira, samba composer
Historiography of Brazilian popular music
Portraits of femininity in samba compositions
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: KOOPMANS, Michel Armand. O samba sincopado de Geraldo Pereira: (des)compassos na trilha sonora de um sambista multifacetado. 2024. 188 f. Tese (Doutorado em Letras) – Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23746
Data de defesa: 13-Dez-2024
Aparece nas coleções:Doutorado em Letras



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.