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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23763
Tipo do documento: Dissertação
Título: Trabalho, formação humana e currículo: uma análise crítica dos discursos da agenda política de currículo no contexto do Novo Ensino Médio
Título(s) alternativo(s): Work, human development, and curriculum: a critical analysis of curriculum policy agenda discourses in the context of the New High School
Autor: Alves, Anderson de Souza 
Primeiro orientador: Barbosa, Carlos Soares
Primeiro membro da banca: Ramos, Marise Nogueira
Segundo membro da banca: Malanchen, Julia
Resumo: A dissertação apresenta uma pesquisa qualitativa e documental sobre os discursos em torno da política curricular no contexto do Novo Ensino Médio. O objetivo central do trabalho é identificar as estratégias discursivas pelas quais se constrói o consenso da agenda política para o currículo do NEM. Para alcançar tal objetivo, identificou os fundamentos ético-políticos das mudanças propostas; compreendeu os interesses das organizações nacionais e internacionais; e as concepções de trabalho, currículo e formação humana que guiam a contrarreforma. Utilizou como referencial teórico o Materialismo Histórico-Dialético. Como categorias de análise elegeu os conceitos gramscianos de trabalho como princípio educativo, Estado ampliado e intelectual orgânico para compreender as disputas educacionais do Ensino Médio na especificidade histórica brasileira de capitalismo dependente. Utilizou também categorias à compreensão do conceito de trabalho, tais como a determinação ontológica e histórica do trabalho, o trabalho abstrato e concreto, trabalho simples e complexo, trabalho manual e intelectual. Em contraposição à perspectiva crítica, acrescentou os conceitos de Pedagogia das Competências e Capital Humano. O referencial metodológico empregado é a Análise Crítica do Discurso, fazendo uso dos conceitos de estrutura genérica, intertextualidade, interdiscursividade, representação de atores sociais, avaliação e modalidade. O corpus de análise é composto por três documentos: Lei nº 13.415/2017; Competências e emprego: uma agenda para a juventude (BANCO MUNDIAL, 2018); Projeto de Vida. O papel da escola na vida dos jovens (FUNDAÇÃO LEMMAN, 2018). Em um primeiro momento, buscou-se discutir as concepções de trabalho, formação humana e currículo de acordo com a perspectiva histórico-crítica, contrapondo-as às concepções liberais. Em seguida, discute-se a construção histórica das políticas educacionais brasileiras e as especificidades do NEM. Por último, através da análise do corpus, compõem um diálogo entre o Materialismo Histórico-Dialético e a Análise Crítica do Discurso. Como resultado, o desvelamento das estratégias discursivas permitiu a compreensão dos significados dos textos, para além de sua aparência discursiva, revelando a essência obscurantista da contrarreforma.
Abstract: This dissertation presents qualitative and documentary research into the discourses surrounding curriculum policy in the context of the New High School. The central objective of the work is to identify the discursive strategies through which consensus is built on the political agenda for the NEM curriculum. To achieve this objective, we identified the ethical-political foundations of the proposed changes; an understanding of the interests of national and international organizations; and the conceptions of work, curriculum and human formation that guide the counter-reform. The research uses Historical-Dialectical Materialism as its theoretical framework, using the Gramscian concepts of work as an educational principle, the expanded state and the organic intellectual as categories of analysis to understand the educational disputes in secondary education in the specific Brazilian history of dependent capitalism. It also uses categories to understand the concept of work, such as the ontological and historical determination of work, abstract and concrete work, simple and complex work, manual and intellectual work. In contrast to the critical perspective, the concepts of Skills Pedagogy and Human Capital are added. The methodological framework employed is Critical Discourse Analysis, using the concepts of generic structure, intertextuality, interdiscursivity, representation of social actors, evaluation and modality. The corpus of analysis consists of three documents: Law no 13.415/2017; Skills and employment: an agenda for youth (WORLD BANK, 2018); Life Project. The Role of School in the Lives of Young People (LEMMAN FOUNDATION, 2018). The first step was to discuss the conceptions of work, human formation and curriculum from a historical-critical perspective, contrasting them with liberal conceptions. Then we discuss the historical construction of Brazilian educational policies and the specificities of the NEM. Finally, through the analysis of the corpus, a dialog between Historical-Dialectical Materialism and Critical Discourse Analysis is formed. As a result, the unveiling of the discursive strategies allowed us to understand the meanings of the texts, beyond their discursive appearance, revealing the obscurantist essence of the counter-reform.
Palavras-chave: Novo Ensino Médio
Currículo escolar
Educação e Trabalho
Análise do Discurso
New High School
School Curriculum
Education and Work
Discourse analysis
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana
Citação: ALVES, Anderson de Souza. Trabalho, formação humana e currículo: uma análise crítica dos discursos da agenda política de currículo no contexto do Novo Ensino Médio. 2024. 107 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Formação Humana) - Centro de Educação e Humanidades, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23763
Data de defesa: 25-Out-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Políticas Públicas e Formação Humana



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