Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23752
Tipo do documento: Dissertação
Título: O capital visual: redes sociais, imagem e subjetividade no capitalismo contemporâneo
Título(s) alternativo(s): Visual capital: social networks, image and subjectivity in contemporary capitalism
Autor: Nunes, Victor Tufani 
Primeiro orientador: Gesomino, Renata de Oliveira
Primeiro membro da banca: Paixão, Alexandre Sá Barretto da
Segundo membro da banca: Rodrigues, Carlos de Azambuja
Resumo: As redes sociais baseadas em interfaces visuais contribuíram para incorporar extensivamente em nossa cultura e cotidiano as práticas de registro, produção, edição e compartilhamento de imagens. No entanto, a partilha das imagens através dessas plataformas se dá num ambiente de crescente comparação e disputa por atenção e gratificação, mecanismo que propicia a formação de um campo de aquisição e acumulação de capital. À luz do método de Marx e das formas do capital descritas por Pierre Bourdieu, esta pesquisa apresenta uma possibilidade de análise das técnicas da imagem vinculadas a dispositivos virtuais de relacionamento, seu impacto na cultura visual e nos processos de produção de subjetividade e construção da imagem pessoal, seu interesse econômico e a articulação de uma forma simbólica de capital categorizada como capital visual
Abstract: Social networks based on visual interfaces have contributed extensively to incorporate the recording, producing, editing and sharing of images into our culture and everyday practice. However, image sharing on these platforms takes place in an environment of increasing comparison and competition for attention and gratification, a mechanism that fosters the formation of a field for the acquisition and accumulation of capital. In the light of Marx's method and of the forms of capital described by Pierre Bourdieu, this research presents the possibility of analyzing the techniques of image linked to virtual social media devices, their impact on visual culture and on the processes of production of subjectivity and personal image construction, its economic interest and the articulation of a symbolic form of capital categorized as visual capital
Palavras-chave: Cultura visual
Redes sociais
Cibercultura
Instagram
Economia do like
Capital simbólico
Capital visual
Marxismo
Redes sociais online
Instagram (Rede social on-line)
Capitalismo
Visual culture
Social networks
Cyberculture
Like economy
Symbolic capital
Visual capital
Marxism
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Artes
Citação: NUNES, Victor Tufani. O capital visual: redes sociais, imagem e subjetividade no capitalismo contemporâneo. 2024. 115 f. Dissertação (Mestrado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23752
Data de defesa: 28-Ago-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Artes



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.