Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23769
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Desenvolvimento de material didático interativo como ferramenta auxiliar no ensino de Endodontia |
Título(s) alternativo(s): | Development of interactive didactic material as an auxiliary tool in the teaching of Endodontics |
Autor: | Costa, Chrislei Resende ![]() |
Primeiro orientador: | Souza, Maria Isabel de Castro de |
Primeiro coorientador: | Castro, Antônio José Ribeiro de |
Primeiro membro da banca: | Simas, Keith Bulia da Fonseca |
Segundo membro da banca: | Tinoco, Justine Monteiro Monnerat |
Resumo: | A sociedade contemporânea, marcada por sua natureza dinâmica e digital, exige novas abordagens educacionais. As metodologias ativas, que centram o aluno como o principal agente do processo de aprendizagem, surgem como uma resposta a essa demanda. No ensino odontológico, especialmente na Endodontia, disciplina envolvida no controle e prevenção da infecção pulpar e perirradicular, as metodologias ativas aprimoram a aprendizagem clínica dos futuros dentistas ao estimular a prática e o desenvolvimento de habilidades. A integração de tecnologias digitais potencializa esse processo, oferecendo recursos inovadores para o ensino odontológico. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi desenvolver um material interativo em formato de e-book de uma das etapas do tratamento endodôntico, o acesso coronário, visando contribuir como ferramenta auxiliar de ensino dos graduandos. O projeto foi baseado na seguinte metodologia: levantamento das três literaturas mais recomendadas pelas instituições públicas de Odontologia do Estado do Rio de Janeiro para formulação de conteúdo do e-book, revisão integrativa para identificação de lacunas das metodologias ativas utilizadas no ensino de Endodontia, roteirização do e-book, desenvolvimento e registro. O objeto de aprendizagem foi avaliado por 11 especialistas ligados à docência por meio do instrumento Equalis (OAS) enviado eletronicamente por formulário construído no RedCap. A média unidimensional obtida de 0,89 por meio do índice de validade de conteúdo (IVC), evidenciou que o e-book pode ser uma ferramenta auxiliar eficaz para auxiliar estudantes e professores no ensino da Endodontia atendendo à necessidade de inovação nos processos pedagógicos e podendo ser usado como base para modelos futuros. |
Abstract: | Contemporary society, marked by its dynamic and digital nature, requires new educational approaches. Active methodologies, which center the student as the main agent of the learning process, emerge as a response to this demand. In dental education, especially in Endodontics, a discipline involved in the control and prevention of pulp and periradicular infection, active methodologies improve the clinical learning of future dentists by stimulating practice and the development of skills. Integrating digital technologies enhances this process, offering innovative resources for dental education. In this sense, this work aimed to develop an interactive material in the e-book format of one of the stages of endodontic treatment, coronary access, to contribute as an auxiliary teaching tool for undergraduates. The project was based on the following methodology: a survey of the three most recommended pieces of literature by public dental institutions in the state of Rio de Janeiro for the formulation of e-book content, integrative review to identify gaps in the active methodologies used in the teaching of Endodontics, e-book scripting, development, and registration. The learning object was evaluated by 11 specialists linked to teaching through the Equalis (OAS) instrument sent electronically through a form built in RedCap. The unidimensional mean of 0.89 obtained through the content validity index (CVI) showed that the e-book can be an effective auxiliary tool to assist students and teachers in the teaching of Endodontics, meeting the need for innovation in pedagogical processes and being able to be used as a basis for future models. |
Palavras-chave: | Ensino Material didático interativo Recursos audiovisuais Estudantes de odontologia Universidade Teaching Interactive didactic material Audiovisual resources Dental students Odontologia – Estudo e ensino Endodontia – Tendências Preparação da cavidade de acesso Material didático – Meios auxiliares |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro Biomédico::Faculdade de Ciências Médicas |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Telemedicina e Telessaúde |
Citação: | COSTA, Chrislei Resende. Desenvolvimento de material didático interativo como ferramenta auxiliar no ensino de Endodontia. 2025. 74 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Telemedicina e Telessaúde) – Faculdade de Ciências Médicas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23769 |
Data de defesa: | 5-Fev-2025 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Telemedicina e Telessaúde |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Chrislei Resende Costa - 2025 - Completa.pdf | 1,66 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar | |
Termo - Chrislei Resende Costa - 2025.pdf | 214,97 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia | |
CRN - Chrislei Resende Costa - 2025.pdf | 212,13 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.