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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23775
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Cultura vinda pelos trilhos: a herança cultural dos trabalhadores da Estrada de Ferro Central do Brasil em Três Rios/RJ - 1910–1930 |
Título(s) alternativo(s): | Culture coming by rail: the cultural heritage of the workers of the Central do Brasil Railroad in Três Rios/RJ - 1910–1930 |
Autor: | Lima, Célio César de Aguiar ![]() |
Primeiro orientador: | Lemos, Maria Teresa Toribio Brittes |
Primeiro coorientador: | Santos, Edna Maria dos |
Primeiro membro da banca: | Tacuchian, Ricardo |
Segundo membro da banca: | Machado, Marina Monteiro |
Terceiro membro da banca: | Moraes, Nilson Alves de |
Quarto membro da banca: | Dantas, Alexis Toríbio |
Resumo: | A história ferroviária brasileira foi marcada por uma fase de intensas construções de ferrovias, troncos e ramais ferroviários entre o final do século XIX e início do XX. Associado a essas construções, tivemos movimentos migratórios e o surgimento de povoados formados inicialmente pelos trabalhadores das Estradas de Ferro, seja na construção, na manutenção e funcionários em geral, empregados no funcionamento dessa estrutura. Os envolvidos nos trabalhos ferroviários tinham seus momentos de lazer, porém em localidades no meio “do nada”, localidades em formação, ali criavam seus próprios entretenimentos, sejam nos esportes, nas artes cênicas e na música, através de bandas civis. O trabalho aqui apresentado se objetiva em estudar essas manifestações socioculturais utilizando o povoado de Entre-Rios (atual cidade de Três Rios/RJ) como objeto principal de estudo através de grupos, como os já citados (bandas, teatro, clubes de futebol), formados diretamente por trabalhadores da Estrada de Ferro Central do Brasil. A pesquisa visa contribuir para a área da História Social da Cultura da região Sudeste do Brasil, por meio da análise do mapa do traçado ferroviário da Estrada de Ferro Dom Pedro II, posteriormente chamada de Estrada de Ferro Central do Brasil. Logo, o estudo se justifica porque as decisões e ações para seu encaminhamento, tais como: conceitos, objetivos, fontes de pesquisa teórica e documental expressam o interesse pelos fenômenos culturais. Além disso, a pesquisa tem como foco os princípios, comportamentos e valores produzidos e reproduzidos pelos sujeitos, sendo também um estudo sobre a percepção desses sujeitos sobre suas manifestações culturais, políticas e ideológicas. Afinal, analisar as manifestações culturais de trabalhadores da “Estrada de Ferro Central do Brasil” significa reler a história do poder social, da trama entre cultura e memória pelo prisma das experiências e visão de mundo dos trabalhadores da estrada de ferro. Somente através do estudo sistemático do passado histórico é possível compreender alguns aspectos do tempo presente. |
Abstract: | The Brazilian railway history was marked by a phase of intense construction of railways, trunks and railway branches, between the end of the 19th century and the beginning of the 20th. Associated with these constructions, we had migratory movements and the emergence of villages formed initially by workers on the Railroads, whether in construction, maintenance and employees in general employed in the operation of this structure. Those involved in railway work had their leisure time, however, in locations in the middle of “nowhere”, locations in formation. They created their own entertainment, whether in sports, performing arts, music through civilian music bands. The work presented here is aimed at studying these social/cultural manifestations using the village of Entre-Rios (current city of Três Rios/RJ) as the main object of study through groups such as those already mentioned (bands, theater, soccer clubs) formed directly by workers of the Central do Brasil Railroad. The research aims to contribute to the area of Social History of Culture in the Southeast region of Brazil, through the analysis of the map of the railway route of the Dom Pedro II Railway, later called the Central Railway of Brazil. Therefore, the study is justified because the decisions and actions for its implementation, such as: concepts, objectives, sources of theoretical and documentary research express interest in cultural phenomena. Furthermore, the research focuses on the principles, behaviors and values produced and reproduced by the subjects, and is also a study on the perception of these subjects regarding their cultural, political and ideological manifestations. After all, analyzing the cultural manifestations of workers on the “Estrada de Ferro Central do Brasil” means rereading the history of social power, the intertwining between culture and memory through the prism of the experiences and worldview of railway workers. Only through the systematic study of the historical past is it possible to understand some aspects of the present time. |
Palavras-chave: | Ferrovias Teatro Bandas de música civis Cultura Railways Theater Civilian music bands Culture |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Ciências Sociais::Instituto de Filosofia e Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em História |
Citação: | AGUIAR LIMA, Célio César. Cultura Vinda pelos Trilhos: a herança cultural dos trabalhadores da Estrada de Ferro Central do Brasil em Três Rios/RJ - 1910–1930. 2024. 267 f. Tese (Doutorado) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/23775 |
Data de defesa: | 22-Jul-2024 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em História |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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