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Tipo do documento: Tese
Título: “A juventude brasileira” em foco: sujeitos e representações na revista Vida Juvenil (1949-1959)
Título(s) alternativo(s): “Brazilian youth” under the spotlight: subjects and representations in Vida Juvenil magazine (1949-1959)
Autor: Souza, Mariana Elena Pinheiro dos Santos de 
Primeiro orientador: Silva, Márcia Cabral da
Primeiro membro da banca: Galvão, Ana Maria de Oliveira
Segundo membro da banca: Xavier, Libânia Nacif
Terceiro membro da banca: Costa, Patrícia Coelho da
Quarto membro da banca: Leonardi, Paula
Resumo: A tese tem como escopo observar aspectos constitutivos associados à juventude, no Brasil, em meados do século XX. Para tanto, tomou-se como objeto e fonte a revista Vida Juvenil, que circulou de 1949 a 1959, em território nacional. A revista foi editada pela Sociedade Gráfica Vida Doméstica, sediada no Rio de Janeiro, Distrito Federal à época, e responsável por outros impressos periódicos: Vida Doméstica (1920-1962); Vida Infantil (1947-1960); e Coletânea (1951-1960). Vida Juvenil consistiu em potente observatório de juventudes vislumbradas por seu corpo editorial, de modo a apresentar conteúdo híbrido composto por seções de cunho de entretenimento, educativo/ moralizante, instrutivo/ escolar e de aconselhamento e preparo para o mundo do trabalho. Desse modo, compreenderam-se, a partir dos conteúdos veiculados no periódico, a quais juventudes os discursos na revista se direcionavam e quais eram preteridas. Foram observados modos de ser jovem em seu período de circulação, com especial ênfase nas décadas de 1940 e 1950, período de intensas inflexões políticas, econômicas e sociais, inclusive no que concernia à própria constituição do ideário de juventude – fruto da modernidade e consolidada, no Brasil, na década de 1950. Analisaram-se as trajetórias dos intelectuais que colaboraram com o impresso, compreendo-os como forças centrípetas na construção e manutenção dos discursos e dos valores apregoados no periódico. Observaram-se, outrossim, representações veiculadas nas páginas da revista, com ênfase nas categorias de análise estudo, trabalho e modulação do caráter. A tese se localiza no campo da História da Educação e dos estudos acerca da juventude e a metodologia consistiu na consulta a fontes e acervos documentais. O acesso à fonte privilegiada da pesquisa se deu através da Hemeroteca Digital Brasileira da Fundação Biblioteca Nacional, responsável pela guarda de quase todos os números de Vida Juvenil, assim como dos outros periódicos pesquisados. O arcabouço teórico se ancorou nos estudos advindos da História Cultural, com especial ênfase nas discussões de Roger Chartier (2011), por um lado. Por outro, privilegiaram-se os trabalhos de Bloch (2001), Burke (1997), Certeau (1982) e Le Goff (2003) em relação à prática do historiador após a guinada da História, em especial, com o surgimento do Movimento da Escola dos Annales, em 1929. Foram enfatizados, ainda, estudos advindos da Sociologia e da História Social, especialmente Groppo (2000, 2007, 2016), Chalhoub (2012), assim como autores que tivessem o trabalho com periódicos como mote, como Martins (2001) e Luca (2008).
Abstract: The aim of this thesis is to look at the constitutive aspects associated with youth in Brazil in the mid-20th century. To this end, the object and source used was the magazine Vida Juvenil, which circulated nationwide from 1949 to 1959. The magazine was published by Sociedade Gráfica Vida Doméstica, based in Rio de Janeiro, the Federal District at the time, and responsible for other periodicals: Vida Doméstica (1920-1962); Vida Infantil (1947-1960); and Coletânea (1951-1960). Vida Juvenil consisted of a powerful observatory of young people envisioned by its editorial staff, so as to present hybrid content made up of entertainment, educational/moralizing, instructional/school and advice and preparation for the world of work sections. In this way, based on the content published in the magazine, we were able to understand which young people were targeted and which were neglected. We looked at ways of being young in its period of circulation, with special emphasis on the 1940s and 1950s, a period of intense political, economic and social changes, including the very constitution of the youth ideology - the fruit of modernity and consolidated in Brazil in the 1950s. The trajectories of the intellectuals who collaborated with the paper were analyzed, understanding them as centripetal forces in the construction and maintenance of the discourses and values proclaimed in the periodical. We also looked at the representations conveyed in the pages of the magazine, with an emphasis on the analytical categories study, work and modulation of character. The thesis is in the field of the History of Education and youth studies and the methodology consisted of consulting sources and documentary collections. The privileged source of the research was accessed through the Brazilian Digital Library of the National Library Foundation, which holds almost all the issues of Vida Juvenil, as well as the other periodicals researched. The theoretical framework was anchored in studies from Cultural History, with special emphasis on the discussions of Roger Chartier (2011), on the one hand. On the other hand, emphasis was placed on the work of Bloch (2001), Burke (1997), Certeau (1982) and Le Goff (2003) in relation to the practice of the historian after the turn in History, especially with the emergence of the Annales School Movement in 1929. Studies from Sociology and Social History were also emphasized, especially Groppo (2000, 2007, 2016), Chalhoub (2012), as well as authors whose emphasis was working with periodicals, such as Martins (2001) and Luca (2008).
Palavras-chave: Educação
Juventude
Vida juvenil (Periódico)
Education
Youth
Juvenile life (Periodical)
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SOUZA, Mariana Elena Pinheiro dos Santos de. “A juventude brasileira” em foco: sujeitos e representações na revista Vida Juvenil (1949-1959). 2025. 263 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23761
Data de defesa: 6-Fev-2025
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação



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