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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23755
Tipo do documento: Tese
Título: A mesma velha coisa numa carroça nova em folha
Título(s) alternativo(s): The same old thing in a brand new cart
Autor: Monticelli, Ismael Agliardi 
Primeiro orientador: Danziger, Leila Maria Brasil
Primeiro membro da banca: Hernandez, Adriane
Segundo membro da banca: Franco, Helena Martins
Terceiro membro da banca: Cesar, Marisa Flórido
Quarto membro da banca: Basbaum, Ricardo Roclaw
Resumo: Esta tese de doutorado investiga a interseção entre prática artística, autoria e formas narrativas no contexto das plataformas digitais contemporâneas. Adota uma estrutura fragmentária, alinhando-se a métodos artísticos baseados na apropriação, montagem e na tensão entre opacidade e visibilidade. A partir da prática artística pessoal e de insights teóricos, explora a dissolução da autoria e o potencial colaborativo da apropriação como processo criativo. A escolha da linha do tempo do Facebook como suporte enfatiza as dinâmicas temporais e espaciais da narrativa na era digital, ao mesmo tempo em que abraça o fragmento como uma forma que simultaneamente revela e obscurece. Ao engajar-se com noções de anonimato, opacidade e construção compartilhada do “eu”, a pesquisa buscou criar uma "massa viva" de textos, imagens e ideias interconectados, oferecendo uma crítica à mercantilização da identidade artística em uma sociedade dominada por métricas de visibilidade. Por fim, o trabalho se posiciona como uma contribuição ao discurso sobre a relação em transformação entre prática artística, pesquisa acadêmica e cultura digital
Abstract: This doctoral dissertation investigates the intersection between artistic practice, authorship, and narrative forms in the context of contemporary digital platforms. It adopts a fragmentary structure, aligning with artistic methods rooted in appropriation, montage, and the tension between opacity and visibility. Drawing from personal artistic practice and theoretical insights, it explores the dissolution of authorship and the collaborative potential of appropriation as a creative process. The choice of Facebook’s timeline as a medium emphasizes the temporal and spatial dynamics of storytelling in the digital age while embracing the fragment as a form that simultaneously reveals and obscures. Engaging with notions of anonymity, opacity, and the shared construction of the “self,” the research sought to create a "living mass" of interconnected texts, images, and ideas, offering a critique of the commodification of artistic identity in a society dominated by visibility metrics. Ultimately, the work positions itself as a contribution to the discourse on the evolving relationship between artistic practice, academic research, and digital culture
Palavras-chave: Prática artística
Fragmento
Autoria
Redes sociais
Opacidade
Arte e tecnologia
Autoria na internet
Redes sociais on-line
Cultura digital
Artistic practice
Fragment
Authorship
Social media
Opacity
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Artes
Citação: MONTICELLI, Ismael Agliardi. A mesma velha coisa numa carroça nova em folha. 2022. 356 f. Tese (Doutorado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23755
Data de defesa: 29-Mar-2022
Aparece nas coleções:Doutorado em Artes



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