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Tipo do documento: Dissertação
Título: Gratichão: poéticas tectônicas de enviramento
Título(s) alternativo(s): Gratichão: tectonic poetics for turning environments
Autor: Costa, Amanda de Castro 
Primeiro orientador: Araújo, Inês de
Primeiro membro da banca: Barreto, Jorge Mascarenhas Menna
Segundo membro da banca: Sommer, Michelle Farias
Terceiro membro da banca: Balthar, Ana Adelaide Lyra Porto
Resumo: Rebaixando a arquitetura, enquanto ordem fixa, para o campo da experiência, este trabalho se engaja em construções inconclusas de terraços de experimentação, de deformação de ambientalidades de crise. No seu cerne estão uma série de passeios investigativos pela minha arte fundiária, que opera no chão, vasto, informe e ruidoso, como o universo. A minha escrita é arriscada e experimental, e os seus caminhos são atravessados por obras de arte ou projeções artísticas. Foram criados canteiros de vizinhança de poéticas tectônicas, de narrativas construtivas de mundo. Sobrepondo os ecos destrutivos dos povos do progresso com os cantos generativos dos povos da terra e de seus aliados, a partir de arquétipos arquitetônicos, como o Arranha-Céu, o Museu, o Jardim e a Concha, que vão se deformando gradualmente e revelando a sua contradição constitutiva. Grandes espantos! Entre o passado e o futuro, na emergência das condições climáticas atuais, são plurais os caminhos de enviramento, de uma virada ambiental. Ampliando o campo das possibilidades, podemos nos surpreender com as confluências inesperadas que levam a cultura a sair da concha da natureza
Abstract: Restoring architecture from its disciplined order to the level of experience, this work engages in open-ended field experimentations with and within environments in crisis and deformation. At its core are a series of investigative walks through my land art, which operates on ground level and takes the soil, the earth, the land and the ground (chão) as the vast, formless and noisy cosmos they have always composed. My writing is risk-taking and experimental, and its paths are crossed by encounters with art in all its manifestations: as works of art, as practice, as concept and speculation, as a mode of being (among many). At these crossroads of language, bodies (in movement), and art, new vicinities of sense and the senses emerge, triggering subliminal, tectonic shifts in our narratives of world-making. Reading the destructive echos of progress-driven societies against the (re)generative songs by the people of the land and their allies, my writing moves through the prism of a few architectural archetypes — the Skyscraper, the Museum, the Garden, the Shell —, to gradually deform them and reveal their built-in contradictions. Shocks and surprises! From the past to the future, swashed in a state of climate emergency, there can only be multiple and communal efforts and ways to transform, twist and turn our environment(s) (enviramento). Expanding the field of possibilities, preparing the soil for other confluences, we gain the gift to surprise ourselves with the unexpected ways in which culture hatches from nature’s shell
Palavras-chave: Arte contemporânea
Arquitetura
Território
Ambiente
Arte moderna – Séc. XXI
Ecologia na arte
Meio ambiente (Arte)
Contemporary art
Architecture
Territory
Environment
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Artes
Citação: COSTA, Amanda de Castro. Gratichão: poéticas tectônicas de enviramento. 2023. 206 f. Dissertação (Mestrado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23753
Data de defesa: 15-Dez-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Artes



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